Crónica: Como os GT podem ser o futuro do WRC
Novos regulamentos vão entrar em vigor no WRC para o próximo ano e várias marcas já apresentaram os seus novos modelos, que são todos baseados em automóveis citadinos compactos. Estes são os automóveis que geram mais lucro para as marcas, daí o interesse em utilizar as suas formas, mas será que são estes que o público quer ver?
Embora carros de GT tenham aparecido frequentemente em campeonatos nacionais nos últimos anos e algumas marcas tenham feito mesmo algumas versões de competição-cliente, a FIA tem mantido esta categoria estrangulada, com performances muito limitadas, mantendo os WRC com carroçaria de segmento B no topo. Mas, a longo prazo, o futuro da modalidade seria melhor servido por uma aposta nos GT.
As marcas já demonstraram interesse em correr com GT nos ralis, destacando-se a mais recente introdução do Abarth 124 Rally, mostrado no Monza Rally Show. A Renault já confirmou o regresso da marca Alpine com um GT compacto, inspirado nas linhas do A110, e seria interessante reviver a rivalidade das duas marcas nos anos 70. Junte-se a existência de outros modelos compactos, como o Porsche 718 Cayman (mais apropriado para GT que o 911), a possibilidade de criação de um Toyota GT86/Subaru BRZ com motor 2.0 turbo, o futuro Lotus Elise previsto para 2019, e até a possibilidade da Nissan reviver o Silvia, e uma categoria GT teria pernas para andar.
Mesmo em termos de marketing, seria do interesse das marcas abandonar os citadinos e passar para os GT. Durante a próxima década, os carros elétricos para uso citadino e a mobilidade autónoma vão crescer, e a necessidade de uma pessoa conduzir vai ser cada vez menor. Quem ainda o quiser fazer, vai querer um carro que um entusiasme, pequeno, divertido de conduzir, para um espírito individualista, e, mesmo com motores elétricos, isso será sempre feito com um GT e não com um citadino.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Pois eu acho uma bonita ideia, até já expressei isso aqui algumas vezes, mas creio que isso iria acontecer apenas nas provas de asfalto, porque não acredito que houvesse um desenvolvimento para terra que tornasse fiáveis alguns dos carros mencionados.