Rali de Monte Carlo: Estreia vitoriosa de Sébastien Ogier
Sébastien Ogier venceu o Rali de Monte Carlo depois duma luta muito equilibrada com Thierry Neuville que danificou a suspensão do seu Hyundai i20 WRC no penúltimo dia de prova, quando se preparava para entrar no dia decisivo com uma vantagem a rondar os 50s. Também Ogier se atrasou, logo na fase inicial do rali, perdendo cerca de 40s ao cair num buraco, mas entre os dois pilotos que mais se destacaram nesta prova, Ogier teve sorte de campeão e até quando tem azar tem mais sorte que os outros. O francês manteve-se sempre por perto do belga, ora ganhando uns segundos, ora perdendo, mas quando já não parecia ser possível a Ogier chegar ao comando deste rali, eis que o erro do belga decidiu a prova: “É fantástico, estou muito feliz, agradeço a todos pelo trabalho fantástico que fizeram. A época não vai ser fácil, começámos bem, vamos ver…” disse Ogier no final. .
Excelente segundos lugar para a Toyota e para Jari-Matti Latvala, que sabendo não ter ainda carro para atacar do princípio ao fim, fez uso de toda a sua experiência para andar quase sempre num ritmo alto, mas que o colocasse longe das muitas armadilhas deste Monte Carlo, e apesar do Yaris WRC ainda ter tido alguns ‘gremlins’ mecânicos, permitiu aos dois pilotos da equipa um andamento acima de todas as expetativas, sendo a equipa premiada com um segundo lugar histórico, numa estreia muito melhor do que se antevia para a Toyota: “É fantástico, primeiro rali e logo um segundo lugar. Estou muito agradecido à equipa. Eles fizeram um fantástico trabalho, um grande esforço, e merecemos. E estou num WRC feito na Finlândia…”, disse um contentíssimo Latvala.
Se os dois primeiros do pódio têm histórias incríveis para contar, que dizer de Ott Tanak, que andou sempre durante toda a prova desde o 2º troço, realizando uma rali magnífico que quase acabava muito mal. O estónio teve um problema com o motor do Fiesta WRC no primeiro troço do último dia de prova, com o motor do Fiesta a trabalhar apenas em dois cilindros, facto que lhe colocou em risco o pódio. Contudo, o jovem estónio conseguiu atenuar os efeitos do problema e aproveitando o facto da 16ª PE ter sido anulada foi para a Power stage de faca na liga, e mesmo perdendo muito tempo, conseguiu garantir o lugar mais baixo do pódio, muito merecido, por sinal, pela classe enquanto andou sem problemas e pela combatividade quando os teve: “Sabem, foi muito duro. Até hoje fizemos tudo bem, mas…”
Dani Sordo foi quarto da geral, e resumiu no final muito bem o seu rali: “Um rali de merda!”. O espanhol nunca se entendeu com as especiais escorregadias deste Monte Carlo, só ‘aparecendo’ quando os troços estavam mais secos, pois aí todos sabem que andam muito bem em asfalto. Contudo, para um piloto com a sua experiência, devia ter feito mais: “Foi um rali muito complicado para mim, mas estou contente por ter alcançado pontos importantes para a Hyundai”.
Quinto lugar para Craig Breen, o piloto com menos pressão nesta prova, em virtude de pilotar um DS3 WRC, carro que sendo bem mais fiável neste momento que os WRC 2017, permitiu ao irlandês aprender bem o Monte Carlo e ainda levar um bom quinto lugar para casa, terminando apenas a 12 segundos do espanhol da Hyundai: “Foi um bom fim de semana, andámos bem, agora que venha a Suécia”, disse o irlandês, ansioso por se estrear com o C3 WRC.
Elfyn Evans nunca teve pneus para andar ao nível dos homens da frente no segundo dia de prova, saindo de estrada no mesmo sítio que Ogier, perdendo tempo e caindo para lá do top 10, mas no sábado, com os troços mais limpos venceu três especiais e subiu bem na classificação. Chegou a ser 12º e terminou o rali em, sexto: “Isto são os ralis na sua forma mais cruel, os nossos pneus de neve não funcionaram na 6ª feira, mas no sábado já tudo correu melhor. Começou mal e acabou bem”, disse.
WRC2 sem história
Andreas Mikkelsen foi sétimo da geral e venceu com grande facilidade o WRC2, só tendo alguma luta por parte dos seus adversários nas primeiras especiais. Desde aí, passou a controlar à distância, e provou que esta competição só vai servir para manter o ritmo. Esperemos que regresse rapidamente aos ‘grandes’: “Estou muito contente pela Skoda, parabéns rapazes. No carro fizemos um bom trabalho, estou contente com isso. Espero regressar a um Word Rally Car, é lá que pertenço. Não está fácil, mas estamos a tentar encontrar soluções” disse no final.
Stéphane Lefevbre terminou o Rali de Monte Carlo na nona posição, sendo este o único C3 WRC na classificação final: “foi um fim de semana difícil para nós, mas o mais importante nesta prova foi ganhar experiência com o carro.”
Thierry Neuville liderou o Rali de Monte Carlo na maioria da sua extensão, e estava a preparar-se para controlar a sua margem face a Sébastien Ogier até ao fim da prova, mas um pequeno erro de apreciação, deixando o carro escorregar um pouco mais do que a medida certa foi o suficiente para danificar a suspensão direita traseira e com isso perder muito tempo e qualquer hipótese de vencer, acabando por terminar o rali na 15ª posição: Penso que fomos a equipa a bater este fim de semana, quero agradecer à equipa, pois construíram um carro incrível. Muito prometedor” disse Neuville no final.
Juho Hanninen terminou o Rali de Monte Carlo na 16ª posição, numa prova marcada pelo seus acidente na 5ª especial. Recomeçou em Rally 2, terminando o primeiro rali com a Toyota mostrando sempre um bom andamento: “Muita coisa positiva a tirar deste rali. A equipa fez um trabalho fantástico com o carro”, disse no final.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Errar menos não é sorte de campeão, é ser campeão! Afinal, nos últimos 4 anos, o que Ogier fez, foi andar tão ou mais depressa que os outros, errando muito raramente. Foi sempre muito superior aos seus colegas na VW, e os 2 pilotos que revelaram andamento para ele, perdem-se frequentemente na paisagem: Latvalla e Neuville, e se quizerem podem juntar Padon e Meeke. Neuville bater é demasiado frequente para ser só azar, bater quando tem o rali praticamente na mão é asneira, até porque o mais certo era na primeira prova, Ogier acabar por não atacar, preferindo os pontos… Ler mais »
Só que não errou menos. Errou pelo menos 3 vezes (provavelmente até mais que outros): uma porrada+atascanço na valeta literalmente salvo pelo público logo ali, uma saída em campo aberto que bastava uma pedra por baixo ou uma vala maior na re-entrada para danificar o carro ou ter um furo, depois mais tarde deu ainda outro toque numa barreira. E de referir ainda o facto de o seu colega de equipa em carro igual ter tido problemas críticos de motor que o obrigaram a perder tempo e falhar o começo de um troço. O homem é super rápido, isso já… Ler mais »
Finalmente, alguém que sabe do que fala!!
É isso tudo, as rodas só saltam dos outros carros. Vá! A Suécia tem muita neve, mas a afinação é para terra com carros altos e suspensão de curso longo. Vamos lá a ver quem é que “tem sorte” e quem é que tem azar e vai ver como está a neve no meio dos abetos e dos pinheiros.
Na curva onde Ogier saiu quase parado, se não fossem os espectadores, ter-lhe-ia acontecido pelo menos o mesmo que ao Evans, que enterrou o seu rallye independentemente da excelente recuperação que depois efectuou. Também os azares mecânicos que aconteceram na Ford tinham de calhar ao Tanak à semelhança de alguns que quando aconteceram na Volkswagen que me lembre era sempre aos “outros”. Provávelmente as pedras em que o Meeke já acertou também claramente lhe estavam reservadas por provávelmente o Ogier quando tira notas também as tira dos campos em redor com as respectivas pedras e àrvores longinquas… mas com um… Ler mais »
Sim senhora, mais um comentário excelente de alguém que sabe do que fala! Parabéns!
A sorte dele deve vir de alguma “mezinha” cozinhada por uma qualquer bruxa tenebrosa, num caldeirão de ferro e bem mexida com o cabo da vassoura que ele usou o ano passado para varrer as classificativas. Ou como ele é gaulês, pode ser alguma espécie de poção mágica do druida Panoramix.
Brrrr! Até já estou arrepiado.
É que nem tenhas duvidas, a sorte do Ogier é cozinhada! Toda gente sabe disso menos os FanBoys!
Ah é? Quem são os FanBoys? Sabe a receita? Eu gosto de cozinhar, mas essa receita não sei, e adoro uma boa teoria de conspiração.
Agora a sério, será que não se nota aí alguma “azia” relacionada com o rapaz não ter ido para uma certa marca francesa e levar a receita da sorte?
O senhor é um FanBoy, não tenho dúvidas, não é teoria da conspiração, é a teoria da Sorte!
Aqui não se trata de um ou outro piloto, trata se de inúmeros pilotos, que sem eles não havia WRC!
O senhor deita-se a adivinhar, não acerta, e depois diz que não tem sorte. É o que dá pôr rótulos em quem não conhece, tal como FanBoy. Por acaso, nem sou fan de nenhum piloto em particular, embora já tenha tido ódios de estimação. A verdade, é que nem sequer vou muito à bola com franceses, desde que Therier, Ragnotti, Frequelin, Darniche, penduraram os capacetes. Obviamente que se não houver pilotos, não há corridas. Mas como gosto de corridas, sei ver o que se passa, sem deitar tarot ou recorrer a superstições. Ogier é o melhor, e aos outros falta-lhes… Ler mais »
O Ogier perdeu bem mais tempo na primeira (±40”) saída que o Evans (±15”)…
O problema não foi o tempo que o Ogier perdeu e o Elfyn, o problema foi que o Fiesta do Ogier não teve nada e do da DMACK foi o que foi….a puta da sorte é fodida
Que doença! O Fiesta Dmack não teve nenhuns problemas, apenas os pneus de neve da marca Chinesa não funcionavam bem no gelo. Isso é que justificou o mau andamento do Evans na sexta.
Agora vir com teorias conspiração é de loucos,
Doença não! Mais uma vez repito que não é preciso atacar ninguém, está legiao é nervosa, pense um bocado mas pense bem, coloque
o elfyn no carro do Ogier e depois diga me algo!! Está a chegar a minha conclusão, bons pilotos mas uns tem mediatismo!!!
Eu vou repetir um cliché que eu e o Ernie já repetimos várias vezes para descrever o Ogier: “A sorte dá muito trabalho” O Ogier afirmou varias vezes durante o rally que só arrisca onde sabe que não há perigo, aí é que está a maior diferença. Se não sabe, não viu, ou não ouviu. Eu estive desde 5ª agarrado à WRC radio, vi os especiais da RedBullTV, da SportTv, e demais notícias de outros jornais. Afirmo que o Sr não sabe o que fala quando refere os problemas do Evans: nenhum foi mecânico apenas aconteceu que os pneus Dmack… Ler mais »
Calma, acredite que eu também vi e também estive atento a tudo, e admito quando me engano, se me enganei peço desculpa por isso, agora não me venha com essa de que ele arrisca onde pode e isso, sabe ao que chamo a isso?? Treta e armanso, porque ele tem sorte e mais nada, saiu 3 vezes ou mais e não apanhou nada, bastava uma pedra maior mas não, o TN teve azar, aquela merda nem foi um sair de estrada foi um ligeiro mesmo ligeiro erro que fez com q a traseira apanhasse uma pedra, isto é azar, o… Ler mais »
O seu odio ao Ogier não o deixa ver bem as coisas… de todo o seu comentário só se aproveita o que disse acerca do Ott Tanak.
O Neuville, Latvala, Meeke são rápidos às vezes, o Ogier é rápido sempre, aí é que está a diferença. Mascarar isso com sorte é rebuscado e exagerado.
O Ogier é rápido às vezes e tem sorte nas outras vezes e isso é a verdade! Ele não foi rápido aqui em Monte Carlo, teve foi sempre tudo a favor dele, saiu de estrada e não se passou nada, simplesmente isso, o Neuville, o Ott, o Elfyn, andaram mais rápido com ele mas tiveram muito azar!
Como é que não foi rápido? quando o Neuville fez asneira, ele estava a 50”, quando tinha perdido 40” na saída de estrada… ou seja em andamento real durante 2 dias, o Belga tinha ganho 10”, se o francês não foi rápido então mais ninguém foi.
Sim quantas etapas ganhou o Ogier e quantas ganhou o Thierry? O Elfyn? Seja lá por 5, 4 ou 3 segundos, isso é ser mais rápido!
está-se a agarrar a preciosismos para não perder a face.
Que eu saiba, no final do rally ganha o que leva menos tempo a completar todas as PEC, esse é que é o mais rápido.
Se um malabarista ganhar 90% das especiais e chegar em segundo, é apenas rápido nas PEC, mas no Rally não é o mais rápido.
Exato, por isso é que estamos a discutir isto, é que se não fosse o AZAR do Thierry, estava limpo!
1º – não foi azar: foi uma asneira do Neuville (que eu até percebo, porque 50” de vantagem não são nada no Monte Carlo, como o Tanak veio a provar ao perder o 2º lugar)
2º – 50” de vantagem no Monte Carlo, com o Ogier sem estar a controlar (como fez em todas as especiais deste domingo) é uma vantagem muito curta para poder afirmar que, se não fosse o acidente do Belga, ele teria ganho o rally.
Está a divagar, eu apresento-lhe factos!
O ogier é bom não tenho dúvidas, mas a sorte está sempre do lado dele, o azar sempre longe dele, hoje o Ott teve um problema, o Neuville sai um bocado fora e acontece o que acontece, o elfyn igual, o Kris Meeke igual, o Ogier das 3 ou 4 vezes que saiu não se passou nada, Oh pah chamem o que quiserem, eu cá chamo CAGANÇO!! Tudo o que se passa no WRC, gira em torno dele, ele tem o mediatismo, que os outros bem melhores que ele não têm!! Mas Parabéns a ele pela vitória e volto a… Ler mais »
Ya! Ele tem muita sorte. Até o Loëb teve medo da sorte dele há 6 anos. Depois também teve sorte quando andou com o Skoda a assustar os WRC. Nos últimos 4 anos teve tanta sorte, que os colegas de equipa chegaram a ver-se ás aranhas contra os outros carros, e o gajo tinha tanta, mas tanta sorte, que mesmo a varrer as classificativas para os outros, conseguia ganhar provas. E os outros todos com azar, a plantarem os carros na paisagem, como foi o Neuville agora, que mais uma vez lixou tudo, e numa altura em que tinha quase… Ler mais »
Sim e esse comentário só vem acrescentar mais umas notas aquilo que eu disse, um gajo que fica contente com o 2 lugar é fraco, faz me lembrar os outros do futebol, esses tais também ficam muito contentes com o 2 lugar…. Oh pah o gajo é um armantola, e já que falas no Thierry, tem calma se achas que ele é fraco e tudo mais, explica me o porque de estares sempre a falar nele, e a pegar em acontecimentos dele? E outra coisa você está a ser como aquelas pessoas que vão ao rally e só conhecem o… Ler mais »
Realmente isto é tudo azia… impressionante.
E eu a pensar que só se via disto no futebol.
Sim é mesmo isso, azia! Porque eu gosto de ganhar, seja com o meu clube, seja com o meu piloto preferido, seja no que for, eu gosto de ganhar, não me contento com segundos lugares!!
Olhe caro, vou-lhe apenas lembrar que relativamente aos Skoda s2000, o amigo Mikkelsen fazia jogo igual com o Ogier, de tal forma que no Monte Carlo 2012 este mandou o Skoda para a sucata, depois de derrubar uma série de àrvores e postes de electricidade num despiste a muito alta velocidade. Repetiu a façanha em 2014 com 2 despistes no mesmo rallye da Alemanha, tendo deixado no 2º o Polo irrecuperável, e indo parar ele e o navegador ao hospital por precaução. E lembrar a façanha em Espanha na P.S., em que com 50 segundos de avanço sobre o Mikkelsen,… Ler mais »
Tanta Sabedoria num só comentário, parabéns!
Esqueceu-se do valente capotanço com o C4 em Portugal. Mas ainda bem que se lemra de quase todos os erros de Ogier. Lembra-se de todos os do Neuville? E os do Latvalla também se lembra? Já agora os do Meeke? Sem desvalorizar o Mikkelsen, permita-me lembrar que ele vinha de vencer o IRC que até era mais competitivo que o actual ERC, com o Skoda, e o Ogier tinha saido de um carro bem mais potente. Não sou fan de nenhum piloto em particular, mas não vou `muito à bola com pilotos franceses, desde “Jeannot”, o “Grizzly” ou “Pate de… Ler mais »
O comentário está muito bom…parabens! Sei ademitir sem problema algum quando se fala bem! Falando particularmente do Thierry, e falo sempre mais nele porque vejo algo nele, eu acho realmente que ele tem características únicas, que lhe podem ser muito importantes para as vitórias, agora compreendo totalmente o facto de se considerar os azares dele como erros dele, mas para mim embora tambem reconheça que muitos dos azares foram realmente erros, pah não minha opinião houve muitos azares que foram só mesmo azares, e este em Monte Carlo foi um deles! Agora eu realmente acho que ele tem um talento… Ler mais »
Um comentário sóbrio e que retrata totalmente a verdade.
É o carro ou o piloto, porque ano passado com um wolks foi campeão também.
Mas o pior da Legião Ogier, é que se alguém vem aqui dar a sua opinião eles tentam redicularizar essa mesma opinião, é de rir isto! Para mim só fico contente pela vitória dele em Monte Carlo, pelo Malcolm Wilson, pois ele merece a vitória, é o gajo que mais percebe disto, disso eu não tenho dúvidas!! Respeito muito todo o esforço da equipa M-Sport em segurar todos estes anos os belíssimos Fiesta no WRC!
Bom inicio de campeonato… os carros prometem, vários pilotos com moral em alta ( Tanak, Neuville, Latvala) e um Ogier igual a si próprio. Na minha opinião Ogier é o piloto mais completo que esteve no WRC, apesar de não gostar nem um pouco da sua personalidade e comentários. Ganhou bem, o Neuville com tanta vantagem, cortar curvas ( é mais uma recta) daquela maneira, é arriscar demasiado. Num ano onde se volta a beneficiar o lider na ordem de partidas é esperado mais um ano Ogier. A M-Sport volta á ribalta com mais um excelente carro de rali. A… Ler mais »
Os mesmos indivíduos que ‘hoje’ falam de sorte ou “caganço” (acho que foi este o termo), são os mesmos que há um, dois, e três anos, diziam “o Polo é que fazia toda a diferença”. O WRC vence-se com regularidade. O Neuville, é um excelente piloto, sem dúvida, mas há semelhança do Latvala, são muito inconstantes, assim como o Paddon ou mesmo o Meeke. O Ogier está a léguas de qualquer outro piloto. Já tiveram a curiosidade de ver quantas especiais ele vence por época? Isso resume-se apenas a “sorte”? Em todas elas? O Malcolm Wilson foi super inteligente em… Ler mais »
É a sua opinião e eu respeito-a imenso, e penso que deveriam ser todos como o senhor, dar a opinião em vez de atacar!
Embora não concorde com algumas coisas, percebo o que quer dizer, mas acredite que o Ogier tem muita coisa a sua disposição que outros não tem, e também não tenha dúvida que a estrelinha da sorte está sempre
Lá!
O forista jpze já se deu ao trabalho de reler os seus comentários? é que se o fez vai certamente reparar que o sr. é a pessoa que mais ataca toda a gente neste forum! Dispara em todas as direções, usa vocabulário pouco apropriado e cito(caganço,a puta da sorte é fodida,…), chama de Fan boys a outros foristas e pela pontuação utilizada é também com certeza a pessoa que mais se enerva enquanto comenta. Sinceramente, ao vivo, e ja tive o prazer de os ver a quase todos, da me mais gozo ver passar um Latvalla, um Tanak ou até… Ler mais »
Estas discussões, este falar só é bom para o mundo do WRC, é sinal que está a crescer!! Atenção eu defendo a minha opinião mas não me chateio com ninguém por isto, e espero que sejamos todos assim, pq o rally é mesmo assim, uns gostam mais de uns certos pilotos/carros mas no fim todos acabamos a Beber uma Sagres!
Nova época, novos carros, novas equipas e o mesmo vencedor! Espera lá! Mas este gaulês não era bom e ganhava tudo pk estava na vw que era de longe o melhor carro? Agora na 1a prova com o fiesta volta a dar a m-sport (salvo erro) 4anos depois o doce sabor de uma Vitória?
Arre q é mt sorte junta. ….
Por mais discussões que se possa ter por aqui sobre se é sorte ou o que quer que seja, só queria dizer um coisa: esta temporada vai ser bem entusiasmante com muitas e variadas lutas ao cronómetro e isso só pode ser bom para o futuro do melhor desporto do mundo com várias lutas e o drama faz parte do automobilismo, o Ogier teve o mérito de nunca ter baixado os braços e os 50 segundos que o Neuville tinha até ao incidente em Monte Carlo pouco significam pois tudo pode acontecer e para vencer é preciso estar lá no… Ler mais »
Gostava de ter visto o Neuville vencer e acho que lhe assentava bem a vitória pelo que fez, venceu o Ogier e sou incapaz de dizer que teve “sorte”. Em Monte Carlo é sempre assim, ganha quem sobrevive, e o Ogier não foi o único a ganhar com isso, temos o caso do Latvala por exemplo que consegue um resultado fabuloso mesmo se o seu andamento foi assim-assim ao longo de toda a prova, mas lá está, sobreviveu para contar a história. O mais difícil é mesmo não cometer erros e nesse sentido os que terminaram estão de parabéns, foi… Ler mais »