Incidente de corrida: FIA absolve Hamilton e Rosberg

Por a 15 Maio 2016 18:33

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Tal como se esperava, a FIA absolveu os dois pilotos do incidente que protagonizaram na primeira volta do GP de Espanha, que resultou no facto de ambos terem ficado fora da corrida, o que só por si já foi uma ‘punição’ forte. Arrancando da pole, Hamilton e Rosberg partiram bem, mas alemão chegou melhor à primeira curva e ficou na frente. Mas o tricampeão não se deu por vencido e foi bastante agressivo na tentativa de retomar a dianteira, e quando rumavam à curva quatro, Hamilton tenta meter por dentro na tentativa de ficar melhor posicionado para a curva, mas inesperadamente o alemão não só lhe ‘fecha a porta’ como o faz com uma velocidade bem mais baixa do que o inglês, que, surpreendido, vai à relva, perde o controlo do seu Mercedes, entra em pião e bate em Rosberg, com os dois carros a saírem para a escapatória de cascalho, terminando lai a sua corrida.

Os Comissários optaram por não penalizar ninguém, mas houve algumas razões para que os pilotos se tenham tocado, nomeadamente o facto de Rosberg ter uma configuração de motor que lhe valeu menos 17 Km/h naquele ponto do traçado e foi essa diferença tão grande aliada ao facto de Rosberg ter mesmo colocado o carro onde sabia que Hamilton ia tentar passar que causou o acidente. Em condições normais, Hamilton veria a porta fechada mas com tão grande diferença de velocidade, o choque foi inevitável depois de Hamilton perder o seu carro na relva.

Aos jornalistas, Hamilton disse que “Ele passou-me na Curva 1 e na Curva 3, ele sofreu uma desaceleração acentuada, porque cometeu um erro e partiu com uma configuração errada de motor. Quando me aproximei ele não estava na trajetória, mas depois guinou o carro para a direita, por onde eu ia. Eu estava 17 km/h mais rápido e não tive como evitar a colisão”.

Já Nico Rosberg revelou que “Estava ciente da situação quando o Lewis chegou muito perto coloquei-me na trajetória habitual para fechar a porta pois não ia deixar espaço mas fiquei surpreso que ele colocou-se ali também”, explicou, revelando também que tinha uma regulação de motor errada: “tinha uma configuração errada, não tinha potência e precisamos de porque isso aconteceu”, disse.

Mas foi Toto Wolff quem deu o esclarecimento mais completa: “Na saída da Curva 3 o Lewis tinha mais velocidade, o Nico estava mais lento e fechou a porta com uma manobra que parecia ser limpa, mas o Lewis também escolheu ir por esse lado, foi à relva e perdeu o carro. O Nico tinha uma configuração errada (de motor) e foi por isso que perdeu potência na saída da Curva 3, não tinha tanta energia quanto o Lewis e isso explica muito o que aconteceu. Havia uma discrepância na velocidade, e eles não tiveram tempora para reagir e o Lewis bateu no Nico”, completou Wolff.

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Pity
Pity
8 anos atrás

Estão aqui as declarações dos dois pilotos (espero que bem traduzidas): http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/livio-oricchio/noticia/2016/05/erro-no-ajuste-fechada-e-forcada-batida-de-hamilton-e-nico-em-detalhes.html Perante estas declarações, Rosberg foi burro, duas vezes. Foi burro porque errou com a história do botão, mas só acontece a quem lá anda, e foi burro porque fechou a porta, não levando em conta a diferença de velocidade entre os dois. Hamilton chegou mais depressa do que Rosberg esperava. Mais, Rosberg estava empolgado com as sete vitórias e queria continuar a ganhar (aspiração legítima), agindo de forma contrária ao que vinha afirmando (que sabia que a qualquer momento a sorte iria mudar). Aceita-se a decisão de não… Ler mais »

nuz18t
nuz18t
Reply to  Pity
8 anos atrás

Possivelmente o botao é usado naquela posicao para acalmar a furia dos motores da Mercedes na largada, digo eu!

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  nuz18t
8 anos atrás

Ou é mais uma das invenção do Toto Wolff para prejudicar o Obama das Bahamas e levar o coisinho ao colo.
Só que desta vez deu para torto porque só funcionou no arranque.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
8 anos atrás

Quero este “jornalista” despedido. Isto é português de vão de escada. Que vergonha!

lumman
lumman
8 anos atrás

“GloboEsporte.com perguntou a Rosberg se uma vez que a “strong manouvre”, para usar a sua própria definição para a brusca guinada à direita, fechando a porta para Hamilton, foi considerada legal pelos comissários, ele se sentia, então, à vontade para poder repeti-la da próxima vez em condição semelhante. O piloto alemão, a dois metros do repórter do GloboEsporte.com, visivelmente não gostou da pergunta. Uma ação daquelas sem punição dá carta branca para qualquer um defender-se segundo a mesma receita. É que se pode depreender da decisão dos comissários. Rosberg se limitou a dizer: “É uma decisão da FIA e não… Ler mais »

lumman
lumman
8 anos atrás

Pela NET – “GloboEsporte.com perguntou a Rosberg se uma vez que a “strong manouvre”, para usar a sua própria definição para a brusca guinada à direita, fechando a porta para Hamilton, foi considerada legal pelos comissários, ele se sentia, então, à vontade para poder repeti-la da próxima vez em condição semelhante. O piloto alemão, a dois metros do repórter do GloboEsporte.com, visivelmente não gostou da pergunta. Uma ação daquelas sem punição dá carta branca para qualquer um defender-se segundo a mesma receita. É que se pode depreender da decisão dos comissários. Rosberg se limitou a dizer: “É uma decisão da… Ler mais »

dakosta
dakosta
8 anos atrás

Em matéria de ultrapassagens, as regras são claras: Quando o eixo dianteiro do carro de trás, está ao lado do eixo traseiro do carro da frente, o piloto deve deixar espaço para o carro de trás.Ponto. Olhando a última foto, vê-se que a intenção do alemão era tudo menos deixar espaço para o colega.Ponto. Ora, perante esta evidência, os comissários deixarem impune esta perigosa manobra, estão a abrir um precedente, mas penso que esta decisão dos comissários, funcionários da FIA, que por sua vez precisam da Mercedes na F1, será caso único, sem exemplo.Ou seja, algum piloto duma outra equipa… Ler mais »

Cariocecus
Cariocecus
Reply to  dakosta
8 anos atrás

Good! Use your aggressive feelings, boy. Let the hate flow through you!

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dakosta
dakosta
Reply to  Cariocecus
8 anos atrás

Não faz sentido enviares para mim.Manda essa para o Lauda.

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