DTM arranca no próximo fim de semana
Hockenheim é o palco da primeira ronda do DTM em 2016, prova que tem lugar já no próximo fim de semana. Presentes mantêm-se as três marcas e os mesmos carros, havendo apenas um nome novo no plantel, no campo da Mercedes. Já as cores nacionais continuam a ser representadas por António Félix da Costa, piloto que conquistou a sua primeira vitória no ano passado e que se mantém na BMW Team Schnitzer.
Na Mercedes-AMG, o campeão em título do DTM, Pascal Wehrlein, sai do campeonato para avançar para a Fórmula 1, e o seu lugar foi ocupado por Esteban Ocon, sendo ‘emparelhado’ com o veterano Gary Paffett na equipa ART. A Mercedes-AMG é a única marca que muda completamente as quatro equipas de pilotos.
Na Audi, Adrien Tambay e Nico Müller trocam os seus respetivos lugares na Abt e na Rosberg. Miguel Molina e Edoardo Mortara ficam ambos na Abt, mas trocam entre a equipa 1 e a equipa 2. A única equipa que mantém a mesma dupla de pilotos é a Phoenix Racing, com os ex-campeões Timo Scheider e Mike Rockenfeller.
No calendário a novidade é o regresso do Hungaroring, substituindo a Motorsport Arena de Oschersleben. A BMW houve mexidas – três dos seus oito pilotos mudaram de equipa. Maxime Martin da RMG para a RBM, Augusto Farfus da RBM para a MTEK e Timo Glock da MTEK para a RMG. A Schnitzer é a única que mantém a dupla com Félix da Costa e o seu colega Martin Tomczyk, que assume o n.º 100 para festejar o centésimo aniversário da marca.
MUDANÇAS REGULAMENTARES
Em 2016 assistiu-se à introdução de novos regulamentos técnicos e desportivos, com o objetivo de se melhorar o espetáculo. O peso mínimo do BMW M4 DTM foi reduzido de 1120 para 1112,5 kg (adotando também uma asa mais larga), reconhecendo-se que o congelamento das homologações tem impedido a marca de desenvolver evoluções para acompanhar a concorrência.
Os lastros foram remodelados para passarem a ser aplicados nas corridas do próprio fim de semana, com base no resultado da qualificação, em vez de no resultado das corridas anteriores. Assim, de acordo com a diferença entre o melhor carro de cada marca na qualificação, com diferenças percentuais pequenas, os carros poderão ter que colocar ou retirar até 5 kg de peso, podendo cada marca acumular lastro até um peso total de 1140 kg. As performances dos carros ficam assim niveladas para cada prova.
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