Rali da Sardenha: 44 km de Monte Lerno ‘baralham’ luta da frente

Por a 11 Junho 2016 10:17

E eis que às 10h00 do terceiro dia de competição os pilotos enfrentam a temível classificativa de Monte Lerno, cujos 44,26 km a tornam na mais longa do Rali da Sardenha, e que este ano utiliza uma mistura de novas estradas, percorridas do lado oposto ao utilizado o ano passado. Tudo para baralhar os concorrentes e apimentar a luta entre todos. Há ainda o famoso ‘salto Micky’, uma espécie de Fafe em versão italiana, e que muitas vezes separa os homens dos meninos…

Quanto a tempos, surpresa em todos os quadrantes. Mads Ostberg, por exemplo, passou de uma assentada de quinto para potencial terceiro, ultrapassando Andreas Mikkelsen e colocando-se a apenas três décimos de segundo de Sébastien Ogier depois de marcar o tempo mais rápido nesta PEC12. O norueguês da Volkswagen encontra-se, no entanto, logo atrás, e depois de ter sido 5,3s mais rápido que o colega de equipa, está agora a apenas 3,2 segundos do tricampeão. A luta promete entre estes três…

No comando, Jari-Matti Latvala, que se encontrava a pouco mais de nove segundos de Thierry Neuville, ficou a 2,0s do melhor tempo na especial de Mads Ostberg, enquanto o belga perdeu 8,8s. Ou seja, 6,8s para o segundo classificado Latvala, com a diferença entre ambos na geral a ser encurtada para meros ‘2.9s’. Quente, muito quente, sem dúvida…

“Nada mau. Uma boa classificativa e escolha de pneus. Algum stress na zona de montagem dos pneus. Mas optámos por dois pneus duros à frente e dois macios na traseira no último segundo, depois de termos visto que o Ogier levou quatro macios”, disse Ostberg, satisfeito por ter sido 9,5s mais rápido que Mikkelsen, e por ter escolhido levar consigo três pneus duros e dois macios. Ogier Mikkelsen e Sordo levaram cinco macios, ao passo que Latvala, Neuville e Camilli levaram cinco pneus duros, estratégias bem diferentes de acordo com a ordem de partida, como se pode verificar.

“Quando és o primeiro a partir para a estrada não tens outra hipótese senão iniciar o troço com pneus macios. Na nossa posição é uma obrigação”, referiu Ogier.

“Dei tudo o que tinha. Foi uma boa especial, sem erros, mas talvez tenha sido demasiado cauteloso perto do fim. Foi difícil manter um carro numa trajetória limpa”, explicou Neuville. Já Latvala queixou-se da traseira: “Mexeu-se muito e estava a ter dificuldade com a aderência dos pneus macios. Precisava em definitivo de pneus duros à frente, no entanto”.

Classificação:

SS12 Rali da Sardenha

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado