WRC, Sébastien Ogier: “A única coisa que quero é justiça”
Encontrámo-lo ontem em Berlim, a propósito da exposição dos 50 anos da Volkswagen Motorsport. Depois de ter regressado às vitórias no Rali da Alemanha, após seis meses sem vencer, nota-se que na luta pelo seu quarto título consecutivo não está sequer perto de estar tão feliz quanto a situação poderia antecipar. E porque não? Por causa das malfadadas regras que o obrigam a partir dois dias em primeiro lugar para a estrada, tendo sempre de ser ele a limpá-la. Como é lógico, ter um oportunidade de falar com Sébastien Ogier e não lhe falar disso era fazer mau jornalismo, mas até do lado do francês se sente que o assunto já o incomoda muito para lá dos efeitos que tem nos ralis:
“Sim, claro, a regra não é correta! Penso que as pessoas já perceberam que não quero falar demais nessa questão, até porque vai haver um reunião sobre isso, onde se irá encontrar, espero, uma solução melhor. É uma questão difícil, há muitas soluções possíveis, e para mim a única coisa que quero é justiça. Haver uma regra o mais justa possível. Todos nós sabemos que nos ralis é completamente impossível haver condições 100% semelhantes para todos, muda à passagem de cada carro, mas há muitas possibilidades que possam evitar que em 80% de um rali seja o mesmo piloto a abrir a estrada e a ter a desvantagem. Julgo que seria um grande ganho para o Campeonato se ultrapassássemos este assunto. Este assunto está na cabeça das pessoas em todos os momentos, é impossível evitá-lo. Tem uma influência enorme na performance e no resultado de toda a gente. Não há como fugir da questão quando sou questionado sobre a forma como me está a correr um rali. Toda a gente sabe que tentei sempre andar o mais depressa possível, e provei-o sempre que tive essa possibilidade nas PowerStage. Portanto, só que algo que seja aceitável, o mais justo possível. É só isso! O desporto será de certeza melhor. Com mais construtores a chegar, penso que mais jovens pilotos podem dar o salto e poder lutar com os melhores do WRC,. Hoje em dia já existem muitos pilotos com condições de vencer ralis no WRC, o que nem sempre sucedeu na história da modalidade. Por favor, só desejo poder lutar com condições similares. Se as regras mudarem, os ralis serão mais excitantes, em vez de ter apenas dois pilotos a lutar pela liderança só porque partir da 10ª ou 15ª posição na estrada. Talvez assim tenhamos, digamos, quatro pilotos a lutar pela liderança em cada rali…”
Martin Holmes c/José Luis Abreu
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Este assunto de ser ou não ser o primeiro na estrada já começa a ‘cheirar mal’, como se costuma dizer. Decerto haverão várias opções para resolver a questão de quem devem de ser os primeiros pilotos a passar nos troços pelo que espero que a FIA e, principalmente, a sua Comissão de Ralis, ‘arregace as mangas’ e resolva, de uma vez por todas, esta situação. Há alguns (muitos) anos atrás, TODOS queriam ser os primeiros concorrentes a passar nos troços cronometrados porque depois o piso ficava tão degradado que se tornava um tormento para quem vinha mais atrás já que… Ler mais »
Ou com muito menos, penalizar o lider apenas na primeira etapa. Isso de comparar com o passado tem muito que se lhe diga para além do piso, mesmo se não me lembro de pilotos quererem sair na frente nos mais sinuosos e tipicos ralis de terra. Ogier teve algum azar este ano na meteorologia (por duas vezes choveu no apenas no unico dia que não abria, ou seja, o ultimo dia e os seus parcos quilómetros de pec) mas acho que isto seria mais facil de resolver. Hoje temos pilotos que não estão longe de conseguir ganhar ralis sem terem… Ler mais »