WRC: O rali perfeito para o ‘regresso’ de Ogier
Realiza-se no próximo fim de semana o Rali da Alemanha – a partir de sexta-feira, mais precisamente – a nona de 13 provas do WRC 2016, isto depois de se ter ficado a saber que o Rali da China não se irá realizar este ano. Este é o primeiro de uma série de ralis de asfalto, sem a China resta a Córsega, depois a Catalunha que maioritariamente de asfalto, mas é uma prova mista, pois tem igualmente troços de terra. Esta será a última edição em que Trier recebe o parque de assistência, o que significa que o Rali da Alemanha pode mudar significativamente em 2017.
Em termos desportivos, depois de seis provas sem vencer, Sébastien Ogier dificilmente dará hipóteses à concorrência, ainda que esta seja uma boa prova para perceber se este hiato de triunfos se deve somente à ordem na estrada nas provas de terra ou se há algo que terá afetado a sua concentração e consequentemente, prestação nos ralis. Falamos da gravidez da sua mulher, que entretanto já deu à luz o que pode ter descansado o francês. A ver vamos como lhe corre esta prova, mas em condições normais, Ogier é o grande favorito, ainda que nos últimos três anos este evento tenha tido três pilotos e três carros diferentes a vencer, 2013, Dani Sordo (Citroën DS3 WRC), 2014, Thierry Neuville (Hyundai i20 WRC) e 2015, Sébastien Ogier (Volkswagen Polo R WRC). Vamos ver também como se porta o novo Hyundai i20 WRC em asfalto, pois Dani Sordo e Thierry Neuville andam muito bem na Alemanha. Desta feita, não há Citroën oficial, simplesmente Stéphane Lefebvre vai realizar uma prova ‘supervisionada’, para adquirir mais experiência no seu terreno de eleição.
Os troços são o habitual na Alemanha, portanto aí os pilotos já sabem com o que contam, mas a meteorologia pode surpreendê-los. A região tem pequenos micro-climas que faz com que por vezes a chuva caia com grande intensidade, apenas em áreas pequenas, e isso mesmo pude comprovar no recente Eifel Rallye. Estava um sol lindo e 15 minutos depois choveu torrencialmente como nunca tinha visto e sentido na vida. Isto faz com que as escolhas de pneus sejam, por vezes, complicadas, nem de perto como as do Monte Carlo, mas quem tiver o melhor ‘homem do tempo’ – e a Volkswagen tem um português, o João Passos – pode tirar daí boa vantagem. Para este evento tanto a Michelin como a DMack homologaram novos tipos de pneus. Os novos Michelin foram desenhados especialmente para chuva.
Apenas 11 WRC são esperados em Trier, e presentes vão estar somente dois dos oito melhores pilotos do WRC2. Ambas as categorias, Júnior e Drive DMack terão também mais uma das suas provas, sendo que nesta última já não vai estar Bernardo Sousa, que decidiu terminar a sua carreira no WRC. Vão também marcar presença três Peugeot R2, cujos pilotos vão desafiar os homens da Citroën do WRC3. Entre os pilotos que não pontuam para o WRC encontram-se Teemu Suninen (Skoda Fabia R5), Pontus Tidemand (Skoda Fabia R5) e três Opel Adam R2 da ADAC Opel Rally Junior Team para Griebel, Ingram e Tannert. Hermann Gassner Junior irá protagonizar a primeira aparição de um Toyota GT86 num rali do mundial, exatamente dois anos depois do modelo ter sido apresentado à imprensa neste mesmo rali. Apesar duma lista de WRC e WRC2 bem distinta, por exemplo, do Rali de Portugal, a lista de inscritos é significativamente maior, e comporta 90 equipas. Em artigo à parte falaremos das diversas equipas.
Horário
Sexta-Feira, 19 agosto: 1ª Etapa
PE1 Mittelmosel 1 22.00 km 09:06
PE2 Moselland 1 23.38 km 09:44
service Service A – Messepark – 30 Min 12:37
PE3 Mittelmosel 2 22.00 km 13:58
PE4 Moselland 2 23.38 km 14:36
PE5 SSS Ollmuth 8.21 km 17:07
service Flexi Service B – Messepark – 45 Min 17:57
Total da etapa 98.97 km
Sábado, 20 agosto: 2ª Etapa
Service Service C – Messepark – 15 Min 05:32
PE6 Freisen – Westrich 1 14.73 km 07:15
PE7 Bosenberg 1 14.45 km 07:41
PE8 SSS Arena Panzerplatte 1 2.87 km 09:17
PE9 SSS Arena Panzerplatte 2 2.87 km 09:28
PE10 Panzerplatte Lang 1 40.80 km 09:46
service Service D – Messepark – 30 Min 12:30
PE11 Freisen – Westrich 2 14.73 km 14:28
PE12 Bosenberg 2 14.45 km 14:54
PE13 SSS Arena Panzerplatte 3 2.87 km 16:30
PE14 Panzerplatte Lang 2 40.80 km 16:48
service Flexi Service E – Messepark – 45 Min 19:12
Total da etapa 148.57 km
Domingo, 21 agosto, 3ª Etapa
service Service F – Messepark – 15 Min 21. 8. 2016 05:12
PE15 Dhrontal 1 14.79 km 06:13
PE16 Sauertal 1 14.84 km 07:42
PE17 Dhrontal 2 14.79 km 08:47
PE18 Sauertal 2 [Power Stage] 14.84 km 11:08
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI