Bernie Ecclestone revela o melhor piloto da história da Fórmula 1

Por a 13 Setembro 2016 11:52

Bernie Ecclestone é um homem de opiniões marcantes e muitas vezes controversas. Goste-se ou não da personagem, o certo é que o ainda presidente da FOM tem um longo historial na modalidade, como piloto, embora nunca tenha conseguido qualificar-se para um Grande Prémio (contam-se duas tentativas em 1958), como manager de pilotos (Jochen Rindt um dos mais conhecidos) e até como chefe da Brabham, equipa que comandou ao longo de 15 anos.

O britânico conhece os cantos à casa como ninguém e passou por praticamente todas as fases da modalidade, assistindo, obviamente, ao nascimento de muitas estrelas, e também à morte de muitos pilotos. Numa entrevista recolhida pela Top Gear, Bernie revelou a sua preferência neste campo:

“Diria que o meu piloto favorito foi o Jochen Rindt, porque éramos muito próximos, e éramos parceiros e amigos. Mas se me perguntares quem foi o melhor piloto de sempre… diria o Prost. O Schumacher teve muito a seu favor: a equipa e um companheiro que o ajudava. Durante um certo período, o mesmo aconteceu com Senna, enquanto Prost nunca teve esse luxo. Sempre teve concorrentes fortes, Senna e os demais. É difícil escolher um, mas creio que se tivermos em consideração todos estes aspetos teria que eleger Prost”, concluiu.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
17 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
dumberdog
dumberdog
8 anos atrás

Há que respeitar, embora o Ayrton Senna seja o melhor porque bateu o Prost com carros iguais e até inferiores.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

O Prost não precisava desses luxos, o luxo dele era o Balestre e as decisões politicas, isso sim é um luxo!
Mas a sério: Em 1993 tinha o melhor carro do pelotão, em 1989 ganhou da forma que todos já sabem, em 1985 tinha o melhor carro e em 1986 ganhou porque o pneu do Mansell estourou e teve que desistir. Foi um bom piloto mas não encaixa sequer no top 3, encaixa talvez no top 5.

RedDevil
RedDevil
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

e em 84 perdeu por 0,5 pontos… e em 90 perdeu “da forma que todos sabem”…
Embora eu não concorde com o Ecclestone… também não convem enviesar os argumentos…
Em 85 tinha o melhor carro (aceito… mas é discutivel) mas ganhou tendo como companheiro de equipa nada mais que Niki Lauda, em 86 ganhou com um carro inferior mas o melhor carro (Williams Honda) estava nas mãos de Mansell e Piquet e Senna não tinha o melhor carro mas tinha o melhor motor (Honda), em 89 ganhou da forma como perdeu em 90…

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  RedDevil
8 anos atrás

O Niki Lauda já estava em modo pré-reforma, ganhou em 1984 sim mas em 1985 já não lhe interessava nada. O que aconteceu em 90 foi consequência do que aconteceu no ano anterior, e terem mudado o lugar da pole para o lado “sujo” da pista.

jackspeed
jackspeed
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Boa tarde. Por acaso o meu amigo esta cheio de razao e vejo que e’ muito entendido do assunto. Em 1993 o Prost correu sozinho na Williams, nao tinha colega de equipa. Em 1989, ganhou na forma que todos sabemos, ou seja teve mais pontos que o Senna. Em 1988 o Prost conseguiu 105 pontos contra 94 do Senna, mas como naquela epoca so contavam os 11 melhores resultados dos 17 Grandes Premios, o Senna foi campeao ganhando 8 GP e com 3 segundos lugares, contra as 7 vitorias e 7 segundos lugares do Prost. Em suma o Prost teve… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  jackspeed
8 anos atrás

Pilotozeco de meia-tijela? Se era pilotozeco de meia-tijela como ganhou em 1984, foi o Prost que deixou não? Como disse acima em 1985 ele já estava com o pé mais fora que dentro, ganhou em 1984 por isso 1985 foi um ano de passeio antes de se reformar. Keke Rosberg? Em 1988, o Senna sabia perfeitamente que só os 11 melhores resultados contavam, por isso geriu o campeonato como quis, não teve mais pontos porque desistiu em diversos GP’s: Brasil, Monaco e Itália foram alguns. 1989 teve mais pontos, pois teve… era suposto era os pontos do Senna em Suzuka… Ler mais »

jackspeed
jackspeed
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Meio caro amigo. Obviamente que estava a ironizar quando classifiquei o Niki Lauda, mas voce nao percebeu. Agora se permite deixe-me esclarecer um pormenor em relacao ao final de 1989. A duas provas do fim, ou seja Japao e Australia, o Prost tinha 76 pontos reais (tinha conseguido 81, mas teve que deitar fora 5 pontos) e o Senna 60, o que significa que o Senna tinha que ganhar as duas ultimas provas e mesmo assim estava dependente de quantos pontos o Prost conseguiria. E agora como todos sabemos, no Japao aconteceu o que aconteceu, e no ultimo GP na… Ler mais »

can-am
can-am
8 anos atrás

Isso deve ser um piscar do olho ao Todt, e nisso o Ecclestone é mestre. É uma opinião e cada um tem a sua. Isto é como dizer quem foi o maior desportista de outra modalidade qualquer. São sempre opiniões. Para mim não podem comparar épocas diferentes e muito menos num desporto altamente tecnológico como este, em que é sempre difícil distinguir onde acaba a tecnologia e começa o desporto. E sempre assim foi. O piloto que mais gostei de ver foi um senhor chamado Jackie Stewart no início dos anos 70, talvez porque foi nessa altura que comecei a… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  can-am
8 anos atrás

Se é um piscar do olho ao Todt deveria ter dito que o melhor foi o Michael Schumacher, não?

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
8 anos atrás

Foi o Piquet, sem dúvida. Piloto e engenheiro que revolucionou a F1.

novaisorh-
novaisorh-
Reply to  sr-dr-hhister
8 anos atrás

Bom piloto e excelente desenvolvedor de carros, mas não o melhor da história…

RedDevil
RedDevil
8 anos atrás

para mim o melhor piloto foi…. o Major Alvega…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Entende-se a escolha, mas não concordo.

autof1
autof1
8 anos atrás

Com muito respeito por todos os pilotos de topo 80s/90s, Prost, Lauda, Nigel, Schumacher, Piquet, numa década onde existiram os melhores, Senna foi o melhor,tinha algo a mais, foi o melhor entre os melhores. na minha opinião.
cumprimentos

autof1
autof1
8 anos atrás

Fica uma pergunta para a historia, Prost/Senna com o FW15, quem teria sido o melhor???
Senna:

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  autof1
8 anos atrás

Pois. O Prost vetou a entrada do Senna na Williams em 1993… estava com medo.

*RPMS*™
8 anos atrás

Ecclestone tem direito a ter a sua opinião. Normalmente, quando se faz a eleição do melhor piloto de sempre por adeptos, ex-pilotos, membros das equipas, imprensa especializada, o Senna costuma ganhar. A maioria vota em Senna, mas há quem vote noutros pilotos e tem que se respeitar essas opiniões minoritárias também. Cumprimentos

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado