F1: Piero Ferrari rejeita necessidade duma base em Inglaterra

Por a 15 Outubro 2016 09:39

Ainda não há muito tempo, Flavio Briatore revelou ser de opinião que um dos problemas da Ferrari, que não tem conseguido reunir equipas técnicas que coloquem os seus carros na luta pelas vitórias passa pelo facto de estar sediada em Itália e não em Inglaterra: “Eu colocaria um belo edifício entre a Red Bull, McLaren e a Williams” disse Briatore. Agora, Piero Ferrari, o único filho vivo do fundador da Ferrari, Enzo Ferrari, alinhou-se com o presidente Sergio Marchionne ao insistir que a equipa deve permanecer completamente italiana:

“Nunca é fácil gerir uma equipa que tem mais de 1000 funcionários, há sempre problemas de organização, mas agora estamos na direção certa”. Nos anos 80, a Ferrari teve uma base em Inglaterra, liderada por John Barnard, mas Piero Ferrari explica porque foi um erro: “Sabem o que continua a ser o meu maior arrependimento? Foi convencer o meu pai que precisávamos de um grande designer do exterior. Barnard nunca interagiu connosco e com a nossa cultura, e isso foi um erro enorme. É por isso que concordo com Marchionne, podemos regressar às vitórias ao mesmo tempo que somos consistentes com a tradição da Ferrari” disse.

A Ferrari esteve muito tempo sem ganhar, mas tudo mudou desde 1996. Até 2004 os sucessos regressaram à escuderia em força, mas desde a saída do alemão, o título de Kimi Raikkonen em 2007 já foi muito sofrido, o trabalho com Fernando Alonso não andou longe de ser bem sucedido, mas desde o momento em que a Scuderia entrou numa espiral negativa ainda no tempo do espanhol, nem com a entrada de Sebastian Vettel em 2015 as coisas mudaram, agravando-se imenso este ano.

Recordando novamente Flavio Briatore, que insiste que a Ferrari deveria ter um centro tecnológico em Inglaterra, o italiano explica porquê: “Já o digo há muito tempo, a Ferrari sempre foi um grande construtor, e por isso devia ter um centro tecnológico em Inglaterra. Para vencerem, levaram-me 12 engenheiros da Renault, e isso prova que construí um bom ‘edifício’ entre a Red Bull, McLaren e Williams,” disse Briatore, referindo-se a Enstone, que agora é da francesa Renault.

O que o italiano quer dizer é que não é tão fácil para a Ferrari ir buscar bons elementos, pois a grande maioria para aceitar ir para Itália, Maranello, tem que receber um cheque enorme, que justifique claramente a mudança de país. Imagine isto multiplicado pela quantidade de gente que é necessária. Veja-se a quantidade de equipas que estão sediadas em Inglaterra, Mercedes, Red Bull, Williams, Force India, McLaren, Manor, Renault (divide-se entre França e Enstone) e Haas. Só a Sauber (Hinwill, Suíça), Toro Rosso (Faenza, Itália). Logicamente, há bons engenheiros em Itália, mas é lógico que havendo oito equipas em Inglaterra é muito maior a diversidade da escolha. Quer um exemplo? A Ferrari não conseguiu levar Adrian Newey de todas as vezes que tentou e o problema nunca foi o dinheiro…

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sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
8 anos atrás

É um dos problemas mas não será o único. Não entendo como andaram com um túnel de vento com defeito, durante tanto tempo! Nem a inflexibilidade política.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Eu acho que a Ferrari já provou que não necessita de uma base noutro país para ganhar. Precisam é de acertar na fórmula e pelos vistos também uma hierarquia como deve ser, sem ter o patrão sempre em cima a criar pressão mas sim alguém que mande naquilo com mão de ferro e tenha objectivos bem claros.

Aliás uma das vantagens da Ferrari é ter tudo debaixo do mesmo tecto, mas tal como acontece a outras, isso não é sinónimo de vitórias, é preciso ter tudo bem organizado.

gillesi
gillesi
8 anos atrás

O Newey ia para Maranello e depois como era com a família? E as corridas com os amigos? Piero Ferrari pode parecer demasiado tradicionalista e, realmente, em Inglaterra há maior facilidade de contratar técnicos, mas a o que a Ferrari realmente necessita é de uma liderança forte o suficiente para isolar a equipa de influências exteriores capazes de obrigar a tomada de decisoes em cima do joelho, que estabeleça metas a médio prazo para não andar sempre com (mais) pressão para não errar e construir uma base sólida da qual partir. Simultaneamente, não descurando a possibilidade de contratar técnicos com… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  gillesi
8 anos atrás

Estará o forista do i a fazer-se a um lugarinho na Ferrari? Um “especialista” desta craveira, qual Prof. Pardal, mereceria certamente um lugar estratégico numa equipa de topo…nem que esse lugar fosse sentado em cima do carro para resolver alguns problemas aerodinâmicos! Resta saber, se com ou sem capacete? Fica a questão… Cumpr(i)mentos

driver-on-track
driver-on-track
Reply to  *RPMS*™
8 anos atrás

muito obrigado pelo seu excelente comentário… o riso que me provocou alegrou muito o meu Domingo !!! obrigado.

gillesi
gillesi
Reply to  *RPMS*™
8 anos atrás

Eu respondo à tua pergunta, se responderes às que eu te fiz e não tive qualquer resposta. Concretamente, porque é que as publicações da especialidade não apresentam “raciocínios” como aquela caldeirada que incluía diferentes diferentes cilindradas, número de cilindros, pneus c/rasgos, s/rasgos, diferentes tamanhos e diferentes regras em relação ao chassis, entre outros condimentos? E, já que os números te permitem chegar a conclusões sobre o valor dos pilotos, do alto da tua honestidade intelectual (autentico João Honesto) e credibilidade, sem fanatismos ou facciosimos, diz-me quantas vitórias obteve em 2014 o Sr. Fernando Alonso Diaz, vice campeão em 2013? Aguardo… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  gillesi
8 anos atrás

LOLOLOLO Já vi que é mesmo sem capacete, tal é o tamanho da “cachola”! Atenção que há é o perigo de atraíres algum relâmpago… Cumpr(i)mentos

gillesi
gillesi
Reply to  *RPMS*™
8 anos atrás

Claro. Respostas zero, bola. Quando a conversa não te interessa mudas de assunto ou apodas o próximo. Em suma, falas tanto em honestidade intelectual e no fundo o que gostavas é de ter alguma. E ainda tens a pouca vergonha de chamar faccioso ou fanático a quem quer que seja. Portanto, daqui para frente, pensa bem no que vais escrever porque se eu cá estiver, não deixarei de te lembrar que o bufo ganhou zero,bola quando teve que se confrontar com a Mercedes híbrida. E antes que tenhas a tentação de dizer que estou irritado e tal, ficas a saber… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  gillesi
8 anos atrás

Agora é que sim, já irritaram outra vez o forista do i… Não entendo sinceramente porque fica tão irritado com as minhas intervenções, ora sendo eu o único forista que ainda comenta os seus, falaciosos, comentários devia era de ainda me agradecer de perder algum tempo com tão pobre criatura…que falta de fair-play! Eu bem disse que a época ia ser looonga… Cumpr(i)mentos

anotheruser
8 anos atrás

Uns dias fala-se em “limpeza de balneário” e noutros na “mística ganhadora”….Já vi este filme.

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