Dakar 2017, Etapa 7: Peterhansel e Loeb afastam-se da concorrência
É cada vez mais claro que o Dakar nos autos vai ser resolvido entre os dois mais destacados pilotos da Peugeot, Stéphane Peterhansel e Sébastien Loeb. Ontem, na primeira parte da etapa maratona era o dia da concorrência dar um sinal à Peugeot a dizer “ainda aqui estamos”, mas a verdade é que se confirmou o que Nani Roma já tinha dito há dias. Em condições normais não tem andamento para os Peugeot na altitude da Bolívia, onde a caravana se vai manter ainda hoje. O piloto espanhol da Toyota entrou para esta segunda semana com 5m35s de atraso para o líder e saiu da sétima etapa a mais de onze minutos da frente, o que não sendo definitivo, complica um pouco mais. Hoje e amanhã são dias perfeitamente decisivos para a história do Dakar, hoje por ser a segunda parte da etapa maratona e amanhã, a especial ‘Super Belém’ com quase 1.000 Km. Apesar de encurtada (mais uma) Peterhansel ganhou mais 48s a Loeb e entre hoje e amanhã deverá ficar decidido o destino da prova. Se Peterhansel deixar para os últimos dias essa decisão, arrisca-se a que o traçado seja mais propício a Loeb, pois já surgirão muitos percursos tipo WRC. Mais atrás, Cyril Després perdeu algum tempo, Nani Roma recuperou o pódio, e Mikko Hirvonen perdeu mais algum tempo, e o grande vencedor do dia foi Giniel de Villiers que saltou de oitavo para sexto em apenas 160 Km. Vamos ver o que nos reserva o dia de hoje.
Classificação após Etapa 7
1 Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret Peugeot 15h57m06s
2 Sebastien Loeb/Daniel Elena Peugeot +1m57s
3 Nani Roma/Alex Haro Toyota +11m07s
4 Cyril Despres/David Castera Peugeot +14m01s
5 Mikko Hirvonen/Michel Perin Mini +47m24s
6 Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz Toyota +1h11m44s
7 Orlando Terranova/Andreas Schulz Mini +1h16m06s
8 Kuba Przygonski/Tom Colsoul Mini +1h18m02s
9 Boris Garafulic/Filipe Palmeiro Mini +2h08m20s
10 Romain Dumas/Alain Guehennec Peugeot +2h48m37s
Classificação após Etapa 5/6 (anulada)
1 Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret Peugeot 14h02m58s
2 Sebastien Loeb/Daniel Elena Peugeot +1m09s
3 Cyril Despres/David Castera Peugeot +4m54s
4 Nani Roma/Alex Haro Toyota +5m35s
5 Mikko Hirvonen/Michel Perin Mini +42m21s
6 Kuba Przygonski/Tom Colsoul Mini +59m55s
7 Orlando Terranova/Andreas Schulz Mini +1h04m49s
8 Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz Toyota +1h08m11s
9 Boris Garafulic/Filipe Palmeiro Mini +1h57m40s
10 Romain Dumas/Alain Guehennec Peugeot +2h22m17s
Classificação após Etapa 4
1º Cyril Despres/David Castera Peugeot 11h33m16s
2º Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret Peugeot +4m08s
3º Mikko Hirvonen/Michel Perin Mini +5m04s
4º Sebastien Loeb/Daniel Elena Peugeot +6m48s
5º Nani Roma/Alex Haro Toyota +10m30s
6º Kuba Przygonski/Tom Colsoul Mini +36m35s
7º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz Toyota +43m59s
8º Orlando Terranova/Andreas Schulz Mini +48m37s
9º Boris Garafulic/Filipe Palmeiro Mini +1h21m20s
10º Mohammed Abu-Issa/Xavier Panseri Mini +1h35m50s
12º Carlos Sainz/Lucas Cruz Peugeot +2h04m48s
13º Romain Dumas/Lain Guehnnec Peugeot +2h16m01s
14º Eric Bernanrd/Alexandre Vigneau buggy BV2-1 Proto +2h18m30s
15º Martin Prokop/Ilka Minor Ford F150 +2h21m41s
16º Stephan Schott/Paulo Fiúza MINI +02h31m31s
Classificação após Etapa 3
1. Sébastien Loeb/Daniel Elena (FRA/MON/Peugeot) 6 h 54:56.
2. Carlos Sainz/Lucas Cruz (ESP/ESP/Peugeot) a 42s.
3. Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret (FRA/FRA/Peugeot) 4:18.
4. Mikko Hirvonen/Michel Périn (FIN/FRA/Mini) 9:38.
5. Nani Roma/Alex Haro Bravo (ESP/ESP/Toyota) 13:04.
6. Yazeed Al Rajhi/Timo Göttschalk (KSA/GER/Mini) 15:17.
7. Cyril Despres/David Castera (FRA/FRA/Peugeot) 15:25.
8. Orlando Terranova/Andreas Schulz (ARG/GER/Mini) 21:29.
9. Jakub Przygonski/Tom Colsoul (POL/BEL/Mini) 27:37.
10. Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (RSA/GER/Toyota) 35:20.
Classificação após Etapa 2
1 Sebastien Loeb/Daniel Elena Peugeot 2h33m31s
2 Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel Toyota +28s
3 Carlos Sainz/Lucas Cruz Peugeot +1m56s
4 Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz Toyota +2m05s
5 Nani Roma/Alex Haro Toyota +2m56s
6 Yazeed Al-Rajhi/Timo Gottschalk Mini +5m12s
7 Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret Peugeot +7m26s
8 Mikko Hirvonen/Michel Perin Mini +8m49s
9 Erik van Loon/Wouter Rosegaar Toyota +9m36s
10 Romain Dumas/Alain Guehennec Peugeot +9m58s
Classificação após Etapa 1
1 Nasser Al-Attiyah/Baumel Matthieu Toyota Hilux 25m41s
2 Xavier Pons/Garcia Ruben Ford Ranger +24s
3 Nani Roma/Haro Bravo Alex Toyota Hilux +29s
4 Carlos Sainz/Cruz Lucas Peugeot 3008 Dkr +33s
5 Giniel De Villiers/Von Zitzewitz Dirk Toyota Hilux +41s
6 Sebastien Loeb/Elena Daniel Peugeot 3008 Dkr +55s
7 Yazeed Al Rajhi/Gottschalk Timo Mini John Cooper Works Rally +01m06s
8 Cyril Despres/Castera David Peugeot 3008 Dkr +01m14s
9 Mikko Hirvonen/Périn Michel Mini John Cooper Works Rally +01m20s
10 Erik Van Loon/Rosegaar Wouter Toyota Hilux Overdrive +01m22s
11 Orlando Terranova/Schulz Andreas Mini John Cooper Works Rally +01m24
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Obviamente não encontramos Loëb na foto atrás de Peterhansel, porque quem lá está é Despres.
Mas o que é preciso é estarem lá dois Peugeot a ilustrar a notícia, não interessa quais, um até podia ser uma velha 504 Dangel, ou talvez não, porque essa era 4×4.