GTE-PRO: A batalha dos cinco exércitos
A categoria GTE-PRO tem grandes novidades para esta edição das 24 Horas de Le Mans, com cinco marcas presentes à partida, das quais a Ferrari, Porsche e Aston Martin participam regularmente no WEC, enquanto a Corvette regressa da América para defender a vitória do ano passado, mas desta vez traz com ela a Ford. O outro gigante de Detroit regressa oficialmente à prova com o novo Ford GT, para festejar o 50º aniversário da primeira vitória do Ford GT40.
A Ferrari, que este ano estreou o novo 488 GTB, tem dominado facilmente nas primeiras jornadas do campeonato. O carro italiano revelou-se fiável e rápido, apesar de ter sido estreado um novo regulamento técnico e da marca ter trocado o antigo 4.5 V8 atmosférico por um novo 3.9 V8 biturbo. Assim, os dois carros da AF Corse são os favoritos naturais à vitória, com a Ferrari a recorrer a um terceiro carro, inscrito pela equipa americana Risi Competizione, para melhorar as hipóteses da marca.
Se a concorrência no WEC tem estado aquém do esperado, a presença da Corvette Racing com dois carros pode servir para tornar a corrida mais interessante. A marca americana venceu o ano passado, aproveitando os problemas mecânicos da Ferrari, e o carro deverá manter a mesma fiabilidade, pois as principais novidades do C7.R são ao nível da aerodinâmica. A equipa americana já venceu as 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring este ano.
A Ford quer garantir que ganha à primeira tentativa neste regresso. A marca americana uniu esforços à Chip Ganassi Racing, que já ganhou várias vezes em Daytona mas nunca correu em Le Mans. Aos comandos da estrutura está o antigo team manager da Aston Martin, George Howard-Chappell, tendo a seu cargo nada menos que quatro carros. Depois de um início de temporada algo anónimo, a Ford conquistou a sua primeira vitória em Laguna Seca.
A Porsche e a Aston Martin poderão não estar tão competitivas este ano. A marca alemã participa com três carros, um com as cores da Dempsey-Proton Racing, de resto reativando a sua equipa de fábrica apenas para Le Mans, mas a versão de 2016 do 911 RSR é apenas uma evolução intermédia, à espera do modelo de 2017. A Aston Martin também está a queimar os últimos cartuxos com o Vantage e não deverá ser tão competitivo em GTE-PRO como em GTE-AM.
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