A Mercedes não ganhou, a Ferrari é que perdeu
Não restam grandes dúvidas que a Mercedes mereceu ganhar o Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, mas é também verdade que foi mais a Ferrari que perdeu a corrida do que a Mercedes fez para a ganhar. Basta ver a forma como a equipa B da Ferrari, a HAAS chegou ao sexto lugar na sua estreia, com um estratega, Ruth Buscombe, ‘emprestado’ à equipa norte-americana, para perceber o que a Ferrari devia ter feito e não fez.
Até à interrupção da corrida, não houve dúvidas, os Ferrari realizaram uma partida bem melhor e destacaram-se ambos na frente, com Vettel a conseguir um avanço de cerca de quatro segundos. A interrupção dá-se na janela possível de utilizar pneus médios até final, e o próprio Lewis Hamilton provou-o ao ir às boxes na volta 16. Mas este caso era normal, pois estava atrasado e tinha que fazer qualquer coisa para alterar o rumo das coisas, mas o facto de Nico Hulkenberg, Sergio Perez, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen, terem feito o mesmo indicava que era possível.
Mas a Ferrari não achou e preferiu mandar Vettel para a pista após a interrupção com os mesmos pneus super macios, deixando claro que teria de parar novamente. Aqui há que dizer que durante a interrupção as equipas não sabem o que as outras vão fazer. Projetam-no, mas não sabem ao certo. Neste jogo de ‘poker’ a Ferrari teve mais medo que a Mercedes, pois ao manter os mesmos pneus impedia que os possíveis ataques dos adversários numa pista complicada para ultrapassar fossem bem sucedidos. Mas o que aconteceu foi que com pneus médios, Rosberg logrou manter Raikkonen atrás de si com super macios, e Vettel nunca conseguiu recuperar o tempo que precisava para os Mercedes. A cada volta que passava os pneus médios faziam cada vez mais sentido, e os super macios perdiam eficiência. Portanto, a corrida decidiu-se na estratégia escolhida. De qualquer modo, ninguém sabia se resultaria ou não.
O que ficou a saber-se é que a introdução de um terceiro composto de pneus vai baralhar muito as coisas durante o ano e quanto mais equilibradas estiverem as coisas entre as equipas, melhores corridas teremos. É isso mesmo que todos queremos.
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Na notícia uma má informação o Nico na paragem antes da bandeira vermelha montou pneus soft e não médios só com a bandeira vermelha é que mudaram a estratégia porque até esse momento a estratégia para ele era diferente. E quanto ao Hamilton a estratégia só foi aquela porque ele não conseguia passar o Max porque numa comenicacao radio ele diz a equipa que tem de mudar alguma coisa na estratégia é mesmo assim quando o Hamilton parou antes da bandeira vermelha o Vettel já o tinha passado por isso tinha ficado com mais de 22/23 segundos de vantagem.
Não não, quem ganhou fui eu e as outras perderam todas.
Basicamente a Mercedes tem é de trabalhar muito bem as largadas, ou arrisca-se a ser surpreendida muitas vezes pela Ferrari. O arranque deles (dos dois !!!) foi tão perfeito que atá parecia que tinham launch sistem activo ! (nunca vi 2 monolugares terem um arranque tão perfeito em simultâneo, desde que essas ajudas oficialmente foram abolidas. Terá a Ferrari algum sistema secreto neste campo ? Cabe à Mercedes investigar e responder. Começa a fazer sentido porque é que os italianos não foram para o final da Q3 ! Eles tinham alguma coisa na manga: E era verdade como se veio… Ler mais »
Todos saíram relativamente bem e iguais aos dois homens da Ferrari, os Mercedes é saíram mal principalmente o Hamilton, por isso não entendo a teoria de sistema secreto… Concordo consigo na parte em que refere que se os Mercedes não perdessem os lugares no arranque o mais certo era Ferrari não conseguir passar por eles em corrida, não por falta de andamento mas sim pq a pista em si não permite muitas ultrapassagens, como constatamos na luta entre Vettel e Hamilton no final onde Vettel estava mais rápido e não conseguiu passar. Na próxima corrida corrida acredito numa grande luta… Ler mais »
Um facto algo esquecido por aqui,o Vettel não conseguiu ultrapassar o Hamilton porque também cometeu um erro crasso,não se tratou apenas da pista em si.
Estava arriscar para passar nessa volta, pois sabia se conseguisse sair mais perto na ultima curva seria muito mais fácil conseguir passar.
Não deixa de ser um erro.
Os tipos da Sky Sports F1 acham que a embraiagem dos Mercedes aquece em demasia quando existem problemas no procedimento habitual de partida.
Testes da GP3 no Estoril e para variar o AS.pt anda dormir sobre o assunto.
A Mercedes teve a vitória perfeita: 1º e 2º, e ainda deixou a ideia que ganhou sem dominar….
Ninguém critica….ninguém pede para alterar as regras….ninguém pressiona para que sejam prejudicados, em nome do interesse do campeonato. Hoje na F1, o segredo para se poder dominar muitos anos, é consegui-lo sempre apenas pela margem mínima….
Claro que, por vezes, exageram e acontecem episódios como a Malásia ou a Hungria….
Que disparate de comentário!
Se querem aumentar o interesse das corridas, e que as equipas deixem de estar preocupadas com a estratégia do vizinho, e no modo de a estragar, o melhor que a Pirelli tem a fazer é retirar as identificações coloridas do tipo de pneus. Assim, não sabem quem tem montado o quê, e só podem adivinhar!
E o público, e os comentadores, também se deitam a adivinhar?
Sim! E qual o problema? Não era assim antigamente? Quando se pretende lutas e indefinição até ao final da corrida, o melhor é ninguém saber! Quanto menor a informação melhor! Por exemplo: se soubermos que Hamilton vai à frente de Vettel, e ambos têm pneus médios, todos sabemos quem vai ganhar…Correcto?! Se ninguém, inclusive Hamilton, souber qual o tipo de pneus, pode ser que Vettel tenha supermacios e o consiga ultrapassar…
Sem dúvida,a Ferrari teve esta corrida na mão e acabou por desperdiçar uma oportunidade de ouro por culpa própria.Se o pódio tal como disse o Vettel na época passada teve um sabor a vitória,esta temporada já não é bem assim e a Ferrari não se pode dar ao luxo de cometer este tipo de erros.Eu considero o andamento da Ferrari em qualificação preocupante,mas talvez os pneus tenham um papel esta temporada muito mais importante do que o que eu esperava e com isso a Ferrari pode ter condições em corrida para reverter o que acontece ao sábado,venha a próxima!
Estão a querer tapar o sol com a peneira.
A Mercedes está um, se não dois passos à frente da Ferrari.
Mais rápida, mais consistente, mais fiável.
Na Austrália é difícil de ultrapassar em condições normais, ao falhar o arranque os Mercedes colocaram-se em posição delicada.
Parabéns aos Homens da Mercedes que souberam inverter as coisas, não, não foi a Ferrari que perdeu, foi a Mercedes que ganhou.
Continuo a achar que na maior parte das corridas vai ser um domínio da Mercedes mas sim, também acho que os Ferrari estão mais perto.
A Ferrari não ganhou por duas razões: a bandeira vermelha e o problema na troca do 3º jogo de pneus do Vettel.
Ñão fossem estes dois incidentes e o Vettel tinha ganho a corrida.
Melbourne é dos circuitos mais rápidos da época, e mesmo com uma paragem a mais o Vettel terminou mesmo atrás do Hamilton. Já para não falar que a Ferrari até a bandeira vermelha passeou tranquilamente no 1º e 2º lugar, o Rosberg estava perto mas estava com o mesmo andamento da Ferrari.