Africa Race: À ‘conquista’ de Dakar

Por a 31 Dezembro 2016 11:26

São pouco mais de uma centena os concorrentes que vão participar na nona edição do Africa Eco Race. Com passagem por Marrocos, Mauritânia e Senegal o objetivo comum passa por chegar a Dakar

Criado em 2009 o África Eco Race, ano após ano, tem ganho forma e expressão. Percorrendo alguns dos caminhos do saudoso Dakar africano, o evento organizado por Jean Louis Schlesser e René Metge é novamente opção para mais de uma centena de pilotos. Continuando na mesma toada de ganhar o seu espaço e ‘incomodar’ o Dakar, este ano o África Eco Race arranca um pouco mais tarde, sendo disputado totalmente em simultâneo com o Dakar sul-americano

Mais uma vez serão três as categorias em competição: autos, motos e camiões, que ao longo de uns muito duros 3812 quilómetros cronometrados de um percurso total de 6054 Km, colocarão à prova toda a caravana. Segundo René Metge, como sempre, a “navegação não será fácil, mas a parte mais dura da corrida será o fator humano, pois as etapas são particularmente densas e difíceis”.

Outro objetivo que organização pretendeu foi o de reduzir o tempo de ligação nas etapas e colocar à prova a navegação dos concorrentes, pois segundo Jean Louis Schlesser, é “necessário dar a hipótese de todos os pilotos concluírem a corrida e de sobressaírem através da navegação. O África Eco Race é uma aventura fora do comum e uma verdadeira prova de navegação”.

Em termos de percurso estão programadas 12 etapas que passam por Marrocos, Mauritânia e Senegal. A partida do evento deu-se no Principado do Mónaco a 31 de dezembro e já em Marrocos, a prova arrancou a 2 de janeiro. Após muita areia e dificuldades a coroação dos heróis ocorrerá no mítico Lago Rosa a 14 de janeiro.

Pretendentes à glória

No que diz respeito aos candidatos à vitória nas diversas categorias, os nomes podem não ser aqueles que mais dizem ao comum dos adeptos, mas a luta pelo triunfo promete ser bem animada ao longo de duas semanas.

Nos autos é facilmente identificável o principal candidato à vitória, o russo Vladimir Vasilyev. Piloto que conquistou em 2014 a Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno e que já participou no Dakar, Vasilyev irá certamente fazer valer ao volante de um BMW a sua experiência em outro tipo de competições para levar a melhor.

Numa segunda linha, mas não menos importante surgem nomes como Pascal Thomasse, Mathieu Serradori ou o vencedor em 2015, Jean Antoine Sabatier, que possuem larga experiência nos caminhos africanos e nesta competição em particular. Depois pode sempre surgir uma ou outra surpresa o que acaba por ser próprio neste tipo de competições. Nos pesos pesados do plantel, os camiões, a lista de inscritos apesar de ser pequena contempla uma grande variedade de marcas: Kamaz, Iveco, Scania, MAN e Tatra.

Andriy Karginov, vencedor do Dakar, em 2014 é o grande favorito contribuindo para tal o facto de ter em mãos um Kamaz, marca que é uma autoridade quando se fala nas competições de camiões no todo-o-terreno. Em sua proteção, Karginov terá Sergey Kuprianov. Nota ainda para participação de Tomas Tomecek e da nossa Elisabete Jacinto, pilotos quererão intrometer-se na luta pelo pódio e quem sabe em caso de colapso da Kamaz sonhar com algo mais.

Por último nas motos, o principal homem a chegar a Dakar no primeiro posto é o veterano Pal Unders Ullevalseter, piloto que já conta no seu currículo com diversos lugares no top 10 do Dakar africano. Nos últimos dois anos o herói norueguês foi o grande dominador desta prova, chegando mesmo ao final de poucos dias de competição com a prova completamente decidida. O antigo piloto da Honda Paolo Ceci bem como Andrew Newland, Dmitry Agoshkov e Anders Berglund são elementos que irão procurar ficar no pódio. Quanto aos pilotos portugueses: Sérgio Castro, Alexandre Azinhais, Didier Frederico e João Pós de Mina a missão ao longo de 12 etapas passa por realizar uma corrida sem problemas e tentar terminar na melhor posição possível esta grande aventura.

Programa

31 de dezembro: Partida oficial no Monáco, Ligação de ferry boat Sète/Nador

Etapa 1: Nador – Ameziane

Etapa 2: Domaine Moulay – Tagounite

Etapa 3: Tagounite – Assa

Etapa 4: Assa – Remz El Quebir

Etapa 5: Remz El Quebir – Dakhla

Dia de descanso em Dakhla

Etapa 6: Dakhla – Tiwillit

Etapa 7: Tiwillit – Tiwillit

Etapa 8: Tiwillit – Azougi

Etapa 9: Azougi – Akjoujt

Etapa 10: Akjoujt – Akjoujt

Etapa 11: Akjoujt – Saint Louis

Etapa 12: Saint Louis – Dakar

Motos

100 KTM Pal Anders Ullevalseter

101 Honda Paolo Ceci

102 KTM Harite Gabari

103 KTM Jan Zatko

104 KTM Martin Benko

105 Husaberg Anders Berglund

106 Yamaha Stefano Pelloni

107 KTM Dmitry Agoshkov

108 KTM Jean Gosselin

109 KTM Dominique Marcant

111 KTM Joerg Majoli

112 KTM Sérgio Castro

114 KTM João Pós de Mina

115 KTM Paolo Caprioni

116 KTM Leonardo Savini

117 Yamaha Walter Dalmasso

118 Yamaha Juan José Campdera

119 Yamaha Giovanni Stefani

120 KTM Alexandre Azinhais

121 KTM Didier Frederico

122 KTM Guillaume Martens

123 KTM Graham Jung

124 KTM Hugh Mackay

125 KTM Ben Young

126 KTM Thomas Schattat

127 KTM Tony Schattat

128 KTM Teddy Sella Gev

129 KTM Erik Klomp

130 KTM Laurent Weibel

131 Honda Christope Robert

132 Honda Bertranda Besse

133 KTM Henrik Rahm

134 KTM Herbert Brunner

158 KTM Julie Vanneken

161 KTM Norbert Dubois

188 Yamaha Arnaud Jacquart

190 Yamaha Aleksandr Maksimov

Autos

199 BMW Vladimir Vasilyev/Konstant Zhiltsov

200 H3 Miroslav Zapletal/Marek Sykora

201 Optimus MD Pascal Thomasse/Pascal Larroque

202 Buggy Mathieu Serradori/Fabian Lurquin

203 Buggy Patrick Sireyjol/François-Xavier Beguin

204 Bugga One Jean-Antoine Sabatier/Agostino Rizzardi

205 Volkswagen Patrick Martin/Didier Bigoy

206 Optmimus MD David Gerar/Pascal Delacour

207 Ford Andrey Cherednikov/Dmytro Tsyro

208 Ford Thierry Magnaldi/François Borsotto

209 Optimus MD Guillaume Gomez/Loic Fagot

210 BMW Victor Khoroshavtsev/Anton Nikolaev

211 Optimus MD Dominique Housieaux/Christophe Crespo

212 Buggy Yves Fromont/Jean Fromont

213 Opel Balazs Szalay/Laszlo Bunkoczi

214 Proto Michael Pisano/Arnaud Debron

215 Proto Phillipe Boutron/Mayeul Barbet

216 MD Rallye Philipe Porcheron/Daniel d Hulster

217 MD Rallye Cédric Rivet/Arnaud Berges

218 Optimus MD Jean-Noel Julien/Rabha Julien

219 Optimus MD Phillipe Gosselin/Pascal Vincent

220 Toyota Maxim Kirpilev/Artem Shevelev

221 Optimus MD Remy Vauthier/Jean Brucy

222 BMW Xavier Lormand/Guillaume Jorda

223 Toyota Rainer Wissmans/Cyril Jeanniard

224 Rallyraid UK Gintas Petrus/Agnes Bilotaite

225 Peugeot Gerald Mognier/Pierre Roubin

226 Buggy Lionel Baud/Jean Michel Polato

227 Renault Fabrice Reparat/Nicolas Theron

228 Toyota Bruno Bastide/Didier Chaudat

229 Herrador Luís Chillida/Pedro Hernandez

230 Bowler Jack Brun/Eric Luans

231 Nissan Phillipe Pedeche/Phillipe Perry

240 Toyota Marat Abykayev/Andrei Chipenko

242 Toyota Pietro Fogliani

243 Toyota Thierry Pico/Francis Maric

244 Nissan Stéphane Trote/Patrick Antonioli

250 Polaris Frederic Pitout/Herve Lavergne

251 Bombardier Francois Cousin/Stephane Cousin

260 Predator Bruno Fertin/Willy Charbonier

261 Predator Benoit Fretin/Anthony Pichard

279 Toyota Jean-Paul Auger/Alain Liault

285 Toyota Olivier Aubineau/Christine Aubineau

Camiões

400 Kamaz Andrey Karginov/Andrey Mokeev/Dmitrii Nikitin

401 Tatra Tomas Tomecek/Ladislav Lala

402 MAN Elisabete Jacinto/José Marques/Marco Cochinho

403 KAMAZ Sergey Kuprianov/Alexander Kuprianov/Anatoly Tanin

405 SCANIA Miklos Kovacs/Peter Czegledi/Lazlo Acs

407 MAN Zsolt Darazsi/Norbert Szalai/Ferenc Voros

408 Scania Richard Gonzalez/Jean Marc Ayala

409 Tatra Jaroslav Valtr/Rostislav Pilny

420 Iveco Guiseppe Simonato/Corrado Pattono/Marco Arnolett

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado