Hyundai multada em 50.000 Euros na Sardenha

Por a 13 Junho 2016 13:14

Grande susto apanhou a Hyundai no final do Rali da Sardenha. Enquanto boa parte da equipa foi a banhos nas águas cálidas da ilha, Michel Nandan, Chefe da Equipa e Alain Penasse, Team Manager, tiveram que prestar declarações perante os Comissários Desportivos relativamente a uma infração aos regulamentos do carro de Thierry Neuville. E tiveram sorte, porque se o CCD tivesse feito jurisprudência, Neuville não teria ganho. Lembram-se do Rali de Portugal de 2007?

As janelas traseiras do carro do belga, e dos outros todos, claro, mas o que estava a ser verificado era o do vencedor, não estavam conformes com a ficha de homologação, e Nandan teve muito que explicar. O francês admitiu que houve um erro no processo de homologação, ao que parece o carro é homologado não como versão final mas como um protótipo e há ali ligeiras diferenças de gramas na forma como as coisas foram colocadas e por isso a Hyundai foi multada em 50.000 euros. As poucas gramas não fazem qualquer diferença competitiva, foi bom que a vitória de Neuville não tenha sofrido ‘contratempos’, porque ninguém ia perceber como 17 gramas no vidro esquerdo e 19 no direito iam mudar alguma coisa, mas recordam-se do que sucedeu com a Ford no Rali de Portugal de 2007? Nós recordamos… veja o texto a seguir publicado no AutoSport de 10 de abril de 2007:

“A PENALIZAÇÃO de cinco minutos atribuída a Marcus Gronholm, Mikko Hirvonen, Jari-Matti Latvala, Henning Solberg, Matthew Wilson e Gareth Machale no final do Vodafone Rali de Portugal, por decisão do Colégio de Comissários Desportivos, foi outros dos pontos quentes da prova portuguesa. Recorde-se que no final do rali, o espectro da desclassificação pairou sobre os seis pilotos que conduziam os Ford Focus WRC, mas o CCD acabou por somar ao tempo final de cada um dos pilotos cinco minutos de penalização, em virtude de irregularidades técnicas encontradas nos vidros laterais (esquerdo e direito) de policarbonato dos Focus preparados pela M-Sport, que não tinham os 3,5 mm de espessura regulamentares, mas apenas 3 mm, o que, em termos práticos, significava que pesavam menos 10 gramas. Para além disso, com uma espessura inferior, tecnicamente, é possível que os vidros possam abrir uma pequena frincha e com isso ajudar no arrefecimento de alguns componentes. Mas, a verdade, é que não foi o peso, nem esta vantagem técnica que levou o CCD a tomar posição baseada nos relatórios dos comissários técnicos, mas antes o facto das equipas entretanto sancionados, «não terem cumprido o regulamento». Para a equipa Ford, que prometeu já abrir um inquérito interno ao caso, nomeadamente, ao nível do construtor e fornecedor das janelas do Focus, «ficamos muito desapontados por percebermos que cometemos um erro», adiantou Malcolm Wilson, o director da M-Sport que preferiu guardar outros comentários para quando tiverem sido finalmente apuradas as responsabilidades do erro.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
avro
avro
8 anos atrás

Caro José Luís Abreu: pretendo apenas chamar-lhe a atenção de que “grama” (unidade de medida de massa) é masculino. Se usar o feminino, como fez para falar da irregularidade dos Hyundai, está a referir-se a relva… Cumprimentos.

últimas Newsletter destaque
últimas Autosport
newsletter-destaque
últimas Automais
newsletter-destaque
Ativar notificações? Sim Não, obrigado