Fórmula 1 estreia-se no Azerbeijão… mas já há polémica

Por a 9 Junho 2016 10:58

O Mundial de Fórmula 1 vai ter duas corridas consecutivas com a realização do GP do Canadá no próximo fim de semana e da corrida de Baku, no Azerbeijão logo na semana a seguir, o mesmo fim de semana das 24 Horas de Le Mans. Esta semana surgiu a questão dos direitos humanos naquele país e Bernie Ecclestone foi confrontado com a questão. Recorde-se que o Azerbeijão é criticado quase constantemente pelas instituições que defendem os direitos humanos, relativamente a prisões alegadamente arbitrárias, detenções por períodos indefinidos, agressões e tortura, e segundo a imprensa inglesa, o patrão da FOM foi confrontado com uma carta aberta da organização ‘Sport For Rights’, que a sua responsável, Rebecca Vincent, explicou: “Queremos que o Bernie Ecclestone fale publicamente da questão dos direitos humanos no Azerbeijão, o ano passado ele produziu algumas declarações que não ajudaram nada, o que parece ser da sua natureza”, disse. “Nós não queremos que a corrida seja cancelada, ou dizer às pessoas para não irem lá, mas pedimos ao Sr. Ecclestone que não dê força à repressão. O ano passado ele disse que não havia problemas no Azerbeijão e que as pessoas estão felizes, mas bastam cinco segundos no Google para ver que não é assim…”, disse Phil Bloomer, doutra instituição com o mesmo fundamento, defender os direitos humanos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cariocecus
Cariocecus
8 anos atrás

Que se fodam os direitos humanos, desde que haja dinheiro

MVM
MVM
8 anos atrás

Ha! Os únicos direitos humanos com que o Bernie se preocupa são os dele. Que importa que se corra num país governado por uma ditadura, desde que dê retorno? Se a Tailândia ou o Malawi pagassem bom dinheiro também havia lá grandes prémios, nem que fosse preciso tirar Monza ou Spa do calendário. Aliás, se fôssemos a analisar bem a qualidade das democracias dos países em que se disputam GPs, nem metade passava. Se os GPs dependessem disso, só se corria no Canadá, na Alemanha e na Bélgica – e mesmo assim com algumas dúvidas… «Direitos humanos é para os… Ler mais »

williams-f1-team
williams-f1-team
8 anos atrás

Discutir direitos humanos com o MR. Money?Sério?

Ligier
Ligier
8 anos atrás

Até que Ecclestone se reforme tudo é possível…até uma corrida na Coreia do Norte.

five
five
Reply to  Ligier
8 anos atrás

Por favor, não lhe dê ideias. 😀

V8_scars
V8_scars
Reply to  Ligier
8 anos atrás

Pelo menos lá as avenidas sempre são mais largas que este (apertado) circuito!

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Ligier
8 anos atrás

Ou então um GP na Siria com misseis a cair por todos os lados… não há problema, é apenas fogo de artificio.

gillesi
gillesi
8 anos atrás

Direitos o quê? Quando muito, se não puder de todo fugir do assunto, dirá que a F1 em a ver com corridas de carros e não com política. Aliás, vamos-nos deixar de hipocrisias, o último mundial de futebol de sub-17 foi lá (está certo que FIFA não é exemplo para ninguém) e recentemente organizaram os jogos da juventude, sem que se falasse em direitos humanos. Portanto, como dirá o Bernie, desde que paguem… Pessoalmente sou contra o GP da Europa porque a pista é uma merda, a qual e titulo de exemplo nem sequer 50 000 lugares sentados possui.

can-am
can-am
8 anos atrás

Bem isso dos direitos humanos é hipocrisia pura, mas em termos de pista isto parece uma aberração completa – pista que é ladeada por muralhas e castelos medievais !!!, quando a FIA enche a boca com segurança para aqui e para ali, exigindo tudo e mais alguma coisa a umas pistas…e homologa isto para a F1 !!! Como é possível – passagens estreitas entre muralhas. Nem no início do automobilismo há 100 anos ! Mais parece uma anedota. Não está em causa ser o país A, B ou C, o que está em causa é esta pseudo pista ! O… Ler mais »

racingmachine
racingmachine
8 anos atrás

Aquela passagem por entre a muralha já é mais apertada do que muitas vias de box. Ficará mais apertada ainda porque vão ter de colocar uma barreia ou arriscam-se a ficar sem muro em caso de acidente XD

F1 no Azerbaijão só mesmo com o Mr. E. Se montarem bancadas sequer, pelo menos metade vão estar vazias aposto.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

Direitos humanos? O próprio Bernie já disse que o Putin devia mandar na Europa, que quer que o Donald Trump ganhe as eleições e já deu inúmeras declarações que disse que a democracia é uma merd*, é óbvio que ele também deve ser a favor de países que são contra os direitos humanos. Desconfio que se fosse pela vontade dele um piloto que cometesse um erro levava 500 chicotadas em publico.

MAXLD
MAXLD
8 anos atrás

“It’s not personal, it’s just business”. Tal como os Jogos Olímpicos, Euros, Mundiais,… quem lucra são sempre os mesmos.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

É o mundo actual, o dinheiro está primeiro, mesmo que haja atropelos aos direitos humanos, precariedade, salários baixos, más condições e falta de direitos no trabalho, batem as notas e fica tudo para trás… É assim hoje em dia. Seja no Azerbeijão ou noutro país qualquer, o dinheiro fala sempre mais alto.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado