Nova qualificação com voltas ‘agregadas’ em estudo na F1
Há um novo formato de qualificação em estudo! Bernie Ecclestone e Jean Todt parecem ter sido convencidos com uma nova proposta para uma qualificação ‘agregada’ em que os pilotos ‘juntam’ duas voltas em cada uma das três fases da qualificação, sendo esse somatório que ordena os pilotos. A ideia foi lançada, mas até 5ª feira vai ser discutida por quem de direito de modo a perceberem-se as nuances de todo o sistema porque pode haver questões que precisam de ser analisadas. A ideia parece boa, pois desta forma a pista estará garantidamente mais ‘povoada’, pois os pilotos têm que juntar as suas duas melhores voltas e isso pode acontecer em qualquer um dos momentos da qualificação, mas há que aguardar pois agora vai falar-se de pneus e muito mais pois há-de sempre haver quem encontre pontas soltas…
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O melhor, para já, era voltarem ao sistema de 2015. Depois, iam estudar e discutir outras soluções para 2017, mas com tempo. Podiam até arranjar um ou dois dias de testes, exclusivamente para testarem novos modelos de qualificação. Depois, adoptavam aquele que mais agradasse às equipas e aos pilotos, pois se agradarem aos mais interessados, certamente vão agradar ao público.
Qual era o mal do sistema que tínhamos até 2001? cada piloto tinha 4 sets de pneus e ele geria isso durante 1 hora.quem não se lembra daslutas em Schumacher e Hakkinen em imola 2000 e suzuka 2000?
Melhor ainda era voltarem ao que era antigamente. Não há falta de testes? Então qual era o problema em deixarem todos os pilotos terem à sua disposição uma muito maior quantidade de jogos de pneus, para que todos pudessem fazer inúmeras tentativas durante a hora da qualificação? Haveria sempre carros em pista e muitas oportunidades para todos melhorarem os seus tempos, mesmo que o tráfego atrapalhasse em algumas tentativas.
Então para isso acaba-se com a Q1 Q2 Q3 e faz-se só uma, é cada ideia patética que estes tipos têm!
É mais uma boa ideia…lol.
E ao fim de cada 1m30s é eliminado?
E se não tiver tido hipótese de fazer as duas voltas?
E os pneus atuais duram duas voltas de qualificação seguidas?
Estou a adorar isto: gostava de ver qualquer uma destas ideias a ser aplicada em Spa com tempo de chuva (com tempos de volta de 1m50s a 2m10s).
Tenho uma ideia melhor.
o Grupo Estratégico reúne sem qualquer proposta em cima da mesa e para votar apenas uma questão:
“é possível ter um resultado de unanimidade em alguma coisa?”
Pronto: está arrumado, acabam-se as reuniões, as telenovelas e fica tudo como está.
Se me tivessem perguntado há dois meses atrás: é possível piorar o estado de coisas na F1?
Eu responderia que não.
Todavia estes marretas conseguiram.
Assim o problema do Grupo Estratégico afinal são dois: quando não fazem nada e … quando fazem qualquer coisa.
Mais do mesmo, antes precisava de estar de cronómetro em punho, agora tenho de ter uma máquina de calcular.
Deixo este comentário que vi no Pitpass.com
“My family is happy , i don’t need to watch tv on a saturday anymore this summer. “
A única ideia de jeito que li, para uma alteração da qualificação, veio de um comentário no Gpupdate e era assim:
Dividiam os pilotos em dois grupos, conforme o resultado terceiro treino livre, vinte minutos para cada grupo, os cinco melhores de cada grupo, lutariam depois pela pole.
Não é uma ideia brilhante, mas bem burilada, até poderia ser interessante, mas como estava em 2015, ou como era nos anos 90, em que cada piloto tinha doze voltas, eram formas bastante justas.
A ter de mudar o sistema de qualificação (2015) fazia assim:
Q1 e Q2 – A média das duas melhores voltas de cada piloto.
Q3 – A melhor volta de cada piloto, independentemente de quantas voltas faça.
E dêem mais pneus para que os homens possam correr
O que propõem ainda é pior que em 2005, sistema de 2 voltas seguidas, que foi abandonado após 6 corridas. É pior porque é mais confuso e complexo, para aliviar a complexidade tenho de comprar live timing com a indicação das voltas em questão? Parece que com a versão gratuita nunca vamos perceber quem vai estar à frente.
Retiro o que disse, em 2005 já cometeram o erro de agregar 2 tempos de sessões diferentes, foi um falhanço e foi abandonado ao fim de 6 corridas. Agora querem regressar ao mesmo???