Ralis: Elfyn Evans com futuro incerto
Líder do WRC2 desde as duas primeiras provas da temporada, depois de vencer os ralis de Monte-Carlo e da Suécia, Elfyn Evans parece ter chegado a uma encruzilhada na sua carreira, temendo-se que o último Rali da Finlândia tenha sido a sua última prova de 2016.
Apesar do comando, o início fulgorante do galês não tem tido continuidade desde então, com todas as seis provas entretanto decorridas a terem como vencedores pilotos que se encontravam ao volante de um Skoda Fabia R5. Ora, a despromoção de Evans do WRC para o WRC2 foi pensada precisamente para mostrar à concorrência que a segunda evolução do Fiesta R5 poderia ombrear contra as máquinas checas. E se Malcolm Wilson até admitiu que Evans poderia fazer algumas provas do WRC mais para o fim do ano, hoje essa hipótese parece mais remota. Neste momento, Teemu Suninen encontra-se a penas dois pontos de Evans, e tudo indica que a partir de agora terá caminho livre para vencer o campeonato, até porque Evans pode apenas pontuar por mais uma vez (contam os seis melhores resultados de sete provas), ao passo que o finlandês Suninen pode em contrapartida fazê-lo por duas vezes (ainda só cumpriu cinco eventos).
Mas Evans admite que nem esse último evento tem programado:
“Não tenho mais nenhum rali planeado, portanto este foi o meu último tendo por base a atual situação. Estou à espera de mais oportunidades. Não sou quem toma as decisões. Tudo o que tenho de fazer é manter a cabeça baixa, continuar a acreditar e esperar que as coisas resultem no final”.
O piloto admitiu depois que tem estado a negociar o regresso ao WRC em 2017, mas que as negociações caíram num impasse:
“Não é uma situação de alugar um carro. Nunca fui capaz de fazer isso em toda a minha carreira. Não tenho o dinheiro, nem o apoio para isso. Será um caso de encontrar o que puder. Vou esforçar-me e alguma coisa deverá surgir, espero”.
A única prova marcada para Evans até ao final do ano é a presença no Ulster Rally, evento do Campeonato Britânico que decorre de 19 e 20 de agosto. Malcolm Wilson confirmou que o futuro do piloto será decidido depois desse evento, no qual Evans pode conquistar o título:
“O Elfyn e o Craig [co-piloto] têm conduzido muito bem este ano e estão cheios de vontade de voltar a conduzir um carro do WRC. Neste momento, contudo, a atenção está em garantir o melhor resultado possível tanto no Campeonato Britânico, como no WRC. Depois de Ulster iremos avaliar os dois campeonatos e decidir que eventos lhes darão uma melhor hipótese de obterem um bom resultado”, concluiu.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI