WEC: Porsche ganha em Xangai e assegura título de Construtores
A Porsche conquistou mais uma vitória no Campeonato do Mundo, com o carro nº 1 de Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley ostensivamente a dominarem as 6 Horas de Xangai. A vitória do 919 campeão do ano passado garantiu o título Mundial de Construtores para a marca alemã.
No entanto, a Porsche beneficiou de dois furos do Toyota que acabou na segunda posição, com Stéphane Sarrazin, Mike Conway e Kamui Kobayashi. Os dois Toyota estavam claramente mais rápidos que os Porsche na segunda metade da corrida, com o melhor aproveitamento dos pneus, enquanto os Porsche tiveram problemas de motricidade. A Audi teve problemas com o reabastecimento num dos carros, enquanto o outro perdeu 14 voltas nas boxes com um problema elétrico.
A G-Drive Racing dominou a categoria LMP2, conquistando mais uma vitória. Filipe Albuquerque podia ter acabado em segundo, mas o Ligier da RGR Sport by Morand foi penalizado com um drive through devido a um toque de Bruno Senna no Alpine. O piloto português recuperou terreno e segurou o ataque constante de Nicolas Lapierre no Alpine. No entanto, Albuquerque está sob investigação devido à dobragem musculada feita aos carros que lutavam pelo segundo lugar de GTE-AM.
A Ford não teve problemas para conquistar mais uma dobradinha, dominando a corrida com os seus dois carros, aproveitando o acidente da primeira volta que viu um Aston Martin colidir com o Oreca da Manor. A Ford voltou a envolver-se na luta pelo título. Nos GTE-AM, Pedro Lamy e os seus colegas voltaram a vencer sem grandes problemas, com Lamy a afastar-se na fase inicial. Rui Águas estava em segundo, mas o incidente da última volta fê-lo cair para terceiro, dando a Lamy probabilidade de ainda lutar pelo título.
Classificação:
1º Bernhard/Webber/Hartley (Porsche) 195 volts
2º Sarrazin/Conway/Kobayashi (Toyota) a 59.785
3º Davidson/Buemi/Nakajima (Toyota) a 1:06.038
4º Dumas/Jani/Lieb (Porsche) a 1:40.855
5º Di Grassi/Duval/Jarvis (Audi) a 3 v.
6º Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi) a 14 v.
7º Trummer/Webb/Kaffer (ByKolles) a 14 v.
8º Rusinov/Stevens/Brundle (G-Drive Oreca) a 15 v. (1º LMP2)
9º Giovinazzi/Blomqvist/Gelael (Extreme Speed Ligier) a 16 v. (2º LMP2)
10º González/Albuquerque/Senna (RGR-Morand Ligier) a 16 v. (3º LMP2)
…
17º Priaulx/Tincknell (Ford GT) a 25 v. (1º GTE-PRO)
18º Mücke/Pla (Ford GT) a 25 v. (2º GTE-PRO)
19º Bruni/Calado (Ferrari) a 25 v. (3º GTE-PRO)
…
23º Dalla Lana/Lamy/Lauda (AMR Aston Martin) a 29 v. (1º GTE-AM)
25º Ried/Henzler/Camathias (KCMG Porsche) a 29 v. (2º GTE-AM)
26º Perrodo/Collard/Águas (AF Corse Ferrari) a 29 v. (3º GTE-AM)
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Depois de um ano de reaprendizagem em 2014 (durante o qual a equipa mostrou alguma inexperiência, embora já tivesse um carro muito rápido), a Porsche dominou por completo o WEC de 2015 e voltou este ano a ser a melhor marca. O Porsche 919H entra definitivamente na história do automobilismo, na senda dos famosos 917, 936, 962 e GT1. A Toyota apresentou tecnologia muito capaz (como já tinha feito em 2014) mas teve alguns azares. A Audi foi decepcionante, não esquecendo que, afinal de contas, a marca ganhou várias vezes em Le Mans sem concorrência séria. A equipa das argolas… Ler mais »