WRC: Para onde vai Sébastien Ogier?
Depois de Yves Matton, também Malcolm Wilson vai tentar contratar Sébastien Ogier. Citroën, Ford ou Toyota. São estas as três hipóteses de Sébastien Ogier se optar por permanecer no WRC em 2017, algo que não é totalmente líquido. Há uma quarta via, mas essa é bem mais complicada, ainda que, como se perceberá dentro de algum tempo, dinheiro não será o problema…
Em declarações ao Autosport inglês, Malcolm Wilson é claro: “Estou convencido que temos o carro para ele ser Campeão pela quinta vez consecutiva. Nunca foi segredo que ele sempre foi a minha escolha número 1. Estivemos perto de assinar no final de 2011, e tudo farei para que ele não fuja desta vez” disse Malcolm Wilson que admite ter atrasado os seus planos de divulgação dos pilotos para 2017 devido a esta questão. Esperava-se que Ott Tanak e Eric Camilli fossem os pilotos escolhidos para a M-Sport com Elfyn Evans a regressar à DMACK, mas agora tudo ficou de ‘pantanas’: “De repente temos muito para conversar relativamente a quem fica no carro para o ano. Tínhamos previsto anunciar na próxima semana e agora já não se se o faremos” disse Wilson que admite ser mau para o WRC a saída da VW: “Não tenho dúvidas que é má para o WRC a saída da Volkswagen. A forma como ativaram o programa do WRC, o seu esforço no desenvolvimento e o facto de terem sido muito bons no que fizeram, certamente ajudou a que este desporto tenha chegado muito mais longe, e por isso devemos-lhes muito. Mas com estas notícias surge uma oportunidade e há que tirar o melhor partido dela. Agora temos que conseguir ter o melhor acordo possível com o Sébastien e o Julien [Ingrassia] para os ter no nosso carro”
Curiosamente, antes do Rali da Grã-Bretanha, na véspera da prova, Sébastien Ogier e Malcolm wilson estiveram num fórum e o francês disse aí que admirava Malcolm Wilson e que gostaria de pilotar para ele. Mal o francês sabia a ‘bomba’ que ia rebentar na semana seguinte. Sim, porque apesar de haver rumores que poderia ser uma possibilidade, poucos acreditavam, depois da VW ter estendido mais um ano o projeto WRC, que ele terminasse já, depois de quatro anos e quatro títulos de pilotos e outros tantos de Marcas. É perfeitamente possível que dentro de dois meses e meio Sébastien Ogier esteja no Rali de Monte Carlo com o número um na porta do novo Ford Fiesta WRC 2017. Mas atenção que ainda há a Toyota, Tommi Makinen já admitiu que poderá tentar contratar Ogier, e fonte da Red Bull já disse que “para já não há planos para transferir o apoio da Red Bull para outra equipa…”. Há, como se percebe, muita coisa que pode acontecer, e como o AutoSport já disse e reafirma, e se depois de baralhado todo este tabuleiro, ficasse (quase) tudo na mesma?
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O Ogier é muito bom, o melhor do atual WRC, mas não esqueçamos o Jari-Matti e o Mikkelsen. Sinceramente, não dou muito pelo Jari-Matti. É rápido mas demasiado inconsistente e, na minha opinião, já teve mais do que oportunidades para mostrar o que vale e nunca o conseguiu. A escolher, apostava um all-in no Mikkelsen! Rápido, consistente (q.b.) e com muita “fome” de vitória.
E porque não na citroen???
Pode ser que me engane, mas penso que no próximo ano, ainda o vamos ver de …
POLO
Red Bull WRC team…
Sem a presença oficial da VW o novo Polo não poderá correr em equipas privadas, alias se o programa de ralis foi cancelado o desenvolvimento do carro também foi e é mais do que garantido que no inicio de Novembro nenhuma marca tem o carro completamente pronto para o ano que vem. Sem referências deste ano ninguém pode garantir que terá um carro ganhador. Por terem tido mais tempo e mais dinheiro para desenvolver o carro tanto a citroen como a toyota podem surpreender, mas com uma contribuição da Redbull a Ford pode fazer um pouco mais.
Vamos ver… Uma Red Bull team não seria uma mera equipa privada. E lá porque o projecto foi cancelado, não significa que não tenha atingido um bom nível de performance até agora… A poucos meses do início de 2017, qualquer marca tem o carro quase pronto.
Não existem “meras equipas privadas”. Uma equipa oficial tem de ser inscrita pelo construtor e a VW não o irá fazer. Mesmo que terminasse o desenvolvimento do carro, em 2 meses onde é que a redbull ia encontrar uma equipa para desenvolver o carro com garantias de competitividade ao longo do ano. A Ford faz isso mas no fundo sempre foi o Malcom Wilson a desenvolver os carros. Neste momento, ninguém tem o desenvolvimento do carro concluído nem fazia sentido que o tivessem.
Ganhará o campeonato, quem, no pouco tempo que resta, conseguir levar mais longe o desenvolvimento do carro.
Recordo que se há alguma coisa que a Red Bull queira fazer, faz…incluindo uma equipa de F1. Mas como eu disse, a ver vamos… Mas acrescento, que quem tiver o carro mais competitivo agora, será certamente campeão do mundo. Ninguém vai descobrir a competitividade a meses do arranque do campeonato, ainda para mais com a mudança de regras.
Recordo-lhe que acerca das “meras equipas privadas”…nós já tivemos um “construtor” WRC em Portugal. Portanto, é muito simples!
Caro amaral, a Ford não inscreve os Fiestas, mas sim a M-Sport, que foi considerada um construtor apòs uma reunião da FIA para decidir exactamente se aceitavam a incrição sem uma marca oficial, apòs o abandono da Ford. Claro que o facto de ser a equipa de Malcom Wilson, com tudo o que fez pelos ralis, pesou na decisão… mas a Red Bull é a Red Bull e sabemos bem o poderio que teem. Não vejo é a Red Bull a ” oferecer” publicidade gratuita á VW, quando esta sai com o nome sujo.
Skoda WRC 2017…é só mudar a chapa ao Polo WRC. não anunciaram o Vw R5 para o wrc2 de 2018?
Não é a VW que abandona os ralis. O grupo VW praticamente abandona a competição, focando-se apenas naquelas corridas de carros a pilhas que não fazem barulho e onde o piloto troca de carro nos reabastecimentos.
Basicamente irá para onde ele quiser e bem entender. A sua rapidez e regularidade garante lhe um lugar com toda a certeza para 2017 numa das equipas. Seja ela uma com o line up completo (Hyundai e Citroen) alguém salta para ele entrar ou saia mais um carro se faz favor para o monsieur Ogier, ou para uma equipa que ainda não tenha fechado o lote de pilotos… ( Ford e Toyota)
É á escolha do freguês!
a M-Sport sozinha não consegue o contratar. so se a RedBull a patrocinasse. agora a Toyota se fosse esperta fazia de tudo para o agarrar! não morro de amores pelo Ogier (detestei o queixinhas sobre a posição de arranque), não ha duvida que e o melhor piloto de momento, e poderia disfarçar eventuais fraquezas iniciais do projecto da Toyota. isto tudo se a Skoda não entrar no WRC… a ver vamos se não haverá mais surpresas( o que acontecer seria descabido para o grupo VW…)