Ken Block: “Não estou onde quero estar neste momento”
A fazer a sua estreia a tempo inteiro no Mundial de Ralicross, Ken Block é um dos nomes mais sonantes do campeonato. Mas a primeira experiência na pista de Montalegre não lhe tem corrido de feição, como admitiu ao AutoSport.
AS: Como é conduzir com estas condições?
KB: Bom, é terrível! (risos) Tenho apenas 20 voltas nesta pista. É um traçado muito difícil e este é um carro totalmente novo. Hoje tivemos algum azar e condições difíceis. Não estou onde quero estar neste momento, mas é o primeiro dia aqui e o primeiro a guiar verdadeiramente o carro. Portanto é expectável. Ainda bem que o Andreas [Bakkerud] teve um dia melhor, o que é bom para a equipa. Mas preciso de um dia melhor amanhã [hoje].
AS: O que aconteceu na Q1 [uma saída de estrada quando liderava] foi consequência desses dois fatores: falta de conhecimento do carro e condições difíceis?
KB: Sim, na Q1 foi na verdade um erro de software. Eu estava a liderar o meu grupo e o carro, quando eu estava a acelerar, ficou com o acelerador preso. E eu estava a tentar travá-lo, mas o carro continuou a acelerar. Foi um erro de software e daí ter ido em frente. Foi uma grande falta de sorte, e embora tenhamos conseguido arranjar o problema, acabei por ficar em último. Mas as corridas são assim mesmo. Este [Ford Focus RS] é um carro totalmente novo, ainda estamos a desenvolvê-lo e estas coisas acontecem.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Rapidez não tem nenhuma, só serve para fazer vídeos e mesmo assim para uma manobra sair bem tem de repetir montes de vezes (basta olhar para as marcas de derrapagens). Quando se trata de competição, é a miséria que se viu no WRC e com certeza se vai ver agora no RX.
Que trauma existe em relação a este piloto… o homem entrou no WRC com 42 anos, fez 13 ralis, acabou 5 vezes no top 10 e os resultados são uma miséria? E ainda acreditam que algum piloto possa fazer um dos videos do Block à primeira? Quantas vezes os actores tem de repetir as cenas até á perfeição, muitas das vezes com duplos? Confudir videos com competição… enfim. A seguir ao McRae, Block foi o piloto que mais fez para que os ralis tivessem mais adeptos. E com 48 anos está ai, sem desculpas da treta como certos “campeões”.
Não é trauma nenhum, é uma interpretação minha dos factos, diferente da sua. Mas pronto, interpretando os ditos factos mais detalhadamente: que me recorde fez mais que 13 ralis no WRC e sempre com um World Rally Car praticamente de fábrica, com um orçamento que era tudo menos pequeno. Apesar disso, o melhor resultado que conseguiu foi um 7º lugar. O resto do tempo ou andava “aos papéis” ou às cambalhotas. Claro que deu mais mediatismo ao mundial de ralis, mas um verdadeiro adepto dos ralis, quanto a mim, está-se nas tintas para as “modas”, que foi o caso do… Ler mais »
Acreditar que este homem é bom no WRX ou no WRC, é a mesma que acreditar que um acrobata de circo pode ser medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de ginástica.
No entanto, é bom que ele ande pelo WRX, porque trás uma equipa com dinheiro e dois carros diferentes. Além disso, é inegável que ajuda ao espectáculo mesmo sem ser ele o principal protagonista, já que para isso era preciso que houvesse um Mundial de Pericias, ou Gincanas como preferirem.