Ao estilo Rallycross, WTCC discute introdução de ‘Joker Laps’

Por a 1 Dezembro 2016 10:13

 

O promotor do WTCC está a estudar a possibilidade de introduzir um conjunto de ‘Joker Laps’ ao estilo Rallycross para ‘apimentar’ as corridas do Campeonato do Mundo de Turismo que tiverem lugar em circuitos citadinos.

No World RX da FIA, as conhecidas voltas da competição, ganha em 2016 por Mattias Ekström, servem para abrandar os pilotos. Mas no Global Rallycross norte-americano assumem-se como uma espécie de atalho que permite aos concorrentes completar mais rapidamente uma volta num dado circuito. Em qualquer um dos casos, são sempre um importante elemento estratégico na definição do vencedor.

MAIOR IMPREVISIBILIDADE

Tudo indica que o WTCC está desde o início do ano a discutir a sua possível introdução como uma forma de trazer uma maior imprevisibilidade nas corridas e que a medida foi agora novamente abordada no Conselho Mundial da FIA que se realizou na última quarta-feira. O painel aprovou que se continue a estudar a matéria, tendo como principal preocupação a segurança.

“A pedido do promotor do WTCC, o Conselho Mundial para o Desporto Motorizado aprovou novas investigações quanto à possibilidade de implementar uma ‘Joker Lap’ nos seus circuitos temporários. O processo está neste momento a cargo das Comissões da FIA para a Segurança e Circuitos”.

Embora o comunicado sugira que a medida seria apenas adoptada nos circuitos citadinos, pensa-se que o novo regulamento desportivo permitiria a utilização de ‘Joker Laps’ em qualquer um dos dez traçados que serão visitados pelo WTCC em 2010, possibilitando a existência de um desenho de pista alternativo.

Além do WorldRX, as ‘Joker Laps’ foram testadas no Campeonato Argentino de Super TC2000 no final do ano passado, na derradeira ronda que teve lugar no Circuito de San Martin, em Mendoza, permitindo aos pilotos um ganho na ordem dos 8 segundos. Estes puderam utilizá-la por um máximo de duas vezes ao entre as voltas 3 e 23 da corrida.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
8 anos atrás

O WTCC deve ser uma competição simples, com regras e carros simples, o mais próximo possível dos nossos do dia a dia. É isso que faz o seu charme.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

Realmente o WTCC cada vez mais é uma ‘joke’, uma piada!

peudreot106rallye-220
peudreot106rallye-220
8 anos atrás

os promotores devia trocar o nome para proburros! já que não merecem ter a palavra “motores” depois do pro! ca burros!

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado