Equipas de F1 querem limitar pilotos a três motores por ano
Prolongando a sua obsessão com o controlo e redução dos custos, as equipas de Fórmula 1 querem agora limitar os pilotos à utilização de três motores por ano a partir de 2018. Reunidos para discutir as mudanças ao regulamento das unidades motrizes, os construtores acreditam que a melhor forma de reduzir custos e contribuir para a convergência da performance passa por reduzir o número de motores utilizados por época.
Os rumores indicam que cortar das atuais quatro (cinco sempre que existam mais do que 21 corridas) unidades por ano para três iria permitir às equipas-cliente unidades motrizes a troco de 12 milhões de euros por época — o objetivo inicialmente delineado pela FIA.
Uma ideia que começa a somar o apoio dos fabricantes, com a reunião marcada para o final do mês entre o Grupo Estratégico e a Comissão da Fórmula 1 a assumir-se como decisiva para que o plano entre em marcha.
“Digamos que neste momento estamos estabilizados. O próximo passo passa agora pela redução dos custos. Se não tivermos de reinventar um novo motor a cada novo ano conseguiremos diminuir o seu orçamento”, referiu o presidente da Ferrari Sergio Marchionne.
A Red Bull, que tem-se mostrado a favor do motor independente, diz não ver qualquer evidência de que as mudanças das regras poderão corresponder ao critério originalmente definido pela FIA.
“Para mim, o Jean Todt definiu um critério com quatro variáveis que o Toto Wolff, a representar os construtores de motores, teria que cumprir. Esses quatro aspetos passavam pela redução do preço para 12 milhões de euros, a sua disponibilidade para as outras equipas, a convergência de potência entre um rácio de 2% e o incremento do som. Todos eles não foram atingidos até este momento”, referiu Christian Horner.
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As corridas do WEC cada vez mais parecem corridas de sprint, as corridas de F1 cada vez mais parecem corridas de resistência
Não concordo. Cada piloto devia ter direito apenas a um motor, uma caixa de velocidades e um chassi por época, assim é que era. Se tivesse o azar de destruir o carro na primeira corrida, como aconteceu ao Alonso, não corria até final da época, e ponto final.
Modo ironia off.
Concordo plenamente!
Eu acho incrível que o actual regulamento não preveja a substituição do motor em questão, sem descontar ao total, por um “joker” válido por 4 corridas, uma vez que o motor destruído deveria cumprir mais 4 GP.
Sim, tem razão, afinal a substituição foi devida a um acidente, não a falha / cansaço do motor.
E meio motor por época?
O melhor é proibir tudo, motor, chassi, transmissão e pronto. Fica bem mais barato. As corridas eram feitas com os pilotos a correr a pé.
Ou então punham cavalos a puxar o carro, hahahaha.
Acho que ninguém vai querer o Bernie a puxar um carro. 😛
Nah, esse de cavalo não têm nada… É mais parecido com um jumento.
Isso mesmo! Arranca de uma vez os motores e todo o resto e deixa os carros iguais dos Flinstones e pronto! Problema resolvido
Isso já existe no Motors TV, O Simulador da IGN, corridas no PC.
As corridas de F1 passariam a ser virtuais, 22 simuladores com os actuais pilotos. Querem melhor futuro perante as novas gerações? Poupariam imenso dinheiro e ganhariam fortunas com um contrato com um qualquer simulador de corridas. Seria o fim do desporto automóvel.
A Mercedes foi a unica que no ano passado não foi penalizada por troca de motores! Devido a essas circunstancias não faz sentido reduzir de 4 para 3, quando se sabe que só a Mercedes vai cumprir.
Epah, e que tal proibir os pilotos de conduzir? Isto já cheira tão mal… Os V8 eram mais baratos mas muito mais…
Sim, eram mais baratos porque a tecnologia já estava mais que desenvolvida, exactamente por ter sido adoptada pela F1 e a indústria aproveitou muitas ideias e a pordução em massa ajudou a embaratecer a produção. A ideia (a boa ideia) de adoptar os V6 híbrido é a mesma coisa, a F1 ajudar a desenvolver a tecnologia mais depressa (a nível de performance e eficiência) e depois a indústria aproveitar esse trabalho feito e embaratecer os custos de produção para carros de estrada. É o mesmo esquema que está a fazer a Tesla, inventou várias coisas a n+ivel de eficiência de… Ler mais »
Que voltem os V12 turbo 3000cc. Custam 1/10 destes motores de enceradeira e eram um show