GP da Malásia de F1, Pole-Position para Lewis Hamilton
Lewis Hamilton confirmou na qualificação o estatuto de mais forte piloto em Sepang ao obter nova pole-position, deixando o seu colega de equipa Nico Rosberg a 0.414s, uma diferença significativa que espelha bem o que tem sido este fim de semana entre os dois primeiros do campeonato. Com esta pole-position, o inglês da Mercedes arranca pela 100ª vez da primeira linha da grelha de partida. Esta é a sua 57ª pole.
Nico Rosberg sofreu com uma má primeira volta na Q3, condicionando-o para a segunda tentativa, onde se limitou a passar de quinto, onde estava, para segundo, não conseguindo fazer melhor do que ficar a 0.414s de Hamilton, que ao realizar uns fantásticos 1m32.850s na primeira tentativa, praticamente garantiu a pole, nem sendo sequer necessário realizar segunda tentativa, que abortou.
Max Verstappen e Daniel Ricciardo ficaram colocados logo a seguir, por esta ordem, relegando os dois homens da Ferrari para a quinta e sexta posições com Sebastian Vettel a suplantar Kimi Raikkonen. Ricciardo, que vinha de duas qualificações a bater Verstappen, desta feita perdeu para o jovem companheiro de equipa. O holandês não melhorou na segunda tentativa, Ricciardo conseguiu-o, mas não o suficiente para passar Verstappen.
A completar o top 10 ficaram Sergio Pérez, que já confirmou ir permanecer na Force India mais um ano, Nico Hulkenberg, Jenson Button foi nono na frente de Felipe Massa, o único Williams no top 10, já que Valtteri Bottas cometeu um erro na sua derradeira volta rápida na Q2 e foi eliminado, e vai partir na frente do duo da Haas, Romain Grosjean e Esteban Gutierrez. Naquele que será o seu 300º Grande Prémio, Button vai arrancar da nona posição, depois de ter escapado por pouco da eliminação na Q2.
Na Renault, Kevin Magnussen foi um bom 14º classificado, recuperando de um susto no primeiro treino livre com o incêndio, Daniil Kvyat bateu o seu companheiro de equipa na Toro Rosso, Carlos Sainz, sendo 15º.
Na Manor, Esteban Ocon bateu Pascal Wehrlein pela primeira vez em qualificação, mas o francês deverá ser investigado pelos Comissários Desportivos depois de ter bloqueado Button na curva 9, durante a Q1. Pode, portanto, ser penalizado.
Fernando Alonso é o último da lista já que terá de cumprir 45 posições de penalização na grelha de partida do GP da Malásia em virtude da troca de unidade motriz da Honda antes deste fim de semana de Sepang.
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O problema para o Hamilton é mesmo sair à frente ! Se conseguir isso terá a vitória a caminho,.,se se embrulhar como já aconteceu N vezes este ano,o Nico terá a via aberta para a vitória. É que o campeonato deste ano provavelmente vai-se resolver nas largadas ! Curiosidade no que vai fazer o Vestappen. Pode ser o dia dele. Pista ridícula – grandes rectas…e ganchos de 180 graus a seguir.. E o mais grave é que existem outras gémeas ! Ainda existem curvas rápidas na F1 ?
O Hamilton este ano deixou de saber largar? A equipa já reconheceu que há um problema técnico nas largadas mas afinal foi o Hamilton que desaprendeu? Já em 1989 havia quem dissesse que o Ayrton partia carros, porque os problemas apareciam muito mais no carro dele do que no Prost. Mas o Ayrton em 1988 não teve um único problema técnico terminal, será que em 1989 desaprendeu?
Compreendo ( não que as ache com um fundo de verdade ) insinuações que a Mercedes favorece o Rosberg.
Compreendia ( não que as ache com um fundo de verdade ) insinuações que em 1988 que a Mclaren favorecia o Prost.
Acho incompreensível que se insinue que em 1989 ( ano em que a relação Prost-Mclaren se deteriorou incrivelmente) se diga que o Prost foi favorecido por opções de equipa.
A minha interpretação: em 1989 o Prost apenas teve muito mais sorte com a fiabilidade (facto confirmado por Gordon Murray mais tarde) e claro que não foi por favorecimento, pois a McLaren e sobretudo a Honda até preferiam o Ayrton. Só que os problemas não surgiam por culpa do brasileiro, como sugeriam alguns, tal como agora na Mercedes não surgem por culpa do Hamilton nas largadas e/ou na questão dos motores partidos que levam a penalizações. É apenas uma questão de sorte… (e Rosberg tem tido muito mais sorte, tal como Prost em 1989…)
Minha interpretação: tentou dar a volta ao texto tentando dar outro significado ao que escreveu!
Leia o que escreveu das duas vezes e veja se fazem parte de um único pensamento!
Uma boca fileira: o HAMILTON se calhar foi muito feliz (sorte) nos anos anteriores
Olha… foi bom lembrar desses casos de 1989. Teve uma altura da época que os engenheiros deixaram de partilhar informações com os engenheiros do outro piloto, porque o Senna e muito bem suspeitava que havia sabotagem. Este ano com o Hamilton as coisas foram ainda mais à descarada, quando decidiram fazer uma troca de pessoal entro os dois pilotos. O pessoal que ajudou o Hamilton a ganhar no ano passado agora estão com o Rosberg, e quem estava com o Rosberg está com o Hamilton… e veio o Toto dizer que era a “rotatividade” para aumentar a aprendizagem. É tudo… Ler mais »
Ainda estou para ver onde vai encaixar ess teoria quando o Hamilton for campeão.
Muito bem Button, mesmo sem as novidades de motor, a chegar ao Q3, provando que a McLaren está a progredir efectivamente, embora não tão rapidamente como os fãs desejariam. Quanto aos restantes, tudo mais ou menos normal, com as equipas a estarem escalonadas pela sua valia actual.
As palavras do Vettel desmentem-na. Era esperado que a Ferrari ficasse a frente da RedBull, pelo que as equipas terem ficado escalonadas pela sua valia actual não será bem assim. Cumprimentos
Os oito primeiros qualificados, ficaram escalonados pela actual classificação no mundial de construtores.
Classificação no mundial de construtores que segundo a “percepção” dos próprios membros da Scuderia Ferrari, não corresponde à valia actual do carro. Cumprimentos
Eu estou-me nas tintas sobre o que eles pensam. Mais, já o conheço de ginjeira para perceber aonde quer chegar, mas para esse peditório, eu não dou.
A verdade é que a Ferrari vinha carregada de esperança porque trazia um pacote aerodinâmico que era suposto dar outro resultado. Há carros assim, difíceis na qualificação e melhores na corrida, amanhã vemos.
mt bem o button e o ocon
Tudo mais ou menos normal dentro do que tem sido a forma das equipas em qualificação, talvez com excepção da Ferrari, que esperava mais do que têm sido os seus sábados. Hamilton respondeu a Rosberg de forma categórica e vai ser necessário ao alemão sorte para chegar ao fim campeão. Verstappen, feitios à parte, com a experiência que tem, por oposição a Ricciardo, não deve nada ao australiano e hoje voltou a provar que Ricciardo tem que se esticar para o bater. A Ferrari voltou a desiludir na qualificação, desta vez ainda mais, devido às evoluçoes introduzidas. Veremos até que… Ler mais »