WRC, Rali da Catalunha: Sébastien Ogier termina manhã na frente, Jari-Matti Latvala vence 2ª especial consecutiva
Manhã animada no Rali da Catalunha, com os quatro primeiros separados por 10,2s, e Jari-Matti Latvala a recuperar terreno depois de um primeiro troço para esquecer na noite de quinta-feira. Na primeira passagem pelos 38,95 km de Terra Alta, a classificativa de maior quilometragem não só deste segundo dia da competição, mas de todo o rali, Latvala retirou 3,9s a Sébastien Ogier e 6,1s a Dani Sordo.
“O início foi um pouco difícil, com muita água no caminho, mas no asfalto foi fantástico e depois comecei a ter mais aderência. Senti-me muito confortável”, referiu o finlandês à chegada. Ogier também se queixou da água: “Foi um bom tempo porque este troço foi difícil. Havia muita água no piso que tornou a minha vida muito complicada”
Com este resultado, Ogier é agora mais líder, prolongando a vantagem que o separava de Thierry Neuville, que venceu a PEC2, por 4,4s, mas viu o colega de equipa finlandês recuperar até ao terceiro posto da geral, a 5,7s do seu comando.
Já Kris Meeke continua ‘amuado’ com a sua má sorte, nomeadamente a chuva que se faz sentir e que dificulta os pilotos que partem mais atrás. “O carro está bem, não há drama, mas é impossível fazer alguma coisa nestas condições. Estamos apenas a procurar sobreviver. Quanto mais atrás estás, pior se tornam as marcas no chão”, disse o britânico, depois de ter perdido 29,2s para Latvala.
Resumo da manhã:
PEC 2
Depois de Ott Tanak ter sido o primeiro líder do Rali da Catalunha ao vencer a super especial de Barcelona, na frente de… Lorenzo Bertelli, na primeira especial de hoje, Caseres 1, com uma extensão de 12,5 km em piso de terra, os Hyundai dominaram, com Thierry Neuville a ser o mais rápido, batendo o seu colega de equipa Hayden Paddon por 1,6s.
Sébastien Ogier foi terceiro, a 2,5s, com Dani Sordo logo atrás, a 4,2s. Ogier revelou que o troço estava escorregadio e tinha alguma água, pois estava a chover imenso na zona onde se realiza a prova. Pior ainda está Paddon, que se queixou de um problema com o motor do Hyndai, embora isso não o tenha impedido de fazer um bom tempo: “Perdi o anti-Lag, e estamos com menos potência e resposta do acelerador”, disse. Num dia sem assistência a meio, pode ser complicado para o piloto neozelandês. Mads Ostberg perdeu 16,2sec para Neuville, queixando-se também da muita chuva: “Os limpa para brisas não conseguiam ‘acompanhar’ a chuva que caía”.
O caso mais problemático foi o de Kris Meeke, que perdeu 40.9s, já que capotou: “Foi numa curva de quarta velocidade, estava no meio da curva e o carro mergulhou e capotámos. A chuva tapou os buracos e tornou muito difícil a pilotagem”, disse. Com estes resultados, Neuville liderava agora o Rali da Catalunha com 0.3s de avanço para Ogier, com Hayden Paddon a 2.3s. Dani Sordo era quarto a 5.6s, seguindo-se mais dois homens da VW, com Mikkelsen na frente de Latvala.
PEC 3
Depois de um início de prova para esquecer, Jari-Matti Latvala venceu a terceira classificativa do Rali da Catalunha, sendo 1s mais rápido do que Sébastien Ogier na primeira passagem por Bot, um troço composto por apenas 6,5 km. Neuville ficou a 1,4s do finlandês no terceiro posto e perdia com isso a liderança de um rali extremamente disputado, já que na geral estava a apenas 0,1s do tricampeão do mundo, que procura nesta prova revalidar o título mundial (precisa de apenas 16 pontos para consegui-lo).
Hayden Paddon, quarto na especial, a 2,4s, era o terceiro da geral, a 3,4s do comando.
“Uma boa classificativa. Não tão escorregadia como a primeira e com uma aderência bem mais consistente. Mais do mesmo no próximo troço seria bom”, disse Latvala.
Já Meeke dizia não estar a aprender nada: “Uma especial terrível. Mais e mais escorregadia. A chuva forte entupiu a estrada e estávamos em aquaplanagem em todo o lado. Vim cá para aprender os troços mas de momento não estou a aprender nada”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI