FPAK Ralis: Não há vencedores absolutos!

Por a 8 Setembro 2016 12:44

“O ponto 5.4 do regulamento do Campeonato FPAK de Ralis não permite que a equipa mais rápida seja declarada vencedora do rali se correr numa viatura do grupo X5, e cumprindo o ponto 23.3 das Prescrições Especificas de Ralis de 2016 que apenas permite a existência de classificações por campeonato, a quinta edição do Rali Viana do Castelo teve quatro vencedores”. Foi esta a conclusão extrapolada da imensa confusão que foi o Rali de Viana do Castelo, que obrigou mesmo a retificações de comunicados. Já se sabe, a FPAK anunciou, ou ‘clarificou’ que dá a possibilidade dos carros do grupo X5 e R-GT poderem participar em todos os ralis do Campeonato FPAK e nos Ralis Regionais, vencer o respetivo grupo, mas não podem ser declaradas vencedores absolutos do rali, e foi exatamente isso que sucedeu em Viana do Castelo.

Como se sabe, Adruzilo Lopes venceu o rali, mas na verdade, oficialmente, isso não aconteceu. O que o piloto venceu foi o ‘seu’ rali, o R-GT, o mesmo sucedendo com o segundo classificado da prova, Carlos Fernandes, que foi o vencedor do FPAK Ralis no Rali de Viana do Castelo. Há um Campeonato absoluto no FPAK Ralis, mas X5 e R-GT não contam para o ‘totobola’.

Eis o comunicado do Clube Automóvel de Santo Tirso:

“O Clube Automóvel de Santo Tirso vem informar que o comunicado de imprensa relativo ao Rali de Viana do Castelo difundido no passado sábado, continha uma imprecisão relativamente à equipa vencedora da prova, pois, por lapso, foi referido que Adruzilo Lopes e Luís Lisboa foram os vencedores do rali, quando na verdade o que se pretendia era assinalar apenas que a dupla do Porsche 997 GT3 tinha sido a mais rápida no somatório dos tempos das provas especiais de classificação, depois de contabilizadas as penalizações.

Assim sendo, e porque o ponto 5.4 do regulamento do Campeonato FPAK de Ralis não permite que a equipa mais rápida seja declarada vencedora do rali se correr numa viatura do grupo X5, e cumprindo o ponto 23.3 das Prescrições Especificas de Ralis de 2016 que apenas permite a existência de classificações por campeonato, a quinta edição do Rali Viana do Castelo teve quatro vencedores. Carlos Fernandes e Valter Cardoso venceram no Campeonato FPAK de Ralis, Adruzilo Lopes/Luís Lisboa venceu o Campeonato Nacional de Ralis GT e garantiu desde já o título. Pedro Lago Vieira/João Aguiar foi a dupla mais rápida entre os concorrentes do Campeonato Nacional de Ralis Iniciados e garantindo também o título, ao passo que Cipriano Antunes / Mário Feio lograram vencer no Campeonato Nacional de Ralis Clássicos.

A todos os visados pelo lapso do comunicado inicial, o Clube Automóvel de Santo Tirso endereça as respetivas desculpas.”

Prescrições Específicas de Ralis 2016

Veja o Art. 23 – RESULTADOS – CLASSIFICAÇÕES das Prescrições Gerais dos Ralis:

23.1 – Determinação da Classificação Final de uma prova – a classificação é estabelecida adicionando os tempos reais obtidos nas PEC, a eventuais penalizações em tempo, aplicadas nos sectores de ligação, penalizações técnicas traduzidas em tempo, etc. A equipa que contabilizar o menor tempo será declarada vencedora e assim sucessivamente.

23.1.2 – Forma de pontuar para a classificação de um campeonato – o 1º condutor tomará o compromisso formal de conduzir ele próprio o veículo de prova durante as PEC. O 2º condutor/navegador poderá conduzir o veículo exclusivamente nos sectores de ligação. Caso contrário, a equipa será classificada na prova, mas não obterá pontos para a respetiva competição.

23.2 – Publicações das Classificações – serão publicadas da seguinte forma:

– Classificações Oficiosas – distribuídas pela direcção da prova, durante o decorrer de uma etapa.

– Classificações Parciais Oficiosas – no final de uma etapa.

– Classificação Final Provisória – pela direcção de prova, no final do rali.

– Classificação Final Oficial – classificação aprovada pelo CCD.

23.2.1 – Publicação dos resultadas das PEC – os resultados de cada PEC, bem como a correspondente classificação após as mesmas e ainda quaisquer penalizações expressas em tempo deverão ser disponibilizadas tão rápido quanto possível no quadro oficial.

23.3 – Publicação de resultados – apenas serão estabelecidas classificações por campeonato. Neste caso não haverá lugar a classificações absolutas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado