Felipe Massa: O testemunho de quem sentiu na pele a ‘questão’ segurança
Todos estamos lembrados do incidente de Felipe Massa (vídeo abaixo) no Grande Prémio da Hungria de 2009. Numa altura em que a segurança tem sido muito discutida na Fórmula 1, as opções que hoje têm sido faladas talvez pudessem ter evitado, ou minimizado, os danos então sofridos pelo piloto. O brasileiro veio agora comentar a questão e aponta a sua preferência: “Sou um grande defensor da segurança. Se pudermos salvar uma vida, ou se podemos ter um acidente que possa não possa ferir os pilotos, então eu sou a favor disso. Nas fotos que vi da Red Bull, com duas barras na lateral, talvez a visibilidade seja ainda pior. E parece um buggy. Se não estamos 100% certos do que vamos fazer, o Halo é algo que acaba por ser mais seguro. Se é melhor para a segurança e é preciso usar, então eu concordo, mas acho que precisamos de utilizar coisas que não afetem a visibilidade do piloto.”
Apesar de tudo, o piloto é perentório ao dizer: “Realmente não acho que precisemos de correr na Fórmula 1 apenas para arriscar a vida ou que estar em perigo seja bom para as pessoas. Não acho que seja por aí. É por isso que eu sou favorável à melhoria da segurança. Se é o Halo, se é o que precisamos para melhorar e aumentar… eu perdi um amigo na Fórmula 1”, afirmou recordando Jules Bianchi.
Já no seu caso pessoal, o piloto explica: “Acho que, se a mola atingisse alguma coisa antes de me acertar, certamente haveria menos impacto. O impacto seria muito menor. Depende de qual tipo de acidente sofremos.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
E se acertasse de raspão em algo e em vez de acertar de raspão junto à vista acertasse mesmo de frente, podia ter sido melhor ou podia ter sido pior, nunca se sabe ao certo, excepto se fosse mesmo fechado.
A solução proposta pela Red Bull pode ter mais área de protecção para o piloto, mas vais criar dificuldades adicionais a nivel de visibilidade, o vidro (ou plástico) frontal vai-se sujar rápidamente em corrida com o os bocados de borracha e outros detritos ou óleo que os carros eventualmente deitem, isto já para não falar de quando estiver a chover.
E depois, vão pôr também limpa-vidros nos Fórmulas 1 para resolver esta questão?