Dakar 2017, Hora das decisões no Dakar
Hora das decisões no Dakar. Depois dos Peugeot 3008 DKR assinaram na 8ª Etapa, a última até aqui realizada, e mesmo assim foi muito mais curta, a sua terceira tripla no Dakar 2017, Sébastien Loeb, Stéphane Peterhansel e Cyril Després monopolizam os três primeiros lugares da Classificação Geral, embora só os dois primeiros estejam com uma diferença, 1m38s, que em teoria os coloque como únicos candidatos à vitória. Teoria, sim, porque isto é o Dakar…
Os números dizem que Loeb lidera com 1m38s de vantagem face ao seu companheiro, Peterhansel, com Després a 17m17s. ainda assim, o terceiro Peugeot tem 6m19s de vantagem sobre Nani Roma, e com ele vai lutar pelo lugar mais baixo do pódio.
O mau tempo dos últimos deixou marcas nesta 39ª edição do Dakar, forçando os organizadores a encurtar as duas secções cronometradas da 8ª Etapa, passando de 492 km para 417 km, e a permitir, a título excecional, a intervenção das equipas de assistência entre as duas Especiais. Depois disto, já no troço de ligação em direção a Salta (Argentina), os concorrentes viram o seu percurso bloqueado por um deslizamento de terras, situação que levou ao cancelamento da 9ª Etapa. Os veículos de assistência apenas conseguiram chegar ao destino, no extremo norte da Argentina, já durante a noite.
Hoje, a meteorologia deu uma trégua, espera-se tempo melhor para os próximos dias e por isso vai haver muita luta na pista. A última etapa ao cronómetro foi a oitava e é essa mesmo que os pilotos da Peugeot recordam antes da ‘batalha final’:
Sébastien Loeb: “Na noite anterior, em Uyuni, tivemos de fazer a assistência ao nosso carro. Ajudei o Daniel até perto das 11 da noite, antes de ir dormir. A primeira parte desta etapa correu-nos bem e o nosso carro parecia um relógio. As condições estavam longe de ser as ideais e atravessámos zonas com grandes poças de água com mais de 600 metros de comprimento. O Stéphane foi um pouco mais rápido do que nós durante a secção fora-de-estrada inicial, mas recuperámos quando o piso mudou para pistas mais convencionais. Demos o nosso melhor para ganharmos tempo e distância, mas depois batemos numa pedra escondida e furámos, a apenas 80 km do final. Contudo, conseguimos vencer a Etapa e estamos de volta ao 1º lugar da Geral. Vamos arrancar em primeiro lugar na Etapa, mas já sabemos que a navegação vai ser tão ou mais difícil. Ainda estamos na luta e, na verdade, é isso que conta, muito embora o Stéphane esteja muito perto. Ele está a andar bem, portanto vamos ter de manter o nosso esforço sem cometer quais erros. O Daniel está muito eficaz nas notas, mesmo em fora de estrada. Está tudo a correr bem, mas isto esta longe de terminar…”
Stéphane Peterhansel: “Não foi um dia perfeito para nós. Um furo logo no início, com cerca de 120 km percorridos, acabou por nos custar três minutos e permitiu ao Sébastien ultrapassar-nos pelo caminho. Arrancámos no seu encalço logo a seguir, mantendo-nos fora da projeção de poeira levanta pelo seu carro. Acabámos por perder um pouco mais de três minutos. Mesmo assim, estou muito satisfeito com o meu tempo na Etapa, pois quase 300 km do percurso pareciam pistas do WRC. Não estivemos muito mal e estamos satisfeitos por não termos perdido mais tempo. Já não estamos à frente, mas vamos fazer o nosso melhor para andar mais depressa durante as próximas etapas. Todos os três Peugeot estão de volta ao pódio provisório, naquilo que é uma posição confortável para se estar. Fiquei desiludido com a anulação da Especial de ‘Super Belen’ desta quarta-feira, já que teria sido uma boa Etapa para nós e uma oportunidade para contra-atacar.”
Cyril Després: “Na noite anterior tivemos de resolver um problema num triângulo inferior da suspensão causado por uma folga numa rótula. Decidi que era melhor substituirmos essa peça, pelo que eu e o David acabámos por ir dormir já bem tarde, mas pela manhã estávamos em forma. Apanhámos um grande susto quando entrámos em ‘aquaplaning’ numa zona repleta de água. A força foi tal que a porta do David abriu e ele acabou por tomar um duche inesperado! Não tivemos nenhum problema na segunda secção, que mais parecia um troço do WRC, portanto, bem longe de ser o nosso piso preferido. Arrancamos com seis minutos de atraso em relação ao Nani ROMA, mas terminámos a etapa com quatro minutos de vantagem sobre ele, por isso estamos contentes com o nosso dia.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI