Toyota explica onde melhora com o TS050
A Toyota Gazoo Racing apresentou antes do início do Prólogo do WEC o TS050, a sua nova máquina para o Campeonato do Mundo de Endurance. Toshio Sato, responsável máximo da equipa japonesa, reconheceu que a temporada passada, com a tecnologia usada no TS040, não teve os resultados esperados e que era necessário passar para a classe de 8 MJ este ano para ter hipótese de ganhar corridas no WEC.
Hisataka Murata, responsável pelo desenvolvimento de motores no carro de LMP1, optou por desenvolver um novo V6 de 2,4 litros, aberto a 90 graus, com injeção direta e dois turbocompressores. A abertura a 90 graus permite baixar o centro de gravidade e acomodar melhor os turbos. Este motor consegue gerar 500 cv de potência, combinado a uma nova bateria de iões de lítio, do mesmo tipo que é usado nos carros híbridos de estrada da Toyota, para uma potência total que deve ultrapassar os 1000 cv.
Sato colocou os mesmos engenheiros da tecnologia de carros de estrada encarregados do desenvolvimento da bateria, para ampliarem os seus conhecimentos destas motorizações nos limites de utilização. Esta aprendizagem será depois usada nos futuros automóveis híbridos da Toyota.
Após o desenvolimento em simulador, Pascal Vasselon, diretor técnico da TMG, optou por criar um chassis completamente novo para lidar com o novo motor. Em particular, cada componente foi desenvolvido individualmente para cumprir com os objetivos na obtenção de um tempo específico por volta, obrigando a montar o motor-gerador à frente, a criar um novo sistema de refrigeração e a explorar novas opções na cinemática da suspensão e na aerodinâmica, reduzindo o desgaste dos pneus.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI