GTE-PRO: A batalha dos cinco exércitos

Por a 14 Junho 2016 14:56

A categoria GTE-PRO tem grandes novidades para esta edição das 24 Horas de Le Mans, com cinco marcas presentes à partida, das quais a Ferrari, Porsche e Aston Martin participam regularmente no WEC, enquanto a Corvette regressa da América para defender a vitória do ano passado, mas desta vez traz com ela a Ford. O outro gigante de Detroit regressa oficialmente à prova com o novo Ford GT, para festejar o 50º aniversário da primeira vitória do Ford GT40.

A Ferrari, que este ano estreou o novo 488 GTB, tem dominado facilmente nas primeiras jornadas do campeonato. O carro italiano revelou-se fiável e rápido, apesar de ter sido estreado um novo regulamento técnico e da marca ter trocado o antigo 4.5 V8 atmosférico por um novo 3.9 V8 biturbo. Assim, os dois carros da AF Corse são os favoritos naturais à vitória, com a Ferrari a recorrer a um terceiro carro, inscrito pela equipa americana Risi Competizione, para melhorar as hipóteses da marca.

Se a concorrência no WEC tem estado aquém do esperado, a presença da Corvette Racing com dois carros pode servir para tornar a corrida mais interessante. A marca americana venceu o ano passado, aproveitando os problemas mecânicos da Ferrari, e o carro deverá manter a mesma fiabilidade, pois as principais novidades do C7.R são ao nível da aerodinâmica. A equipa americana já venceu as 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring este ano.

A Ford quer garantir que ganha à primeira tentativa neste regresso. A marca americana uniu esforços à Chip Ganassi Racing, que já ganhou várias vezes em Daytona mas nunca correu em Le Mans. Aos comandos da estrutura está o antigo team manager da Aston Martin, George Howard-Chappell, tendo a seu cargo nada menos que quatro carros. Depois de um início de temporada algo anónimo, a Ford conquistou a sua primeira vitória em Laguna Seca.

A Porsche e a Aston Martin poderão não estar tão competitivas este ano. A marca alemã participa com três carros, um com as cores da Dempsey-Proton Racing, de resto reativando a sua equipa de fábrica apenas para Le Mans, mas a versão de 2016 do 911 RSR é apenas uma evolução intermédia, à espera do modelo de 2017. A Aston Martin também está a queimar os últimos cartuxos com o Vantage e não deverá ser tão competitivo em GTE-PRO como em GTE-AM.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado