F1: Nico Rosberg admoestado pelos comissários do GP de Inglaterra

Por a 9 Julho 2016 20:21

Apesar da polémica em torno da qualificação de Lewis Hamilton, que ultrapassou os limites da pista durante a sua volta mais rápida, como se pode ver na imagem, foi antes o segundo classificado da sessão Nico Rosberg a levar um ‘cartão amarelo’ dos comissários de pista, que indicaram que o piloto abrandou em demasia logo após a sua primeira volta lançada.

Um comunicado da FIA lançado após a qualificação afirmava que o piloto teria que explicar o motivo para quebrar o Artigo 27.5 do Regulamento desportivo. Caso tivesse sido considerado culpado, Rosberg poderia receber uma penalização na grelha de partida, até porque Charlie Whiting enviou uma nota às equipas na noite de sexta-feira, referindo que o tempo máximo permitido entre as duas ‘linhas’ do safety-car é de 1m45.0s.

A ideia de ter um tempo máximo é limitar o risco de acidentes a conta de pilotos a guiarem demasiado devagar face a outros em voltas rápidas. Mas, de acordo com os tempos oficiais da sessão, depois de marcar um tempo de 1m30.724s na sua primeira volta lançada na Q1, o piloto alemão abrandou em demasia na volta seguinte, realizando uma marca de 2m26.444s antes de procurar novamente realizar uma volta rápida.

Apesar de outros pilotos também terem sido mais lentos na sua segunda volta, nenhum abrandou tanto como Rosberg. Os comissários decidiram não penalizar o piloto alemão depois de este transmitir-lhes que procurava arrefecer os pneus antes de tentar uma nova volta mais rápida, e não regressar às boxes.

“O carro 6 não se encontrava a regressar às boxes quando o tempo foi obtido entre as linhas do safety-car”, diz o segundo comunicado.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
8 anos atrás

Outra anedota. Se fosse para rumar às boxes, era “crime”, mas como era para continuar em pista, já está certo. Mas não era mais fácil o piloto atrapalhar alguém ao manter-se em pista demasiado devagar, do que ao dirigir-se para as boxes?
Tenham decisões coerentes, é o mínimo que se pede. E se essas decisões prejudicarem o nosso (de cada um) menino querido, temos pena, mas as regras são para cumprir por todos.
PS: para quem tem dificuldade em perceber o que eu escrevo, NÃO, não acho que o Rosberg devesse ser penalizado por isto.

V8_scars
V8_scars
Reply to  Pity
8 anos atrás

Nem mais, deve ter sido chamado só para o pressionar, já noutros grandes premios vimos situações parecidas com autênticas chicanes moveis e nunca se levantou a questão.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Os comissários comtinuam a decidir conforme, ora retiram o tempo por exceder os limites da pista, ora deixam passar, é conforme lhes dá na veneta.

mariojscosta
mariojscosta
8 anos atrás

Ontem na transmissão televisiva da qualificação havia uma grande discussão sobre as curvas em que os pilotos passassem fora de pista com as 4 rodas o tempo era retirado. a discussão era porque havia uma curva em que os pilotos podiam sair com as 4 rodas e o tempo não era retirado por isso não sei se a curva da foto onde o Lewis Hamilton saiu é a dita curva

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado