WEC: Campeonato começa no domingo com 6H Silverstone

Por a 13 Abril 2016 12:00

Quem vai ganhar o Campeonato do Mundo de Endurance em 2016? Vai ser difícil de adivinhar. As três marcas presentes no campeonato estiveram muito separadas o ano passado, com a Porsche a manter a Audi a uma distância confortável, e a Toyota completamente fora do seu elemento. Mas este ano as duas marcas alemãs remodelaram profundamente os seus carros para a nova época, enquanto os japoneses criaram um modelo completamente novo.

A eficiência energética está mais na ordem do dia do que nunca. A Porsche já tinha um motor V4 turbo de baixa cilindrada, permanecendo na classe de 8 MJ de energia por volta, com o qual irá defender os títulos conquistados. Depois dos fracos resultados de 2015, a Toyota construiu um carro novo, o TS050 Hybrid, passando também para os 8 MJ por volta, substituindo o motor 3.7 V8 por um novo 2.4 V6 turbo, com abertura a 90 graus, mas o mais importante é que, enquanto a Porsche continua a utilizar sistema de recuperação de energia cinética para gerar eletricidade (KERS), a Toyota passa para as mais eficientes (mas também mais pesadas) baterias de iões de lítio. A Audi também adota esta tecnologia, semelhante à dos híbridos de estrada, em conjunto com o motor 4.0 V6 TDI, evoluindo para a categoria de 6 MJ.

Resta saber se as vantagens das baterias de iões de lítio vão dar à Audi e à Toyota a vantagem que precisam ou se o peso extra as vai penalizar na tentativa de derrotar a campeã em título Porsche. Este ano, as três equipas oficiais esconderam muito o jogo nos testes oficiais e vai ser apenas em Silverstone que a verdadeira performance vai emergir. Quanto à constituição das equipas, este ano, por motivos financeiros, todas as equipas acordaram em não inscrever um terceiro carro para Le Mans, pelo que não há grandes alterações à composição. Na Toyota, apenas o retirado Alexander Wurz dá lugar ao anterior piloto reserva, Kamui Kobayashi. Ao lado dos seis carros oficiais, vão também estar três LMP1 de equipas privadas em pista, dois da Rebellion Racing e um da ByKolles, a luta pelo título de LMP1 privados.

INSCRITOS

1 Porsche Team (Porsche 919 Hybrid) Timo Bernhard/Mark Webber/Brendon Hartley

2 Porsche Team (Porsche 919 Hybrid) Romain Dumas/Neel Jani/Marc Lieb

4 ByKolles Racing Team (CLM P1/01) Pierre Kaffer/Oliver Webb/James Rossiter

5 Toyota Gazoo Racing (Toyota TS050 Hybrid) Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima

6 Toyota Gazoo Racing (Toyota TS050 Hybrid) Stéphane Sarrazin/Mike Conway/Kamui Kobayashi

7 Audi Sport Team Joest (Audi R18) Marcel Fässler/André Lotterer/Benoit Tréluyer

8 Audi Sport Team Joest (Audi R18) Lucas di Grassi/Loïc Duval/Oliver Jarvis

12 Rebellion Racing (Rebellion R-One) Nicolas Prost/Nelson Piquet Jr./Nick Heidfeld

13 Rebellion Racing (Rebellion R-One) Matheo Tuscher/Dominik Kraihamer/Alex Imperatori

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado