WRC: Citroën diz que os novos WRC estão mais próximos do passado

Por a 25 Novembro 2016 16:05

A Citroën prepara-se para entrar numa nova fase da sua carreira do Mundial de Ralis. Parece incrível, mas ainda há um ano a comunidade tinha ficado em choque com a possibilidade dos franceses se retirarem da modalidade para privilegiar os esforços no WTCC, onde obteve três anos de grande sucesso. A direção do grupo acabou por dar primazia aos ralis e um ano mais tarde é afinal a Volkswagen a bater com a porta, num momento em que a competição acolhe novamente  a Toyota – tudo num ano em que os carros serão mais espetaculares.

Em entrevista ao AutoSport, o diretor-adjunto da Citroën Racing reconheceu que os seus pilotos estão muito satisfeitos com o novo Citroën C3 WRC: “Tanto o Kris Meeke, como o Stéphane Lefébvre e o Craig Breen já conduziram o novo carro. Todos estão muito contentes com o C3, que como sabemos é muito diferente da atual geração devido ao seu regulamento técnico. Há mais potência e tração à custa do diferencial central e penso que este carro estará mais próximo daquilo que costumamos designar pelo ‘espírito dos ralis” que conhecemos no passado. Novamente, posso dizer que eles adoraram o carro, tanto na especificação de terra como de asfalto”, revelou Marek Nawarecki.

SUSPENSÕES FAZEM A DIFERENÇA

Em julho, por ocasião do primeiro teste em asfalto do novo carro, Kris Meeke mostrou-se impressionado com o trabalho realizado pelos engenheiros:

“Foi excitante conduzir pela primeira vez o WRC no asfalto,” referiu, por sua vez, Kris Meeke. “A Citroën Racing sempre fez bons carros para este tipo de superfície e estou certo de que o mesmo acontecerá com este! No asfalto sentem-se ainda muito as alterações ligadas à nova regulamentação, como a potência acrescida, as vias mais largas, a potência dos travões, etc. Iremos prosseguir o programa estabelecido e cada sessão irá permitir-nos aprender um pouco mais. Esta fase do projeto é sempre muito apaixonante”, referiu.

Regulamentarmente, as diferenças entre as configurações para terra e para asfalto de um WRC são limitadas, mas nem por isso menos essenciais, revela o diretor técnico Laurent Fregosi.: “A maior alteração diz respeito às suspensões. Utilizamos peças mais leves e que permitem baixar a distância ao solo. A cinemática dos trens foi também adaptada ao tamanho dos pneus de 18 polegadas. As grandes jantes permitem-nos aumentar o diâmetro dos discos de travões e utilizamos pinças arrefecidas a água. Há, ainda, que mencionar as proteções da carroçaria mais leves. No plano aerodinâmico, temos agora a faculdade de termos uma parte inferior do para-choques dianteiro específico para o asfalto. Os pilotos tiveram, também, a oportunidade de avaliar o efeito das regulações mecânicas, como a rigidez dos amortecedores, a barra estabilizadora ou o diferencial”.

Martin Holmes com André Bettencourt Rodrigues

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado