Ensaio: Hyundai i20 Active 1.0 T (com vídeo)

Por a 14 Outubro 2016 18:16

A Hyundai decidiu renovar o i20 lançando a versão Active, equipada com o aguerrido motor 1.0 T-GDi a gasolina. Um utilitário com estilo e dinâmico, que pretende deixar marca no seu segmento

[ninja_forms_modal_form id=9 image_link=’http://www.autosport.pt/wp-content/uploads/2016/10/botoes_1_auto.jpg’]

[ninja_forms_modal_form id=5 image_link=’http://www.autosport.pt/wp-content/uploads/2016/10/botoes_2_auto.jpg’]

A Hyundai aposta no i20 para cativar uma franja da população mais jovem, que antes podia encarar a marca sul-coreana como uma alternativa mais barata, mas que agora pode-se deixar seduzir pelos pergaminhos de qualidade que a Hyundai pretende transmitir ao público europeu.

A variante Active do i20 é a alternativa com uma aparência mais dinâmica e desportiva, que passa a mensagem de que o seu condutor é uma pessoa que se sente à vontade no sempre agitado trânsito urbano. Um rival à altura no segmento B onde os europeus Dacia Sandero Stepway, Renault Captur ou o Citroën C4 Cactus desempenham um papel forte.

Em termos visuais o novo i20 não se notabiliza pela indiferença. A robustez e o ar desportivo estão de mãos dadas. Pormenores como as jantes com 17 polegadas e as barras de tejadilho prateadas ajudam ao aspeto desportivo, mas é também importante realçar as proteções laterais e dos para-choques, o que são garantias de uma boa segurança em caso do condutor optar por trilhos mais exigentes.

Pequeno mas bom

A versão ensaiada do i20 Active, Blue Comfort Navi, estava equipada com o novo e pequeno motor 1.0 T-GDI a gasolina, que debita 100 cavalos com uma também pequena caixa de cinco velocidades manual. Um propulsor com muito nervo, que ‘puxa’ muito bem desde baixos regimes e alia uma agradável sonoridade, com cheirinho a ‘racer’, o que facilmente agarra o condutor ao volante de modo a que possa ser explorado todo o potencial do motor. No entanto, e como acaba por ser natural se o condutor tiver tendência para um pé mais pesado, os consumos disparam para números mais elevados do que os anunciados, neste caso de 4,8 l/ 100 km.

Passando para a condução, o novo i20 é um automóvel ágil com uma condução leve, tranquila e que se apresenta, como já referido anteriormente, ideal para o ambiente urbano. A suspensão absorve bem as irregularidades da estrada conseguindo um excelente equilíbrio entre dinâmica e conforto.

Desta forma a sempre importante insonorização está num bom plano, o que coloca neste capítulo o i20 num patamar superior em relação ao segmento que pertence. A direção é leve e a posição de condução é excelente, incluindo regulação em altura do banco do condutor tal como dos cintos de segurança dianteiros.

Quanto ao interior, como seria de esperar nada de luxos, pelo que prima a simplicidade, apesar de esta estar aliada a um bom conforto e espaço. Botões, comandos e instrumentos são de uma arrumação exemplar e com uma grande facilidade de leitura ou utilização. Não há aqui nada de desportivo, mas sentimo-nos muito bem recebidos. O sistema de informação e entretenimento na consola central incorpora o sistema de navegação, as ligações de Bluetooth, USB e a câmara traseira para assistência de estacionamento.

A bagageira tem o interessante número de 326 litros de capacidade, sendo que esta apresenta dois pisos, o que é sempre útil em caso do condutor pretender levar mais carga. É ainda possível rebater os bancos traseiros. Num interior acolhedor apenas a apontar o excesso de plásticos, no entanto é algo que se acaba por compreender dado o segmento a que pertence este i20.

Tendo como preço base 19.459 €, o Hyundai i20 Active apresenta-se como uma proposta segura e que inclui ainda na sua oferta cinco anos de garantia e manutenção. Nota final para o facto da nova versão Active ter ainda disponível no mercado o modelo Comfort Navi que é equipado com o motor 1.4 CRDi de 90 cv, que tem motorização Diesel.

 

Preço: 19.459 €

Motor: 4 cilindros 1.O T-GDi 998 cc;

Potência: 100 cv/4500 rpm;

Binário: 1500-4000;

Transmissão: 5 velocidades manual;

Suspensão: Independente/Tipo Mcpherson à frente e Eixo de Torção atrás;

Travagem: DV/DS;

Peso: 1181 kg;

Mala: 326 l;

Depósito: 50 l;

Vel.Máx: 176 km/h

Consumo combinado: 4.8 l/100 km

Consumo AutoSport: 6.5/100 km

Emissões CO2: 110 g/km

QUER SABER MAIS SOBRE ESTE AUTOMÓVEL?

Clique AQUI e aceda à mais completa informação que a marca tem sobre este modelo

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado