Dakar: Será que o Paulo Fiúza vai de férias depois do Dakar?
Não há só portugueses nas motos. Nos automóveis, no bando do lado direito, em dois MINI All4 Racing estão Filipe Palmeiro e Paulo Fiúza. Hoje, na especial de abertura da prova, 22º lugar para a dupla Boris Garafulic/Filipe Palmeiro (MINI All4 Racing) e 31º para Stephan Schott/Paulo Fiuza (MINI All4 Racing) são os resultados dos dois navegadores portugueses nesta primeira especial do Dakar. Há ainda muito pela frente, e um deles, se as coisas correrem bem, desliga o telemóvel e vai de férias…
Paulo Fiúza terá pela primeira vez a missão de navegar o ‘gentleman driver’ Stephan Schott, “uma experiência diferente”, já que não vai “com um piloto do top 10 e sim do top 20”, Palmeiro fará novamente equipa com o chileno Boris Garafulic, outro dos pilotos que lutam por objetivos menores na grande aventura do TT mundial. Pretensões mais baixas, mas que não mudam a abordagem: “Encaro cada prova exatamente como se estivesse ao lado de um piloto de topo. No entanto, sei que a minha função, se calhar, vai ser mais importante. Com um ‘top driver’ não precisamos de estar a dizer como ele deve conduzir ou abordar os obstáculos. Já com o Stephan vou tentar perceber o andamento dele e procurar ajudá-lo ao máximo para ser um piloto mais rápido. Ele próprio revelou-me que ia sempre com um amigo, e que às vezes não sabe se está a andar ao ritmo certo, pedindo-me para auxiliá-lo no terreno. Para mim, isso também é motivante”, revela Paulo Fiúza.
O objetivo assumido passa por fazer melhor do que em anos anteriores. Tendo em conta que a melhor classificação de Schott é um 19º lugar, obtido em 2014, “terminar no top 15 seria perfeito”, garante. Melhor do que isso dá direito a uma semana de férias. “Quanto estive na Alemanha, para os últimos testes médicos e de mecânica, disse-lhe em jeito de brincadeira que o meu objetivo era terminar no top 10. Ele riu-se e respondeu: “Se ficarmos dentro do top 10 ligas para casa, para a tua mulher, e dizes que só vais aparecer uma semana depois. Ficas por minha conta. Desligas o telefone, desligas tudo, e vamos curtir ao máximo nessa semana’”. O entusiasmo não era para menos. Afinal, “terminar no top 10 com o Schott é como vencer o Dakar”, reitera o navegador de Mafra, que ainda assim se desfez em elogios a respeito do seu piloto: “É um porreiro. Vive a prova com imensa paixão. Leva as coisas como uma brincadeira, mas todos os anos tenta fazer melhor e ficar num lugar mais acima do que é costume”.
Também Filipe Palmeiro irá procurar ajudar Boris Garafulic a fazer melhor do que o 11º lugar obtido em 2012 e 2014. “Todos os anos procuramos corrigir pelo menos os erros cometidos na edição anterior, mas não temos nenhuma estratégia particular. Como já disse, penso que este será um Dakar em que tudo pode acontecer e em que será mais fácil obter um bom resultado, já que a concorrência é menor.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Também está a decorrer uma prova com pilotos Portugueses chamada”Africa Race”…
Também há Portugueses no Dakar, são 13…
A Africa Race tem 7 Portugueses sendo que 3 deles vão no mesmo camião…
Tem aqui a classificação da Africa Race: http://www.africarace-live.com/en/cla-etp1.html