Dakar 2017 está ferido, será que Loeb e Peterhansel o ‘salvam’?
A ideia da ASO foi boa, mas o S. Pedro tinha outras ideias. A organização do Dakar prometeu uma prova dura, como nunca houve até aqui neste Dakar sul-americano, mas o percurso escolhido para a edição deste ano do Dakar foi digno duma verdadeira maratona de dificuldades. Pena foi que a meteorologia não tenha ajudado em nada, e se até poderiam ser interessante as dificuldades causadas pelo mau tempo numa etapa ou noutra, para baralhar as coisas, o que tem acontecido é muito mau para este Dakar e impediu que tudo isto pudesse ter sido misturado várias vezes. Basta vermos o que aconteceu na etapa 4, com a enorme reviravolta que deu a prova. Depois da hecatombe da Toyota na 3ª etapa, foi a vez da Peugeot, com os três primeiros classificados, Sébastien Loeb, Carlos Sainz e Stephane Peterhansel terem problemas e com a classificação a dar uma enorme reviravolta, passando Cyril Després a liderar. Este foi um bom exemplo do que uma etapa difícil poderia fazer ao Dakar, mas o que se viu a seguir foi mau demais para ser verdade. A 5ª etapa foi reduzida a metade com a anulação da 2ª parte, a 6ª etapa foi anulada na íntegra devido ao mau tempo, e já depois do dia de descanso, a 8ª etapa só teve 161 Km. como se não bastasse um aluimento de terras impediu a passagem das assistências e com a confusão instalada a ASO teve que anular também a etapa de hoje para reagrupar a caravana durante o dia de hoje. Muito mau! Uma etapa que seria maratona, foi uma passeio à chuva de 161 Km.
E pronto, se mais nada de inesperado se passar, só falta uma ‘verdadeira’ etapa neste Dakar, a de amanhã com 449 Km cronometrados. Chamam-lhe a etapa quebra braços e pernas, pois tem uma passagem extensa por um traçado de trial que vai marcar logo a zona inicial desta ante-penúltima jornada do Dakar. A compensação vai chegar já perto do final com um piso mais rolante, mas onde a atenção à navegação vai ser determinante para não haver erros que no Dakar se pagam com minutos. É aqui que Sébastien Loeb e Stéphane Peterhansel vão decidir a prova, pois com 1m38s de diferença entre ambos, qualquer coisa pode acontecer. Literalmente. E esta é a etapa em que Peterhansel, se quiser somar mais um triunfo, tem que fazer pela vida. Ou seja, ou aparece o ‘verdadeiro’ Peterhansel, ou se a decisão fica para a etapa de sexta-feira, será muito mais difícil ao francês mais velho porque a especial cronometrada de 292 km tem só apenas uma pequena zona de dunas, com os pilotos a terem de ultrapassar as areias de San Juan que vão logo aparecer nos primeiros 50 quilómetros da especial. Depois disso são 240 Km de…WRC. Portanto, o tudo ou nada é amanhã e pelo menos isso vai ser apaixonante de seguir.
Quanto aos dois portugueses dos autos, Boris Garafulic e Filipe Palmeiro são nonos classificados e se mantiverem a posição até final, o chileno suplanta a sua melhor classificação no Dakar e o português iguala a sua melhor classificação. Quanto a Stefann Schott e Paulo Fiúza, são para já 18º e se ficarem assim, o alemão melhora uma posição a sua melhor classificação de sempre no Dakar. Paulo Fiúza já andou por posições bem mais acima. Resta agora aguardar pela tirada de amanhã e seguir com muita atenção o que vão fazer Loeb e Peterhansel., ficando a certeza que este Dakar perdeu muito com o mau tempo e respetiva anulação de etapas.
Classificação após Etapa 8
1 Sebastien Loeb/Daniel Elena Peugeot 20h10m05s
2 Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret Peugeot +1m38s
3 Cyril Despres/David Castera Peugeot +17m17s
4 Nani Roma/Alex Haro Toyota +23m36s
5 Mikko Hirvonen/Michel Perin Mini +53m41s
6 Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz Toyota +1h21m44s
7 Orlando Terranova/Andreas Schulz Mini +1h26m47s
8 Kuba Przygonski/Tom Colsoul Mini +1h42m18s
9 Boris Garafulic/Filipe Palmeiro Mini +2h42m57s
10 Romain Dumas/Alain Guehennec Peugeot +3h09m17s
18 Stefann Schott/Paulo Fiúza MINI ALL4 Racing + 05h 08m 41s
Classificação após Etapa 7
1 Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret Peugeot 15h57m06s
2 Sebastien Loeb/Daniel Elena Peugeot +1m57s
3 Nani Roma/Alex Haro Toyota +11m07s
4 Cyril Despres/David Castera Peugeot +14m01s
5 Mikko Hirvonen/Michel Perin Mini +47m24s
6 Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz Toyota +1h11m44s
7 Orlando Terranova/Andreas Schulz Mini +1h16m06s
8 Kuba Przygonski/Tom Colsoul Mini +1h18m02s
9 Boris Garafulic/Filipe Palmeiro Mini +2h08m20s
10 Romain Dumas/Alain Guehennec Peugeot +2h48m37s
Classificação após Etapa 5/6 (anulada)
1 Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret Peugeot 14h02m58s
2 Sebastien Loeb/Daniel Elena Peugeot +1m09s
3 Cyril Despres/David Castera Peugeot +4m54s
4 Nani Roma/Alex Haro Toyota +5m35s
5 Mikko Hirvonen/Michel Perin Mini +42m21s
6 Kuba Przygonski/Tom Colsoul Mini +59m55s
7 Orlando Terranova/Andreas Schulz Mini +1h04m49s
8 Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz Toyota +1h08m11s
9 Boris Garafulic/Filipe Palmeiro Mini +1h57m40s
10 Romain Dumas/Alain Guehennec Peugeot +2h22m17s
Classificação após Etapa 4
1º Cyril Despres/David Castera Peugeot 11h33m16s
2º Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret Peugeot +4m08s
3º Mikko Hirvonen/Michel Perin Mini +5m04s
4º Sebastien Loeb/Daniel Elena Peugeot +6m48s
5º Nani Roma/Alex Haro Toyota +10m30s
6º Kuba Przygonski/Tom Colsoul Mini +36m35s
7º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz Toyota +43m59s
8º Orlando Terranova/Andreas Schulz Mini +48m37s
9º Boris Garafulic/Filipe Palmeiro Mini +1h21m20s
10º Mohammed Abu-Issa/Xavier Panseri Mini +1h35m50s
12º Carlos Sainz/Lucas Cruz Peugeot +2h04m48s
13º Romain Dumas/Lain Guehnnec Peugeot +2h16m01s
14º Eric Bernanrd/Alexandre Vigneau buggy BV2-1 Proto +2h18m30s
15º Martin Prokop/Ilka Minor Ford F150 +2h21m41s
16º Stephan Schott/Paulo Fiúza MINI +02h31m31s
Classificação após Etapa 3
1. Sébastien Loeb/Daniel Elena (FRA/MON/Peugeot) 6 h 54:56.
2. Carlos Sainz/Lucas Cruz (ESP/ESP/Peugeot) a 42s.
3. Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret (FRA/FRA/Peugeot) 4:18.
4. Mikko Hirvonen/Michel Périn (FIN/FRA/Mini) 9:38.
5. Nani Roma/Alex Haro Bravo (ESP/ESP/Toyota) 13:04.
6. Yazeed Al Rajhi/Timo Göttschalk (KSA/GER/Mini) 15:17.
7. Cyril Despres/David Castera (FRA/FRA/Peugeot) 15:25.
8. Orlando Terranova/Andreas Schulz (ARG/GER/Mini) 21:29.
9. Jakub Przygonski/Tom Colsoul (POL/BEL/Mini) 27:37.
10. Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (RSA/GER/Toyota) 35:20.
Classificação após Etapa 2
1 Sebastien Loeb/Daniel Elena Peugeot 2h33m31s
2 Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel Toyota +28s
3 Carlos Sainz/Lucas Cruz Peugeot +1m56s
4 Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz Toyota +2m05s
5 Nani Roma/Alex Haro Toyota +2m56s
6 Yazeed Al-Rajhi/Timo Gottschalk Mini +5m12s
7 Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret Peugeot +7m26s
8 Mikko Hirvonen/Michel Perin Mini +8m49s
9 Erik van Loon/Wouter Rosegaar Toyota +9m36s
10 Romain Dumas/Alain Guehennec Peugeot +9m58s
Classificação após Etapa 1
1 Nasser Al-Attiyah/Baumel Matthieu Toyota Hilux 25m41s
2 Xavier Pons/Garcia Ruben Ford Ranger +24s
3 Nani Roma/Haro Bravo Alex Toyota Hilux +29s
4 Carlos Sainz/Cruz Lucas Peugeot 3008 Dkr +33s
5 Giniel De Villiers/Von Zitzewitz Dirk Toyota Hilux +41s
6 Sebastien Loeb/Elena Daniel Peugeot 3008 Dkr +55s
7 Yazeed Al Rajhi/Gottschalk Timo Mini John Cooper Works Rally +01m06s
8 Cyril Despres/Castera David Peugeot 3008 Dkr +01m14s
9 Mikko Hirvonen/Périn Michel Mini John Cooper Works Rally +01m20s
10 Erik Van Loon/Rosegaar Wouter Toyota Hilux Overdrive +01m22s
11 Orlando Terranova/Schulz Andreas Mini John Cooper Works Rally +01m24
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O Dakar está ferido à muito tempo e apenas é uma agonia… até ao seu regresso a Africa, quer queiram ou não é uma questão de tempo e pode ser que até seja mais breve do que pensam. Concordo que seja duro (à sua maneira) os postais que a ASO coloca nas TV são lindíssimos, no entanto, as constantes etapas a serem anuladas e modificadas tiram a piada da prova e acaba com a estratégia das equipas e pilotos… Claro que em Africa também muitas etapas foram anuladas ou modificadas e concordo com o facto da ASO não colocar em… Ler mais »
Tendo em conta que a segurança é um factor primordial, este Dakar está arrumado e não deixa saudades. ficou decidido muito cedo e só um golpe de muita sorte vai alterar as coisas. Se a organização não tem culpa do que aconteceu à Toyota e Honda nas 4 primeiras etapas, já no que diz no que diz respeito a etapas encurtadas e anuladas poderá ter arriscado em demasia. Não haveria hipótese de ter sido pensada, logo de início, uma alternativa? Já tenho saudades de etapas tipo “Sabine” – “Tens dois dias para fazer 2.000 km. Quem chegar lá primeiro ganha”
Pior que isso, foi que uma povoação ficou totalmente soterrada, , sendo que as primeiras notícias davam conta de duzentos desaparecidos.
A culpa é dos participantes. Para o ano increvam-se no Africa eco Race, o verdadeiro dakar. Uns só possuem o nome, tipo championship manager vs football Manager.
O Dakar do nosso descontentamento! Mau demais para ser verdade. Pagam os concorrentes uma inscrição a peso de ouro para andarem a “dar um passeio no parque” tipo ir à Fonte da Telha no fim de semana. Dakar é em África e o resto são invenções que não resultam!