CNV: Balanço 2016: As forças em presença

Por a 22 Dezembro 2016 16:00

Depois de vários anos com os GT e os sport-protótipos, o Campeonato Nacional de Velocidade voltou ao ‘normal’. Historicamente, os carros de turismo sempre tiveram mais expressão no CNV, especialmente a partir dos anos 80. Desta vez, a renovação do campeonato foi feita com base numa nova categoria internacional, a TCR, que foi criada por Marcello Lotti, fundador do WTCC, e que se expandiu rapidamente a muitos países em vários continentes.

Portugal tinha aderido a esta categoria em 2015, mas apenas dentro da classe secundária de GT e Turismos, com um único participante. Para o novo CNV, a maior parte das equipas e pilotos mais competitivos alinharam nos carros de turismo, com algumas equipas a optarem por sair do campeonato. Em compensação tivemos o regresso de outras estrelas do automobilismo nacional. O formato também foi revisto, com corridas de sprint, mas com a possibilidade de dois pilotos dividirem o volante do carro no mesmo fim de semana. Três jornadas do calendário foram de double sprint, quatro corridas de 20 minutos, enquanto outras duas (uma como programa de apoio do WTCC, outra em Espanha, integrada no Troféu Europeu TCR) foram de sprint, duas corridas de 25 minutos.

A Veloso Motorsport é a equipa portuguesa no ativo com mais experiência em corridas de turismo, especialmente com carros da SEAT, e não podia estar de fora do novo CNV. A equipa de Luís Veloso foi a primeira a aderir à categoria, primeiro com um Leon para Francisco Mora, que tinha sido campeão a categoria de Turismo em 2015, e o segundo para os veteranos Francisco Carvalho e Nuno Batista, que queriam juntos atacar o título de campeão.

Uma das adversárias regulares da equipa minhota, a Novadriver, alinhou apenas com um Volkswagen Golf GTI TCR. A equipa de César Campaniço reteve o campeão nacional do ano passado, Francisco Abreu, da sua equipa de sport-protótipos, e voltou a recrutar o veterano Manuel Gião, que já tinha defendido as cores da Novadriver nos GT. Outra estrutura técnica que foi uma das mais competitivas o ano passado, a Speedy Motorsport de Pedro Salvador, considerou inscrever dois SEAT Leon, mas acabou por alinhar apenas com um, pilotado por uma dupla jovem, mantendo Rafael Lobato e recrutando César Machado.

Duas novas equipas juntaram-se ao CNV, ambas derivadas de projetos pessoais. Depois de evoluir no Troféu Abarth 500, José Rodrigues trocou o pequeno carro italiano por um Honda Civic TCR, montando a sua própria estrutura, a GEN Motorsport. Gustavo Moura foi outro piloto vindo de um troféu, neste caso do Challenge Desafio Único, subindo ao CNV com a sua equipa, a Ventilações Moura Laser, o apoio técnico da Loureiro & Jacinto e João Baptista como segundo piloto. A equipa tinha apostado no Opel Astra TCR, mas problemas com o desenvolvimento do carro obrigaram Moura a usar outras máquinas durante a temporada, incluindo o SEAT e o Honda. Finalmente, os irmãos José e António Cabral regressaram ao CNV com um SEAT Leon preparado pela Baporo Motorsport.

Duas equipas fizeram a inscrição para a categoria TCC, a Martins Speed, preparando um Volkswagen Golf GTI para Tiago Ribeiro e Luís Carneiro, e a Vettra Motorsport, com um SEAT Leon com especificação de 2014 para Paulo Ribeiro e Rui Dinis. Um Honda Civic para a classe TCS, que devia ter sido pilotado por José Cautela, esteve em fase de desenvolvimento mas nunca apareceu em pista.

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