OPINIÃO: Ordens de equipa são muito más para a Fórmula 1

Por a 4 Julho 2016 11:34

O Grande Prémio da Áustria de 2002 está marcado como um dos pontos mais baixos na história da Fórmula 1, quando Rubens Barrichello foi ordenado parar para ceder a vitória a Michael Schumacher, e é irónico que seja novamente no GP da Áustria, 14 anos depois, que se volta a falar com veemência de ordens de equipa.

Toto Wolff produziu ontem uma declaração interessante em que dizia: “a minha ingenuidade levou-me a pensar que tinham aprendido a lição, e que não iria suceder novamente, mas aconteceu”.

Referia-se, claro está, a mais um acidente entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, em que por muito pouco não se repetiu o sucedido em Espanha, quando os dois pilotos da equipa se eliminaram mutuamente. Compreendem-se as razões de Toto Wolff, mas a verdade é que esta é uma questão com resolução muito difícil quando na sua equipa estão os dois únicos pilotos que lutam pelo título. É quase impossível pedir a dois pilotos de F1 que pensem primeiro na equipa do que neles próprios quando a F1 é, valha a verdade, um desporto individual, mesmo que para um vencer, tantos trabalhem. Quem se preocupa quem vence o Mundial de Construtores? As estatísticas e hoje em dia o Marketing das marcas. É importante para estas poderem dizer que foram campeãs, mas para os adeptos isso vale muito pouco.

A Mercedes até pode impor ordens de equipa daqui para a frente, mas a repercussão que isso vai ter junto dos adeptos é ‘publicidade’ que a Mercedes não quer. A vantagem competitiva que a Mercedes tem é mais do que suficiente para que mesmo que aconteça novamente, em nada influa os resultados finais e a Mercedes deve ter isso em conta. Se a decisão for não impor ordens de equipa, como já sucedeu depois de Spa 2014, o espetáculo está garantido, pois com nove pontos a separá-los, o ‘stress’ dos pilotos vai manter-se nos píncaros.

Ron Dennis até se pode ter chateado muito durante as épocas de 1988 de 1989, quando Alain Prost e Ayrton Senna se digladiavam em pista, mas isso também ajudou a elevar a F1 em geral e a McLaren em particular a níveis que sem as polémicas nunca chegariam. Ninguém quer, a começar pelos pilotos, ordens de equipa. Senhor Toto Wolff, dê uma forte ‘responsa’ aos seus ‘meninos’, diga-lhes que isto não pode voltar a acontecer, senão… E depois pisque-lhes o olho e divirta-se…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
31 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
rui-barreto
rui-barreto
8 anos atrás

Bom comentário, especialmente n
o final….

Pity
Pity
8 anos atrás

Basta ameaçar um que não lhe renova o contrato e o outro, ou aos dois, que à próxima, o(s) despede(m) imediatamente, com justa causa.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Pity
8 anos atrás

Renovar contrato? Não… basta sabotar as peças do carro de um deles que isto vai logo ao sitio.

Não me chateies
Não me chateies
8 anos atrás

Então segundo eles a culpa é do Hamilton, porque deve manter as posições decididas nas boxes. Então que raio de tácticas tem a equipa para o líder isolado da corrida, que o prejudica claramente em relação ao seu maior adversário, que é o seu colega de equipa. Se estava à frente parava primeiro e não 11 voltas depois. Depois porque parou a segunda vez logo depois do Rosberg? Se tinha pneus com menos 11 voltas, arriscava chegar ao fim com eles como fez o Max e Kimi. Está visto que a mercedes está a fazer tudo para lixar o Hamilton… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  Não me chateies
8 anos atrás

Será que estão a descriminar o preto?

anotheruser
Reply to  ernie
8 anos atrás

Ele não é negro. O pai é, mas a mãe não. Logo não é negro.
Quer dizer, é mais ou menos..portanto é mulato.
Mas, como diz o Trevor Noah, todo o mulato passa a ser negro depois de atingir o sucesso.
Olha o Obama!

ernie
ernie
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

Caro anotheruser, eu estava a ser sarcástico em resposta ao comentário do mario. O pai é negro, a mãe não, não é negro, é mais ou menos, e logo quando eu estava á espera que voçê dissesse que ele é cinzento, sai-se com essa do mulato? Sei quem é o Obama, mas não faço ideia de quem é esse Noah, e se fizer uma busca, ainda me sai um profeta hebreu que tinha um barco cheio de bicharada. Quero lá saber de que cor é ele, não espero ser obrigado a casar com ele, e de boa vontade não caso… Ler mais »

anotheruser
Reply to  ernie
8 anos atrás

Se não encontrou nada sobre o Trevor Noah então tem o browser estragado…provavelmente também não lhe dizem nada “Jon Stewart”; “Daily Show”, “Stephen Colbert”, “John Oliver”, “Steve Carrell” ou “Samantha Bee” . Todos lançados no melhor programa do género desde sempre.

Quanto à sua referência musical… não falamos sequer a mesma língua, porque a minha geração é mais Pink Floyd,,.. e do mais recente acho que é globalmente mau e com tendência a agravar… com excepção a Tool, APC, Korn e 5FDP e herdeiros das velhas “desert sessions”.

Quanto ao Hamilton: há-de ser tetra-campeão.

ernie
ernie
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

Eu não disse que tinha procurado o Noah. Quanto à minha referência musical, foi o Ozzy Osborne (Black Sabath) que disse a frase “Who the fuck is Justin Bieber”, quando numa entrevista lhe perguntaram o que achava dele. Gosto de 5FDP, e gostei muito do concerto que deram em 2015 no Campo Pequeno, antes dos Avenged Sevenfold. Pink Floyd também gosto muito, o primeiro album que ouvi deles, é um bocadinho estranho para a maioria das pessoas, porque é muito diferente do que estamos habituados a ouvir, foi o melhor album de 1969 junto com Sargent Pepper’s Lonely Hearts Club… Ler mais »

gillesi
gillesi
Reply to  Não me chateies
8 anos atrás

O Hamilton parou primeiro na segunda paragem.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  gillesi
8 anos atrás

É verdade, logo ainda pior, não percebi a lógica da paragem.

noteam
noteam
8 anos atrás

Os Toto tem de tratar os seus pilotos como homens, o Rosberg merecia uma penalização bem forte, mesmo se a FIA acabou por não intervir, a Mercedes devia fazê-lo internamente. O Nico fez uma corrida fabulosa, foi o piloto mais rápido ao longo do fim de semana e viu o Safety car tirar-lhe uma vitória que seria brilhante, mas não se admite o que fez na última volta. Atitudes como esta só lhe podem dar um título sujo, nada mais do que isso, era isto que o Toto lhe devia dizer, não ter medo de apontar o dedo a quem… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  noteam
8 anos atrás

Rosberg fez o que aprendeu com o anterior colega de equipa, e a FIA agiu em conformidade como sempre deixou esse senhor impune. Quanto a ordens de equipa, creio que se limitarão a proibir luta directa em pista, deixando a qualificação e estratégia resolver o resto, de qualquer forma Hamilton deve sair prejudicado em virtude das penalizações na grelha que estão para vir, ou talvez não… De qualquer forma o que Rosberg fez não foi bonito, e era merecedor de penalização efectiva e não apenas 10 inuteis segundos e dois pontinhos na Superlicença. No entanto, nas corridas em que esteja… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  ernie
8 anos atrás

Pontos negativos por dizer a verdade?

Pity
Pity
Reply to  Não me chateies
8 anos atrás

mario, há muitos idiotas aqui que dão pontos negativos por tudo e por nada, até por corrigir uma afirmação do Ernie, como pode ver abaixo, eu levei com negativos. As pessoas não sabem usar os pontos. Nem todos os comentários que achamos certos merecem pontos positivos, nem todos os com que descordamos merecem negativos, mas temos que lidar com a estupidez alheia. (Ou deveria ter dito facciosismo?)

ernie
ernie
Reply to  Não me chateies
8 anos atrás

Nunca tinha reparado nos pontos, e não tinha reparado se não me chama a atenção. Mas como deve saber, quando se fazem insinuações e afirmações contra o Schumacher, os seus fans têm tendência a reagir. Aposto que todos se levantaram do maple e apuparam o Hamilton, para fazerem coro com todos os alemães que o apuparam ao vivo.
Já agora, permita-me que acrescente que lamento a condição actual do Schumacher, mas isso não muda nada a opinião que tenho dele em termos desportivos.

KAISER SCHUMI
KAISER SCHUMI
Reply to  ernie
8 anos atrás

Nem todos os fans do Schumacher apuparam Ernie 😉 A mim particularmente só me deu pena que o Nico não tivesse ficado fora dos pontos.

ernie
ernie
Reply to  KAISER SCHUMI
8 anos atrás

Há sempre uma excepção para confirmar a regra. A mim, não me deu pena ele ter ficado nos pontos, mas irrita-me que não lhos tenham tirado. Se ele tivesse ficado fora dos pontos, ia choramingar até nos afogar a todos, mas se lhos tivessem tirado, ele podia amuar, mas talvez o sonso percebesse que aquilo não se faz.

KAISER SCHUMI
KAISER SCHUMI
Reply to  ernie
8 anos atrás

Sim, concordo totalmente. Até porque aquilo foi mais que um mero apertão numa luta por posição: aquilo foi mesmo por maldade.

ernie
ernie
Reply to  KAISER SCHUMI
8 anos atrás

Vá! E não leve a peito aquilo que eu disse dos fans do Schumacher (ás vezes gosto de ver o circo a pegar fogo). Eu também fui fan dele até Adelaide 94, e depois nunca percebi porque o melhor piloto do seu tempo, tinha que recorrer a certo tipo de manobras. Podia perfeitamente ter sido o melhor do mundo sem manchas. Era o piloto que eu achava que ia dar luta a Senna depois de Prost, mas com lutas no braço e não nos bastidores, uma F1 dura com dois pilotos geniais, mas sem Suzukas de 89 e 90. Em… Ler mais »

KAISER SCHUMI
KAISER SCHUMI
Reply to  ernie
8 anos atrás

De modo algum levava a mal, até porque tem razão! Sou fã dele, mas não sou cego e tenho plena consciência que em alguns casos jogou sujo e noutras beneficiou de jogadas de bastidores do Todt. Ainda assim, considero-o o maior piloto de todos os tempos: frio, rapido, cerebral, inteligente. Mas o Senna foi sem dúvida o mais virtuoso que já vi. Afinal, “Deus conduzia pela mão de Senna”, certo? Quanto ao Hamilton, acho-o muito superior ao Rosberg e o mais rápido de todo o plantel da F1. Faz-me lembrar o Piquet ou o Hunt, com aquele estilo de condução… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  KAISER SCHUMI
8 anos atrás

De acordo em tudo, mas Schumacher ainda sobressaiu mais, pelo facto de ter passado por uma época em que a concorrência esteve nivelada um pouco abaixo tanto em pilotos como as próprias equipas, com isto não quero tirar-lhe valor em termos de talento e inteligência. Gostava de ter tido Senna mais uns anitos, porque certamente iríamos ter corridas do outro mundo e muito mais páginas na história da F1. Com respeito ao Iceman, digo-lhe que se o carro estivesse mais perto dos Mercedes e no minimo ao nível do RB, ele ia espevitar. Quanto ás insinuações com a espanhola, cuidado… Ler mais »

ernie
ernie
8 anos atrás

Piscar o olho aos pilotos depois de uma repreensão, parece que soa a “tudo bem, estava só a brincar”. Sou absolutamente contra as ordens de equipa, e é um facto que a vantagem pontual e técnica da Mercedes este ano, parece suportar algumas perdas de pontos com incidentes deste género, mas é preciso não esquecer, que o Hamilton já está à beira de penalizações na grelha por mudança de componentes principais. Ficou claro de quem foi a responsabilidade deste incidente, e o anterior não ficou assim tão claro como incidente de corrida. Rosberg já tem antecedentes, e parece evidente que… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  ernie
8 anos atrás

Ernie, o Wurz é presidente da GPDA, não um dos pilotos-comissários. Em cada corrida há um único piloto-comissário, desta vez calhou ao Donnelly.

ernie
ernie
Reply to  Pity
8 anos atrás

Tem razão. As minhas desculpas por ter misturado os dois no mesmo maple a verem a mesma televisão.
Cumps.

Ligier
Ligier
8 anos atrás

Aquela corrida marcou o inicio do dominio absoluto do Schumacher na F1 que durou 5 longos anos. E principio do fim da carreira do Rubens. Nunca mais teve motivação para disputar o título e também não mudou de equipa pois a Ferrari era na altura o melhor sítio para se estar. Mas não foi nenhuma surpresa especialemnte com Napoleão Todt aos comandos depois das manobras que fazia na Peugeot, nos mundiais de Ralies e Rally Raid e mesmo no grupo C.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

“a minha ingenuidade levou-me a pensar que tinham aprendido a lição, e que não iria suceder novamente, mas aconteceu”. Usa o termo “tinham”, como se a culpa tivesse sido também do Hamilton. Tá bem filho… O que tu queres sei eu. Acho que mais vale sabotares o carro do Hamilton, se tens assim tanto medo que voltem a chocar. Só que agora o Rosberg parece um fora de série porque tem o melhor carro sem problemas. Mas quando as outras scuderias começarem a aproximar-se, quero ver o Rosberg a ver-se aflito para mantê-los atrás de si, vai ter de fechar… Ler mais »

gillesi
gillesi
Reply to  Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Ainda não consegui perceber se o gesto do Wolff foi de chatice por terem batido ou desilusão por o Hamilton ter passado.

gillesi
gillesi
8 anos atrás

Quem é que se importa com o título de equipas? Assim de repente o que me ocorre são as equipas. Mediaticamente não tem o impacto título de pilotos, mas dá uma pipa de massa na ir para o cimo da coluna 2.

Uma piscadela de olho é manifestação de autoridade que deixa qualquer um tremer.

KAISER SCHUMI
KAISER SCHUMI
Reply to  gillesi
8 anos atrás

Para a maioria dos adeptos a marca/construtor que ganha é irrelevante. O que conta é o Mundial de Pilotos. Bem, talvez com a excepção da Ferrari.

KAISER SCHUMI
KAISER SCHUMI
8 anos atrás

Não me parece que a Mercedes caia nesse erro. Até porque nada garante que no calor de uma luta por posição, eles não mandassem as ordens de equipa à fava.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado