F1: Lewis Hamilton recorda passado de racismo e bullying

Por a 27 Setembro 2016 11:33

Numa entrevista à revista Complex, Lewis Hamilton recordou a infância difícil que sofreu em Stevenage, deixando claro que esses momentos apenas o tornaram mais forte e determinado para obter sucesso na Fórmula 1.

“Sofri com muito racismo no local onde cresci. Ter sido alvo de bullying na escola encorajou-me em definitivo. São feridas que te tornam mais forte”, avançou.

“O meu pai sempre me disse: ‘Diz o que tens a dizer na pista’, portanto desde o início que aprendi a dar as respostas em pista. ‘Deixa os teus resultados falarem mais alto do que qualquer coisa que tenhas para dizer. Não tens que dizer nada a estas pessoas’, recorda sobre os conselhos de Anthony Hamilton.

“Mas sabes, eu tinha miúdos a gritarem-me coisas, professores que me diziam: ‘Tu nunca vais ser um piloto de corridas, nunca vais conseguir nada’. Apenas para me tentarem pôr em baixo”.

O piloto da Mercedes disse que a reação hostil deixou-se ver quando ele começou a competir em eventos de karting espalhados por Inglaterra.

“Chegávamos aos eventos, o kart enfiado nas traseiras da mala, e todas estas pessoas tinham tendas e autocaravas e as melhores coisas, e nós éramos tão amadores, sabes? Eles não paravam o que estavam a fazer, mas todos olhavam. Todos os olhos estavam em cima de nós, como quem diz ‘o que é que eles estão a fazer aqui?’ Éramos a única família negra. E era assim em todos os fins-de-semana que nós corríamos”.

ASSUNTO TABU

Hamilton disse que chegou a ser avisado para evitar falar sobre questões raciais de modo a não melindrar patrocinadores e fãs, mas diz agora que sentiu que era importante falar honestamente sobre uma matéria tão importante.

“Estou neste desporto há muito tempo e quase todos me dizem para não entrar nesse assunto, ou não falar muito sobre ele. Mas sempre foi uma questão relevante. Olho para as coisas e sinto-as de uma certa forma. E para mim é importante que quando dizes alguma coisa, ou fazes alguma coisa, é pelas razões certas e da forma correta. Mas é difícil acertar e equilibrar a balança.”

O tricampeão do mundo explicou depois que é por isso que ele consegue desvalorizar as críticas que são feitas ao seu estilo de vida:

“Houve um período em que, na verdade, me importei com isso. Mas penso que com a idade, à medida que fui ficando mais velho, cheguei a um ponto em que não preciso de validação. Conheço o meu coração, e o que sinto. Sei o quanto trabalho no duro. Conheço os meus valores e o meu amor pela minha família. Sei quem sou e aproveito e tiro prazer da minha vida”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

É assim que deve ser… o que os críticos dizem não nos pode afectar.
É como a selecção portuguesa neste ultimo europeu. Vários jornais franceses e de outros lados a criticarem a selecção, viram os jogadores desmotivados por causa disso? Pelo contrário, deu ainda mais força para ganhar a taça. Isto deve ser assim no futebol, na F1 e em qualquer lado, até no trabalho e na escola. Não podemos nos importar com o que os outros dizem.

a41202813gmail
a41202813gmail
8 anos atrás

GO, 44 !

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado