GP Japão F1, Mercedes protestou Verstappen, decisões no GP dos EUA
A duas voltas do final do GP do Japão de Fórmula 1 e numa altura em que Lewis Hamilton perseguia de perto Max Verstappen na luta pelo segundo lugar, o piloto da Mercedes tentou a ultrapassagem na chicane que antecede a reta da meta, mas o holandês, tal como já tinha feito em corridas anteriores mudou de direção enquanto travava e isso obrigou Hamilton a interromper a tentativa de ultrapassagem e a seguir em frente na chicane. O piloto inglês protestou via rádio, mas no final da corrida entendeu não falar mais sobre o assunto preferindo “seguir em frente”. Contudo, a Mercedes entendeu protestar contra a atitude de Max Verstappen, alegando que o holandês bloqueou o seu piloto, forçando-o a ir pela escapatória, suportando a sua tese com o Artigo 27.5 dos Regulamentos Desportivos da Fórmula 1, alegando que o holandês pilotou “erraticamente e de forma perigosa”.
O assunto já tinha sido levantado no GP da Bélgica, aquando da manobra de Verstappen face a Kimi Raikkonen. Não existe regra específica que proíba um piloto de mudar de direção em travagem, mas é comummente aceite pelos pilotos que isso é uma manobra perigosa e por isso existe um acordo de cavalheiros entre eles.
A FIA não investigou na altura o incidente, após a manobra da corrida de hoje, mas ainda antes de ficar a saber que a Mercedes iria instaurar um protesto, Charlie Whiting e os Comissários Desportivos, encabeçadosp or Emanuelle Pirro, falaram informalmente com Verstappen depois da corrida, para trocarem pontos de vista.
Max Verstappen disse no final aos microfones da Sky F1: “Não vou abrir a porta e dizer ‘podes ir’. Claro que vi o movimento dele e assim que o vi, fechei a porta. Penso que foi suficientemente longe para ele ver que ia fechar a porta. Estava com alguma dificuldade nas retas, penso que aí perdíamos facilmente três décimos, e por isso precisava de sair bem da curva 14 e da última chicane, e consegui-o. O Lewis chegava-se a mim mas depois ficava preso. Nada podia fazer para chegar ao Nico, mas pude suster o Lewis” disse Verstappen no final.
Agora, com o protesto, a FIA protelou para os EUA posteriores ações relativas a este protesto – os pilotos já se tinham ido embora – o que significa que o assunto vai voltar à baila na semana antes do GP dos EUA de F1. Ambos os pilotos irão ser ouvidos. Os resultados do GP do Japão são, portanto, provisórios.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Como as coisas estão, acho que uma penalização que dê o 2º lugar a Hamilton, não vai ser suficiente para o ajudar na luta pelo título, se bem que três pontos, são três pontos e Hamilton já perdeu e já ganhou um campeonato por um ponto. Já que a Fia até agora tem fechado os olhos às manobras do puto reguila, pode fechar mais uma vez, mas avisá-lo que foi a última, a partir de agora, manobras semelhantes, darão penalização. Mas a Fia não deve ficar por aqui, ela que é tão amiga de alterar regras a meio do ano,… Ler mais »
Os campeões são assim :
LH:
«There is no protest from myself. Just heard the team had but I told them it is not what we do. We are champions, we move on. End of!
12:00 PM – 9 Oct 2016»
Mas se ele estivesse no lugar do Max andava a dar a entender que a perseguição era por ser preto. Sim, que eu estava vivo quando o Hamilton começou a brincar com F1s. No entanto, nenhum reparo a esta reacção.
O que o Max fez foi brilhante. Mudar de direcção em travagem, desde que o carro do adversário ainda só se encontre atrás, é para quem pode.
Fica-lhe bem reagir assim. Afinal, se tivesse arrancado normalmente, não teria passado por aquela situação.
Não devia ser necessário protesto. O Max não pode continuar a fazer o que faz: mudar de direcção na travagem vai acabar por dar muito mau resultado.
Então vai mudar direcção onde? Na boxe?
Esse comentário era perfeitamente dispensado, até porque já é proibido fazer o que ele faz e se a FIA tem fechado os olhos, ele já foi chamado ao C whiting e voltou a fazer o mesmo.
Isto é uma manobra perfeitamente legal, as regras dizem que só pode mudar de direcção uma vez, e ele só mudou uma vez. Chorar é bom para hidratar!
Quando for ao contrário quero ver se a opinião é a mesma… Porque o Max já foi ao muro uma vez porque grojean mudou de direcção e ele foi surpreendido, nessa altura o holandês não gostou nada e mandou uns bitaites ao francês, agora sempre que pode faz o mesmo e parece que não há problema, mas um dia os papéis vão-se inverter e depois quero ver que diz o jovem-marketing sobre isso (e tu também, claro).