Ensaio: VW Beetle Dune 2.0 TDI DSG (com vídeo)

Por a 13 Outubro 2016 16:59

Para algo ligeiramente diferente, a Volkswagen propõe o novo Beetle Dune, aqui na versão 2.0 TDI com caixa DSG. A marca alemã revisitou a sua história e deu vida a uma nova evolução do Volkswagen Beetle, inspirando-se nos buggies criados na Alemanha e Califórnia com base no lendário Carocha nos anos 60 e 70, e deu corpo a uma versão de aspeto aventureiro, mais próxima de um SUV crossover.

 

[ninja_forms_modal_form id=9 image_link=’http://www.autosport.pt/wp-content/uploads/2016/10/botoes_1_auto.jpg’]                         [ninja_forms_modal_form id=5 image_link=’http://www.autosport.pt/wp-content/uploads/2016/10/botoes_2_auto.jpg’]

 

O Beetle Dune não é um automóvel muito diferente do modelo mais convencional, a versão que conhecemos de 2012, mas esta atualização, que também já tem alguns traços do que será o novo Beetle de 2017 e só pode adquirir por encomenda especial, vem dar uma nova vida ao modelo revivalista, que continua a traduzir para o presente conceitos que fazem parte não só da história do automóvel, mas também recordam grandes momentos da história e cultura mundial.

O carro alemão tem as mesmas opções de motor e transmissão que o modelo normal. Neste caso, ensaiámos o modelo com motor 2.0 TDI, na variante de 150 cv de potência, acoplado à caixa DSG, uma transmissão de dupla embraiagem com seis velocidades. Com estas características, consegue atingir consumos médios interessantes, na casa dos seis litros baixos, mas com o modo sport é possível extrair uma dinâmica mais desportiva do propulsor Diesel.

Para transformar o Beetle na variante Dune, a Volkswagen aumentou a distância ao solo, tornando o carro 10 mm mais alto, o que necessitou de trabalho adicional de engenharia para assegurar que o comportamento dinâmico permanece idêntico ao da berlina convencional. Deste modo, conseguiu compensar o centro de gravidade mais elevado com alargamentos das vias na ordem dos sete milímetros à frente e seis milímetros atrás.

A Volkswagen também montou no Beetle Dune, em exclusivo, jantes de 18 polegadas, calçadas por pneus de medida 235/45. O resultado final é um comportamento que não se distingue do de um modelo de dimensões equivalentes e altura menor, com estabilidade suficiente e uma afinação virada para oferecer um maior nível de conforto dentro do habitáculo. Apesar da sua aparência musculada, o Beetle Dune não é um verdadeiro todo-o-terreno e não é aconselhável experimentar estradas mais complicadas com ele.

A direção é leve, com um bom nível de progressão entre tráfego urbano e utilização em estrada aberta, mas o seu conforto faz-se notar mais nas manobras de estacionamento. O Beetle Dune oferece um interior exclusivo que pode ser personalizado ao gosto do condutor, inspirado no Carocha original. O sistema de informação e entretenimento na consola central incorpora o sistema de navegação, as ligações para média e a câmara traseira para assistência de estacionamento. A maioria destes itens são extras, que podem acrescentar até 1600 euros à fatura final, sendo escolhidos individualmente.

Também opcional é o teto de abrir, que custa cerca de 1200 euros, mas tem a vantagem de tornar o ambiente mais acolhedor. Como é construído numa plataforma menos recente da VW, o Beetle Dune tem menor habitabilidade traseira que outros automóveis com menores dimensões. O mesmo se passa com a bagageira, que tem apenas 310 litros de capacidade. No entanto, como é um carro de cariz mais individual que familiar, é preferível rebater os bancos traseiros e aproveitar a capacidade adicional, que permite carregar volumes até 900 litros.

Começando por um preço abaixo dos 40 mil euros, o Beetle Dune equipado com motor 2.0 TDI e caixa DSG oferece uma boa dose de desportivismo a condizer com o visual aventureiro. Mas é também um carro em que a forma é superior à função, pelo que é um bom símbolo de ostentação, servindo como melhor como segundo carro ou recomendado para pessoas mais independentes que tenham gosto em dar nas vistas.

FICHA TÉCNICA

Preço – 39 738 €

Motor 2000 cc turbo diesel

Potência 150 cv

Binário 340 Nm

Peso 1504 kg

Vel. max. 198 km/h

Arranque parado – 9,2s 0-100 km/h

Consumos 4,8 l/100 km

Consumo AutoSport 6,2l/100 Km)

Capacidade depósito – 55 litros

Autonomia – 1146 km

QUER SABER MAIS SOBRE ESTE AUTOMÓVEL?

Clique AQUI e aceda à mais completa informação que a marca tem sobre este modelo

 

 

 

FOTOGALERIA

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado