Mazda aprofunda tecnologia SKYACTIV com sistema de vectorização do binário

Por a 14 Julho 2016 10:52

Depois dos motores e da plataforma, as tecnologias de controlo dos movimentos do veículo. É este o conceito que se encontra na base do SKYACTIV-VEHICLE DYNAMICS, com a Mazda a apresentar agora a sua primeira ramificação – o ‘G-Vectoring Control (GVC). Este dispositivo estreia-se na geração de 2017 do Mazda 3, gama que hoje inicia a sua comercialização no Japão, com o objetivo de aumentar a sensação ‘Jinba Ittai’ que a marca nipónica busca nos seus modelos, a conexão perfeita entre homem e máquina.

De acordo com a Mazda, o conceito G-Vectoring Control recorre ao motor para melhorar o comportamento do chassis e, com isso, incrementar o conforto em estrada.

“Trata-se do primeiro sistema a fazer variar o binário do motor com base nos inputs na direcção, controlando, assim, as acelerações lateral e longitudinal, e as próprias forças de desaceleração com vista à otimização da carga vertical em cada roda. Tal melhora a tracção, inspirando a confiança do condutor e aumentando o prazer de condução. O comportamento do carro aproxima-se das intenções do condutor, contribuindo para a redução das habitualmente necessárias correcções na direção, até mesmo aquelas que se fazem inconscientemente, reduzindo-se, com isso, a fadiga do condutor. E pela suavização das transições das forças, o GVC aumenta o conforto pela diminuição da oscilação do tronco”, pode ler-se no comunicado enviado, que acrescenta:

“A tecnologia beneficia todos os condutores, independentemente da sua experiência ao volante e numa ampla gama de situações, incluindo trajectos a baixa velocidade em meio urbano, viagens em autoestrada a alta velocidade, estradas sinuosas e mesmo durante manobras de emergência. Na verdade, o GVC é especialmente eficaz em superfícies mais ásperas (como por exemplo estradas não pavimentadas) ou escorregadias (devido à chuva ou neve), onde o sistema melhora significativamente a maneabilidade do veículo.”

Sendo um sistema assente num software, não há qualquer acréscimo em termos de peso, permitindo-lhe ainda ser compatível com qualquer tipo de veículo equipado com um motor SKYACTIV. Tal deixa antever que será introduzido em mais modelos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado