WEC: Toyota ganha em Fuji e vinga-se do desaire de Le Mans
A Toyota conquistou a primeira vitória do ano no Campeonato do Mundo de Endurance com o triunfo nas 6 Horas de Fuji, para Stéphane Sarrazin, Mike Conway e Kamui Kobayashi, que assim vingaram o azar de Le Mans com o triunfo em casa. A maior parte da corrida foi dominada pelo Audi nº 8, mas a estratégia de paragens favoreceu o Toyota, com turnos duplos para os pneus, enquanto Loïc Duval reduziu a distância para um segundo no final.
A Porsche não esteve tão competitiva na prova japonesa, com Mark Webber a cortar a meta em terceiro, depois de ter tentado pressionar em Audi em certos momentos da corrida. O segundo Toyota bateu o segundo Porsche, enquanto o segundo Audi abandonou cedo com uma avaria no sistema híbrido. Em LMP2, Will Stevens garantiu a vitória perto do fim, depois de passar Bruno Senna, que tinha saído das boxes no comando na última paragem. Senna e Filipe Albuquerque estiveram sempre a perseguir o carro da G-Drive, mas não tiveram velocidade em reta para defender o comando.
Nos GT, a Ford dominou facilmente a prova japonesa, apenas perdendo o comando nas trocas de pilotos, e conquistou a primeira vitória desde Le Mans, com os dois carros a terem uma vantagem suficiente sobre os dois Ferrari. Pedro Lamy construiu uma boa vantagem no início para dar à Aston Martin a vitória em GTE-AM, liderando do princípio ao fim. Rui Águas foi segundo, perdendo uma volta devido a uma penalização de 35 segundos na segunda hora de corrida.
Classificação:
1º Sarrazin/Conway/Kobayashi (Toyota) 244 voltas
2º Di Grassi/Duval/Jarvis (Audi) a 1.439
3º Bernhard/Webber/Hartley (Porsche) a 17.339
4º Davidson/Buemi/Nakajima (Toyota) a 53.779
5º Dumas/Jani/Lieb (Porsche) a 1 v.
6º Tuscher/Kraihamer/Imperatori (Rebellion) a 15 v.
7º Rusinov/Brundle/Stevens (G-Drive Oreca) a 21 v. (1º LMP2)
8º González/Albuquerque/Senna (RGR Ligier) a 21 v. (2º LMP2)
9º Menezes/Lapierre/Richelmi (Signatech Alpine) a 21 v. (3º LMP2)
10º Giovinazzi/van der Garde/Gelael (Extreme Speed Ligier) a 21 v.
…
17º Priaulx/Tincknell (Ford GT) a 32 v. (1º GTE-PRO)
18º Mücke/Pla (Ford GT) a 32 v. (2º GTE-PRO)
19º Bruni/Calado (Ferrari) a 32 v. (3º GTE-PRO)
…
24º Dalla Lana/Lamy/Lauda (AMR Aston Martin) a 36 v. (1º GTE-AM)
25º Perrodo/Collard/Águas (AF Corse Ferrari) a 37 v. (2º GTE-AM)
26º Ried/Henzler/Camathias (KCMG Porsche) a 38 v. (3º GTE-AM)
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