Rampa de Santa Marta recebe Nacional de Montanha Valvoline 2016
O Campeonato Nacional de Montanha Valvoline 2016, chega a meio da época com a realização da Rampa de Santa Marta, que se disputa este fim de semana em Santa Marta de Penaguião, com organização a cargo do Clube Automóvel da Régua. São muitos os motivos de interesse para esta prova, cuja lista de inscritos regista até à data a presença de 45 pilotos, que esperam que – pela primeira vez este ano -, a chuva esteja ausente das provas do Campeonato Nacional de Montanha Valvoline.
Dominador na Categoria 1 até esta data, Pedro Salvador vai mais uma vez tentar levar o seu Norma M20FC ao triunfo e cimentar a sua liderança no campeonato. Numa época em que estreia um competitivo Osella PA21S Evo, Rui Ramalho não tem tido vida fácil, com a sua adaptação à “barquetta” italiana a ficar condicionada pelas difíceis condições atmosféricas registadas neste inicio de campeonato. Com um excelente campeonato até agora, Paulo Ramalho vai tentar chegar mais uma vez ao pódio com o seu Juno CN09. Joaquim Rino e Nuno Guimarães, em BRC, completam a lista de pilotos desta categoria.
A Categoria 2 tem sido desde o início do campeonato uma das mais imprevísiveis no que diz respeito ao nome do vencedor. Na última jornada disputada na Serra da Estrela, o vencedor foi Edgar Reis em Porsche 997 GT3, que bateu José Correia em Nissan GT-R GT3 por uns infímos 27 milésimos de segundo. Este último chega a Santa Marta na liderança do campeonato, mas não terá vida fácil face a oposição do regressado António Nogueira em Porsche 911 GT2, – vencedor das duas primeiras jornadas -, e de Gonçalo Manahu em Porsche 997 GT3.
Pedro Saraiva (Mitsubishi Lancer Evo. IX), João Guimarães (Peugeot 206 RC) e Jorge Gonçalves (Fiat Punto), lutam também pelos primeiros lugares nesta categoria. Manuel Correia e o espectacular Ford Fiesta R5 são os líderes na Categoria 3, mas a oposição é muita e não deixa muito espaço de manobra a Correia, como se comprova pelo que se passou nas provas anteriores. José Pedro Gomes em Ford Escort WRC é o principal opositor do líder, mantendo a pressão a um nível muito elevado, como se viu na Serra da Estrela onde perdeu por muito pouco.
Luis Silva em BMW M3 E30 estará à espreita de eventuais deslizes para fazer bons resultados, como foi o caso na Rampa da Penha onde venceu, assim como Manuel Pereira em Mitsubishi Lancer EVO VI, que já mostrou que tem um bom andamento, numa categoria onde competem também entre outros Jorge Meira, Sérgio e Paulo Nogueira todos em Citroen Saxo e Pedro Cerqueira em BMW E30.
Grande dominador neste inicio de temporada, Luis Nunes espera nesta prova voltar a levar o seu SEAT Leon Cup Racer até ao topo do pódio da Categoria 4. O piloto transmontano tem surpreendido com excelentes tempos mesmo em termos absolutos e não tem dado hipótese aos seus adversários. Um dos favoritos no início da temporada, Joaquim Teixeira, não tem tido sorte ao volante do seu bonito Renault Megane Trophy V8, com o mau tempo e alguns problemas ao nível da caixa de velocidades e embraigem, a não permitirem ao piloto de Murça explorar as reais capacidades do carro.
À espreita de eventuais deslizes deste dois pilotos, vão estar Ricardo Gomes e Paulo Silva em SEAT Leon Supercopa, que já mostraram a sua rapidez nas provas anteriores. Também inscritos nesta rampa estão José Cerqueira e Francisco Marrão (SEAT Leon MKI), sendo de referir a chegada do espanhol Simon Martinez que vem animar esta categoria com um SEAT Leon MKI.
Vencedor na Rampa da Covilhã – Serra da Estrela, Flávio Sainhas leva o seu Ford Escort até Santa Marta de Penaguião e vai certamente voltar a lutar pela vitória na Categoria 5. Carlos Oliveira com um Porsche 911 SC, Parcídio Summavielle em Datsun 260Z, assim como Mário Mesquita em Datsun 1600 SSS, podem também ter uma palavra a dizer neste capítulo.
Com um início de época de grande nível, com duas vitórias em três provas e um andamento ao nível do “top dez” absoluto, Hélder Silva em BMW 323i, chega a Santa Marta como o principal favorito ao triunfo, onde vai contar com a oposição de Fernando Salgueiro em Ford Escort MKII. Salgueiro tem feito da regularidade a sua arma e depois de vencer na Penha, tem dois segundos lugares e detém a liderança do campeonato. Ausente na Covilhã, Martine Pereira regressa nesta prova com o seu Lola T70.
Na Taça Nacional de Clássicos Montanha 1300, Cândido Monteiro e José Pedro Figueiredo, vão lutar pelo triunfo ao volante dos seus Datsun 1200. Domingos Fernandes e o seu pequeno Autobianchi A112 completam a lista de inscritos.
Lista de Inscritos – CLIQUE AQUI
HORÁRIO
Sábado, 11 de junho
14:30 1ª Subida de treinos CNM
15:00 1º Subida treinos Regional
15:30 2ª Subida de treinos CNM
16:00 (Hora prevista) 1ª Subida Oficial Regional
16:30 (Hora prevista) 1ª Subida Oficial CNM
Domingo, 11 de junho
10:00 Subida de Treinos Livres CNM
10:30 2ª Subida Treinos Regional
11:00 (Hora prevista) 2ª Subida Oficial
11:30 (Hora prevista) 2ª Subida Oficial Regional
12:00 (Hora prevista) 3ª Subida Oficial
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI