Red Bull testa nova ‘proteção’ no GP da Rússia
A Red Bull vai alinhar na primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio da Rússia com uma nova ‘proteção’ no seu RB 12. O capítulo segurança não foi esquecido, e as equipas continuam a trabalhar em soluções para o futuro da modalidade.
Em fevereiro, a Red Bull surgiu com esta proposta, em que a ideia passou por se anexar ao ‘Halo’ – proposta da Mercedes – material que combina vidro e carbono, criando assim uma proteção mais completa que o ‘Halo’ discutido até aqui.
Na altura o chefe de equipa da Red Bull, Christian Horner, explicou: “Obviamente que a proteção de cabeça é crucial. A Red Bull está a fazer outra proposta para uma cobertura que acreditamos que será uma opção segura. É mais uma cobertura que um Halo. Mas precisa de ser testada, o que esperamos que possa acontecer muito rapidamente.” Sê-lo-á agora no GP da Rússia.
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Sempre é um pouco menos foleiro do que o chinelo de enfiar no dedo da Ferrari
E protege melhor.
Realmente parece proteger melhor, mas e quando o vidro ficar todo sujo com os detritos de borracha e óleo que saia dos carros ou estiver a chover muito como o vão limpar? Aqui não dá para porem o sistema que limpa dessa sujidade as cameras de tv que os carros têm.
Será que vão pôr um limpa vidros nos F1?
Boa questão. São esses detalhes que têm de ser testados e bem testados, antes de avançarem com qualquer decisão.
metem aquelas películas dos capacetes, mas em modo gigante, e o piloto tem de os tirar, ao fim de 3 ou 4 películas tiradas, já estão à rasca do braço, tal é o tamanho do bicho. xD Agora falando a sério, acho que para detritos, chuva e outras coisa mais pequenas, podem cobrir o vidro de algo escorregadio, uma substância que impeça que a àgua e outros detritos adira ao vidro. Ou então algo na tecnologia de uma barreira electromagnética, se não me engano a Mclaren estava a testar algo deste género para os seus carros de estrada, para poder… Ler mais »
E também acho que a mclaren testou uma espécie de “barreira de vento”, basicamente cria uma barreira de ar, que desvia os pingos e outros detritos do vidro, é outra hipótese.
Podem por películas como nas viseiras, que sejam retiradas pelos mecânicos nas boxes, ou que os pilotos possam remover de algum modo, embora plásticos daquele tamanho possam ser um perigo para as entradas de ar.
Não me parece que as películas como as das viseiras sejam uma solução viável. Além desse risco de serem enormes e poderem tapar a entrada dos radiadores, acho que o piloto teria de pôr o braço numa posição complicada para conseguir descolar aquilo (partindo do princípio que levantava primeiro umas das pontas) e teriam de estar muito bem coladas para não descolarem com as deslocação do ar, o que ainda ia dificultar mais a acção do piloto.
O outro parece um chinelo, este parece uma tampa de uma sanita… F1 Ridícula
Os LMP usam, são retiradas pelos mecânicos nos pit-stop. As minhas dúvidas vão para a chuva.
Confesso que desconhecia isso, visto que não costumo acompanhar as provas do WEC, mas mesmo usando essa solução todos os sport-protótipos fechados têm limpa-vidros que lhes permite sempre limpar quando necessário e em caso de chuva.
Será que no caso da F1 com a película repelente a deslocação do ar iria ser suficiente para manter o vidro limpo?
Experimentem usar “Water Off” da Wurth nos vossos pára brisas e verão algo que é usado nas viseiras dos capacetes.
Para a água pode ser uma solução, mas para a borracha duvido que isso funcione, porque à velocidade que os carros rodam e à temperatura a que esta salta dos pneus, alguns bocados devem ser cola pura.
Na minha opinião, é uma ideia melhor que a ideia da Ferrari. Esteticamente porque é preferível os carros parecerem caças da 2.ª Guerra que chinelas havaianas, mas também em termos de protecção por prevenir projecção de pequenos detritos, e visibilidade por não ter pilar central. Resta saber a opinião dos pilotos, e talvez fosse boa ideia um teste com chuva, para testar a eficácia das películas repelentes nessas condições. Sabemos que funcionam nos capacetes, mas neste caso, a eficácia pode não ser a mesma. Concerteza serão feitos crashtests antes de serem tomadas decisões, inclusive a bolha. Entretanto talvez apareça mais… Ler mais »
Ideia da Ferrari não, ideia da Mercedes! A Ferrari é que se atreveu a testar, mas a ideia é dos estugardas.
RIDÍCULO!
A redacção do AS ainda está a dormir a esta hora – como de costume -, mas já vi imagens dos Red Bull com a protecção no motorsport.com e no formula1.com. Querem saber uma coisa? Não fica nada mal! É mil vezes preferível ao halo e resulta bem esteticamente. Pelo menos na minha opinião. Só visto de cima é que é pouco elegante, porque a barra de protecção é muito espessa, mas visto de perfil até dá um ar mais agressivo ao carro. Não me importo se este sistema for aprovado.
Deviam estar com problemas com o Google Translate