PEC12/Amarante: Meeke dita o ritmo

Por a 21 Maio 2016 12:58

Na primeira passagem pela maior especial do Vodafone Rally de Portugal, os 37.67 km cronometrados de Amarante, Kris Meeke voltou a fazer aquilo a que já nos habituou na prova lusa, vencer. Este foi o seu oitavo triunfo em 12 especiais, que mostra bem o ritmo fortíssimo que o piloto da Citröen tem evidenciado.

O britânico foi o mais rápido, com o tempo de 25m10.9s, colocando ‘em sentido’ a comitiva da Volkswagen, que ocupou os três lugares seguintes. Jari-Matti Latvala perdeu 7.5s, Sébastien Ogier cedeu mais 9s e Andreas Mikkelsen 9.3s. Na quinta posição ficou Dani Sordo, a 18.6s.

Terminada a secção de troços da manhã, na classificação geral do Vodafone Rally de Portugal Kris Meeke tem já 1m02.9s de vantagem sobre Sébastien Ogier. Andreas Mikkelsen, que após a passagem por Amarante ascendeu a terceiro, dista 1m15.7s de Meeke. Dani Sordo desceu para a quarta posição, a 1m20.6s do primeiro lugar e a 4.9s de Mikkelsen, estando assim a luta pelo terceiro lugar totalmente em aberto. Eric Camilli é quinto classificado.

Latvala é apenas sexto classificado na geral, piloto que ontem perdeu bastante tempo quando ficou sem direção assistida no seu Volkswagen. Logo atrás, em sétimo, encontra-se Mads Ostberg, que fez um esforço para concluir os troços da manhã, tendo ficado apenas com tração dianteira no seu Ford. Grande prova também a de Pontus Tidemand, que coloca o seu Skoda Fabia R5 no oitavo lugar da geral, sendo o primeiro WRC2. Martin Prokop é nono e Yazeed Al-Rajhi fecha o top 10.

Miguel Campos continua a ser o melhor português, ocupando o 18º lugar da geral, quarto no WRC2. Diogo Salvi é 20º no WRC2, tendo capotado o seu Skoda esta manhã. Apesar disso continua em prova.

De recordar que esta manhã Thierry Neuville abandonou a prova, tendo ficado com o seu Hyundai parado ao km 16 da especial de Marão, ao que tudo indica, devido a uma fuga de gasolina. Esta não está a ser uma prova fácil para a Hyundai, já que Kevin Abbring, que ontem tinha sido obrigado a abandonar, com a direção partida, hoje voltou em Super Rally, mas ficou parado ao km 3.2 na especial de Baião, a primeira de hoje.

Na parte da tarde os pilotos irão realizar as segundas passagens pelos troços desta manhã – Baião (18.66 km)  Marão (26.31 km) e Amarante (37.67 km).

Tempos ONLINE AQUI.

Declarações de pilotos após a PEC12:

Carro nº 1, Ogier/Ingrassia

“Foi bom, vim no limite e estou satisfeito pela forma como guiei. Não poderia ter feito melhor”.

Carro nº 2, Latvala/Anttila

“Sinto-me bem com os pneus duros atrás e os macios na dianteira. O carro fugia um pouco de frente, mas de um modo geral o comportamento foi bom”.

Carro nº 4, Sordo/Marti

“Sinto que talvez tenha perdido algum tempo a meio do troço. Havia pó, mas a aderência não era má de todo”Carro nº 5, Ostberg/Floene

“Tenho apenas tração dianteira, deve ter-se partido um semi-eixo no troço anterior. Foi uma boa especial feita apenas com tração à frente”

Carro nº 6, Camilli/Veillas

“Hoje sinto-me confortável. Temos boas sensações no carro e estamos satisfeitos”.Carro nº 7, Meeke/Nagle

“Muito bom. Foi uma manhã perfeita e estive mais descontraído do que ontem. Vou levar o carro de volta à assistência e depois quero repeti-lo ao fim do dia”.Carro nº 9, Mikklesen/Synnevag

“Tentámos seguir a um bom ritmo, mas o troço não estava tão como como os dois anterior e não consegui o que pretendia. Agora estamos desejosos que cheguem os da tarde”.Carro nº 14, Al Kassimi/Patterson

“Não tive problemas, mas há alguma coisa no carro que não está bem ao nível da tracção traseira. Vamos ver o que se passa na assistência”.Carro nº 16, Gorban/Korsia

“Não foi mau e posso considerar-me satisfeito com esta primeira parte do dia. Agora há que fazer algumas mudanças na assistência. Não fiz ‘piões’ porque tenho treinado muito!”Carro nº 21, Prokop/Tománek

“Foi bastante difícil, devido ao pó. Pude perceber porquê a frustração de Ogier. Não havia aderência e sem isso não consegui fazer trajectórias. Desolador”.

Carro nº 22, Melicharek/Melicharek

“Uma classificativa muito longa mas bonita. Não tive qualquer problema”.

Captura de ecrã 2016-05-21, às 12.54.25
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado