Campeonato FIA Junior WRC arranca no Rali de Portugal

Por a 30 Abril 2016 09:53

O Campeonato FIA Junior WRC vai arrancar integrado no programa do Rali de Portugal. Inscritos ao volante de DS3 R3-Max idênticos e representando sete nacionalidades, serão 11 os pilotos que se irão enfrentar, com a ambição de conquistarem o volante de um WRC2, prometido ao melhor entre eles!

Organizado, pela terceira vez consecutiva, pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e pela Citroën Racing, o Campeonato FIA Junior WRC constitui um ponto de passagem incontornável para as jovens esperanças dos ralis. Depois de Sébastien Loeb ter inaugurado o palmarés da categoria em 2001, a maior parte dos seus campeões ilustraram-se ao mais alto nível nos ralis mundiais, sendo este ano exemplos os pilotos Craig Breen (Campeão em 2011) e Stéphane Lefebvre (Campeão em 2014) que evoluem no seio da equipa Abu Dhabi Total WRT.

Na mesma altura em que a Citroën Racing prepara ativamente o seu regresso oficial ao WRC, a deteção e a formação de talentos continua a ser tão importante como sempre o foi: “O envolvimento da Citroën Racing nas fórmulas de promoção está assente num objetivo: encontrar o próximo Campeão do Mundo,” lembra Marek Nawarecki, Responsável pela Competição-Cliente. “É, ao mesmo tempo, uma honra e uma enorme satisfação termos sido os escolhidos pela FIA para organizar, de novo, o Campeonato que constitui a ante-câmara do WRC. Tal como nas temporadas anteriores, será utilizado o DS 3 R3-MAX, modelo cujas performances e nível de fiabilidade o tornam num utensílio ideal para aprender o Campeonato do Mundo.”

Para o tiro de partida da temporada, são 11 as equipas inscritas no Rali de Portugal. De acordo com a regulamentação, todos têm menos de 28 anos, sendo a média de idades de 24,4 anos.

Entre eles, quatro nomes se destacam como favoritos: Ole Christian Velby, delfim de Quentin Gilbert em 2015, Martin Koci, que esteve no pódio final em 2014, bem como os experientes Simone Tempestini e Andrea Crugnola. Todos têm o sonho de colocarem um ponto final na hegemonia francesa reconhecida nas duas últimas temporadas. Entre os repetentes, Terry Folb sonha justamente com um destino semelhante aos de Gilbert, Lefebvre ou mesmo de Loeb, o seu patrão na equipa! Também presente no ano, Mohamed Al Mutawaa quer aproveitar a experiência adquirida para ultrapassar uma nova etapa na sua carreira.

Mas o bolo do plantel será constituído por rookies, como Vincent Dubert e Frédéric Hauswald, os dois primeiros classificados no Citroën Racing Trophy France 2015. Romain Martel completa a defesa tri-color, enquanto Lukasz Pieniazek representa a Polónia. Entre os sete países em liça pelo Troféu FIA das Nações, a Namíbia fará a sua estreia na competição, graças a Thilo Himmel.

O Campeonato FIA Junior WRC disputa-se em seis jornadas europeias: quatro em terra (Portugal, Polónia, Finlândia e Grã-Bretanha) e duas em asfalto (Alemanha e França). Todos os resultados contam para a Classificação Geral e o Campeão será recompensado com seis ralis no WRC2 2017 ao volante de um DS3 R5. À equipa vitoriosa no Campeonato respectivo, será proposta a exploração deste programa no WRC2.

OS INSCRITOS DE 2016

Ole Christian Veiby (Noruega)

Data de Nascimento: 17/06/1996 (19 anos)

Co-piloto: Stig Rune Skjaermoen

Equipa: Printsport

O benjamim do plantel pode também ser designado como o favorito ao título, pois terminou como Vice-Campeão em 2015, com uma vitória na Grã-Bretanha. Como espécie de aquecimento para o arranque da temporada, o piloto da equipa finlandesa Printsport venceu o WRC3 no Monte Carlo deste ano.

Vincent Dubert (França)

Data de Nascimento: 16/10/1992 (24 anos)

Co-piloto: Alexandre Coria

Equipa: AFC Racing

Fiel às fórmulas de promoção da Citroën Racing desde a sua estreia nos ralis, Vincent Dubert venceu o Citroën Racing Trophy France em 2015. Como recompensa por este título, beneficia do budget para disputar todas as seis corridas FIA do Junior WRC. Com somente três ralis mundiais de experiencia, tem tudo a aprender.

Martin Koci (Eslováquia)

Data de Nascimento: 05/04/1993 (23 anos)

Co-piloto: Lukas Kostka

Equipa: Styllex Motorsport

Terceiro do FIA Junior WRC 2014, a esperança eslovaca faz o seu regresso após uma temporada frustrante no WRC2. Um percurso semelhante ao de Quentin Gilbert no ano pasado, mas este último coroado com sucesso. Com uma sólida experiência do Mundial e do DS 3 R3, Koci é um série candidato ao título.

Lukasz Pieniazek (Polónia)

Data de Nascimento: 19/09/1990 (25 anos)

Co-piloto: Przemyslaw Mazur

Equipa: LP Rally Team

A disputar o Campeonato da Europa pelo segundo ano – ganhou recentemente a sua primeira prova na Irlanda – o jovem polaco descobre o Campeonato do Mundo e a condução do DS 3 R3-MAX. A fase de aprendizagem será inevitável!

Romain Martel (França)

Data de Nascimento: 18/09/1988 (27 anos)

Co-piloto: Vanessa Lemoine

Equipa: Trajectoire Racing

A poucos meses da idade limite para participar no FIA Junior WRC, Romain Martel olha para novos horizontes. Com uma grande experiencia no asfalto com viaturas como os S2000, disputou também algumas provas em pisos de terra, no quadro do Citroën Racing Trophy.

Simone Tempestini (Itália)

Data de Nascimento: 12/08/1994 (21 anos)

Co-piloto: Matteo Chiarcossi

Equipa: Keane Motorsport

Após ter iniciado a temporada no WRC2, o italiano volta ao FIA Junior WRC pelo terceiro ano consecutivo. Oitavo em 2014 e quarto em 2015, com uma vitória na Polónia, está agora em posição de lutar pelo título.

Mohamed Al Mutawaa (Emiratos Árabes Unidos)

Data de Nascimento: 02/12/1992 (23 anos)

Co-piloto: Stephen McAuley

Equipa: Abu Dhabi Racing – Accro Race

Depois de ter começado a sua carreira nas pistas, o piloto dos Emiratos distinguiu-se nas seleções organizadas pela Abu Dhabi Racing e Citroën Racing. Campeão de 2WD do Médio Oriente em 2014, disputou a seguir uma primeira temporada completa no FIA Junior WRC. Com esta experiencia, quer agora subir mais um degrau.

Frédéric Hauswald (França)

Data de Nascimento: 11/11/1990 (25 anos)

Co-piloto: Maxime Vilmot

Equipa: Trajectoire Racing

Inscrito em múltiplas fórmulas de promoção no início da sua carreira, o alsaciano venceu o Citroën Racing Trophy Junior em 2013. Após uma primeira temporada de aprendizagem no Citroën Racing Trophy, terminou atrás de Vincent Dubert em 2015. Chega também ele ao Mundial com o objetivo de progredir.

Thilo Himmel (Namíbia)

Data de Nascimento: 16/01/1991 (25 anos)

Co-piloto: Nico Swartz

Equipa: Hans Weijs Motorsport

Habituée nas provas do Campeonato da África do Sul, o piloto da Namíbia vai agora desconrir os ralis europeus. Felizmente que poderá contar com a experiencia de Hans Weijs e da sua equipa para progredir num contexto inédito.

Terry Folb (França)

Data de Nascimento: 26/05/1990 (25 anos)

Co-piloto: Franck Le Floch

Equipa: Sébastien Loeb Racing

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado