WRC: FIA admite que ordem de partida foi “longe demais”
A FIA admitiu que a ordem de partida tantas vezes criticada por Sébastien Ogier em 2016 foi “longe demais”. Jarmo Mahonen, responsável para os ralis do organismo, reconheceu o erro e garantiu que serão votadas mudanças no próximo Conselho Mundial, marcado para esta quarta-feira.
O regulamento deste ano obrigava o líder do campeonato a abrir a estrada em todas as provas do WRC durante os dois primeiros dias da competição, com a partida para o último dia a ser feita pela ordem invertida da classificação na prova. Uma desvantagem nos ralis de terra, queixou-se o tetracampeão Sébastien Ogier ao longo do ano, com o apoio de pilotos como Andreas Mikkelsen.
Apesar de tal ter permitido que existissem seis vencedores distintos (Ogier, Latvala, Paddon, Meeke, Mikkelsen e Neuville) em 2016, potenciando assim uma diversidade nunca antes vista, a situação provocou ao mesmo tempo uma certa falta de harmonia entre equipas e pilotos. Ogier chegou até a ameaçar sair do campeonato, mas as novas regras deverão acalmá-lo:
“Eu fui o arquiteto desta decisão de mudar as regras para 2016 e penso que me excedi um pouco. Falei com todos os pilotos e todos estão a favor de uma mudança no próximo ano. O que tivemos este ano foi um pouco longe demais”, revelou Mahonen ao Autosport britânico.
Veja também:
WRC: FIA vai alterar a controversa ordem de partida do Mundial de Ralis
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Ogier? Queixaram-se todos que estiveram ou passaram pelo segundo lugar, que de resto, foi sempre uma posição onde poucos se aguentaram! Um dos que sofreu muito foi Ostberg devido a regularidade ao inicio de campeonato, depois Paddon vence na Argentina sobe a 2º e sai de estrada em Portugal e na Sardenha, depois Sordo, Mikkelsen e Neuville. Este ano esteve longe de ser apenas Ogier a criticar esta regra, até chegou mesmo ao ridículo. Pois quem nunca saiu da frente este ano e por duas vezes venceu um rali este ano devido à esta regra, na Grã Bretanha queixou-se de… Ler mais »