Sequência perfeita de Nico Rosberg

Por a 20 Março 2016 07:48

Nico Rosberg iniciou da melhor forma a época de 2016 do Mundial de Fórmula 1, ao vencer um corrida que não parecia inicialmente talhada para a Mercedes, já que os Ferrari, depois de arrancarem melhor, dominaram totalmente até à interrupção causada pelo acidente entre Fernando Alonso e Esteban Gutierrez às 16ª volta. Aí, os italianos não terão optado pela melhor estratégia (Vettel manteve os super macios e teve que voltar às boxes) e ao manterem os pneus de composto médio até final, os dois Mercedes lograram manter-se na duas primeiras posições.

Sebastian Vettel liderou muito tempo a corrida, mas ao perder algum tempo na sua derradeira paragem nas boxes, perdeu somente a possibilidade de ser segundo, pois a forma como a corrida decorreu até final dificilmente teria conseguido chegar a Nico Rosberg, que assim arranca 2016 exatamente da mesma forma que terminou 20125, a vencer.

Lewis Hamilton foi segundo e minimizou os danos, pois realizou uma péssima partida, caindo para sexto, de que nunca recuperou em toda a sua amplitude durante a corrida, acabando por beneficiar de uma boa tática da sua equipa para chegar em segundo, um resultado que se pode considerar normal. Contudo, depois de ter dominado todas as sessões de treinos livres e qualificação, Hamilton não esperava certamente falhar daquela forma a partida, e isso condicionou-lhe por completo tudo o resto.

Sebastien Vettel teve uma primeira metade de corrida, até à interrupção, absolutamente perfeita. Um grande arranque e um domínio claro, mas a paragem a meio foi má para a equipa italiana que não viu com tanta clareza o ‘filme’, e isso foi fatal às aspirações da equipa, independentemente do erro que cometeu nas boxes e que atrasou ainda mais uns segundos o alemão.

A corrida ficou marcada pelo terrível acidente de Fernando Alonso, que voou sobre o HAAS de Esteban Gutierrez depois deste ter feito uma manobra que surpreendeu o espanhol. Felizmente, nada de grave sucedeu aos pilotos, especialmente ao espanhol, que apesar de abalado, saiu quase totalmente incólume de um grave acidente. O McLaren ficou totalmente desfeito.

Daniel Ricciardo foi quarto, uma posição que a Red Bull já não via há algum tempo. Foi ele também o autor da melhor volta da corrida, o que significa que o motor Renault parece ter melhorado, o que é um bom sinal. Felipe Massa foi quinto com o Williams, numa corrida sem fogachos, mas consistente. Espetacular foi o sexto lugar de Romain Grosjean, que ofereceu à HAAS uma bela estreia na F1, para contrabalançar o susto que foi o acidente de Gutierrez.

Nico Hulkenberg colocou o seu Force India no sétimo lugar e a exemplo de Massa, também ele foi consistente, alcançando um bom resultado. Já Valtteri Bottas terminou em oitavo uma corrida que iniciou em 16º em virtude da penalização por troca de caixa de velocidades, o que tem de ser considerado um bom resultado, face ao contexto. Os dois jovens da Toro Rosso iniciaram o ano a fechar o top 10, o que em condições normais é um bom resultado. O problema é que ambos estiveram talhados para algo mais, especialmente Max Verstappen que chegou a ser quarto classificado na fase inicial da corrida. Só que depois problemas diversos levaram que a os dois pilotos fossem caindo na classificação com o holandês a queixar-se à sua equipa via rádio – e esta nada lhe podia responder – que era mais rápido que Sainz e não o conseguia passar. Até que Sainz comete um ligeiro erro e Verstappen deixa-se surpreender, batendo na traseiro do monolugar do espanhol e fazendo um pião. O que já era mau ficou ainda pior.

Boa primeira corrida com a Renault de Jolyon Palmer, que foi 11º na frente do seu colega de equipa, Kevin Magnussen, que sofreu com um futuro nos primeiros momentos da corrida. Sergio Perez esteve demasiado apagado, Jenson Button foi 14º com o McLaren MP4-31, carro que parece estar melhor que o ano passado. Boa estreia também de Pascal Wehrlein, que teve uma primeira metade de corrida promissora, e uma segunda muito difícil. Pelo caminho ficaram Marcus Ericsson (Sauber C35) suspensão, Kimi Raikkonen ( Ferrari SF16-H), motor, Rio Haryanto (Manor MRT05) avaria, Fernando Alonso (McLaren MP4-31) e Esteban Gutierrez (Haas VF-16), acidente, e Daniil Kvyat (Red Bull RB12) problema elétrico.

1º Nico Rosberg Mercedes F1 W07 1:48:15.565 57

2º Lewis Hamilton Mercedes F1 W07 +8.606 57

3º Sebastian Vettel Ferrari SF16-H +9.643 57

4º Daniel Ricciardo Red Bull RB12 +34.330 57

5º Felipe Massa Williams FW38 +58.979 57

6º Romain Grosjean Haas VF-16 +1:12.081 57

7º Nico Hulkenberg Force India VJM09 +1:14.199 57

8º Valtteri Bottas Williams FW38 +1:15.153 57

9º Carlos Sainz Jr. Toro Rosso STR11 +1:15.680 57

10º Max Verstappen Toro Rosso STR11 +1:16.833 57

11º Jolyon Palmer Renault R.S.16 +1:23.399 57

12º Kevin Magnussen Renault R.S.16 +1:25.606 57

13º Sergio Perez Force India VJM09 +1:31.699 57

14º KingdomJenson Button McLaren MP4-31 +1 lap 56

15º Felipe Nasr Sauber C35 +1 lap 56

16º Pascal Wehrlein Manor MRT05 +1 lap 56

NT Marcus Ericsson Sauber C35 suspensão 38 voltas

NT Kimi Raikkonen Ferrari SF16-H Motor 21

NT Rio Haryanto Manor MRT05 Avaria 17

NT Fernando Alonso McLaren MP4-31 Acidente 16

NT Esteban Gutierrez Haas VF-16 Acidente 16

NT Daniil Kvyat Red Bull RB12 Prob. Elétrico 0

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
70 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Kampux
Kampux
8 anos atrás

Parece que podemos ter uma temporada mais disputada. A Ferrari está mais perto, mas Mercedes ainda lidera, se no ano passado a Ferrari ganhou na Malásia por escolher a melhor estratégia desta vez a Mercedes esteve implacável nesse ponto. Boa vitória do Rosberg que quanto a mim foi o mais beneficiado pelo SC e depois a Mercedes a colocar em prática td trabalho feito nos testes com os pneus médios. O Alonso acabou por ser decisivo na atribuição do resultado final, quanto a mim é erro grave por parte do Alonso que só não teve proporções mais graves para o… Ler mais »

admiradordef1
admiradordef1
Reply to  Kampux
8 anos atrás

Concordo consigo o que mudou isto tudo pelo menos para o Roseberg foi a o acidente do Alonso porque a estratégia para ele não estava a ser aquela porque ele tinha acabado de montar os soft já para o Hamilton não sei senão houvesse bandeira vermelha se tinha ido até ao fim da corrida.

ze-do-pipo
ze-do-pipo
8 anos atrás

Treinos qualificativos confusos e decepcionantes! Ou faziam as suas voltas nos primeiros instantes de cada Q, ou ficavam sem hipóteses para lutar pela não eliminação. E no final dos treinos foi o que se viu… ou não se viu. Óptima corrida a prometer uma época, talvez melhor que a anterior. Excelentes comentários na Eurosport 2 F1; está visto que será um canal por assinatura; e logo que isso aconteça, tenho pena mas volto à minha grátis RTL por satélite. Última nota para o AFC, que ao abordarem as estratégias de pneus e corrida, disse: “Eu podia ser estratega da Red… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  ze-do-pipo
8 anos atrás

Onde é que, em toda a transmissão, percebeu que vai ter um Eurosport por assinatura? Eu, pelo menos, percebi o contrário, quando disseram que queriam devolver a F1 às pessoas. Não me recordo das palavras exactas, talvez alguém, que tenha gravado a corrida, as possa reproduzir fielmente, mas o sentido foi esse. Ora só se “devolve a F1 às pessoas”, se não lhes cobrar assinatura.

dakosta
dakosta
Reply to  Pity
8 anos atrás

O Zé do Pipo é capaz de ter razão, porque eu tenho dois canais da Eurosport e na hora em que estava a dar a qualificação, liguei a tv e na Eurosport 1 estava a dar esqui, um deporto “muito apreciado pelos portugueses” como se sabe, e no outro já nem me lembro e desliguei.Para a Eurosport cobrir de longe a oferta da Sporttv, não será para brindar os portugueses. Se tivesse boxe teria acesso, mas não vou alugar a boxe à Vodafone sem ter a garantia de que eles manterão as transmissões da F1 sem interrupção, mas duvido que… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  dakosta
8 anos atrás

Aqui é a mesma coisa: Vodafone, sem box, sem ES2F1. Eu não vou pôr box nenhuma, nem pensar, por isso vou pressiona-los à pôr no pacote sem box, ou quando acabar o desconto de 2 anos na mensalidade… rua!!!

Pity
Pity
Reply to  dakosta
8 anos atrás

Eu não vou por aí, vou pelo que depreendi das palavras dos comentadores. Também acho muito estranho que o Eurosport não seja o “dono” da sua programação e dos seus canais. Como é possível haver operadoras com opções diferentes? Umas têm os canais um e dois, outras um específico para a F1, não devia ser o Eurosport a gerir isso? São dois canais, são dois canais e pronto. Quanto muito, às operadoras, caberia distribuir os canais conforme o pacote. Queres o pacote base? Não tens Eurosport, ou tens só um canal, queres os dois, vais para o segundo ou terceiro… Ler mais »

ze-do-pipo
ze-do-pipo
Reply to  Pity
8 anos atrás

Em nenhuma altura da emissão pude perceber ou diserram que irá ser por assinatura. Pity recorda-se que no início da Sport TV davam todos os desportos (sempre mais futebol) num só canal para uma só assinatura. Depois era um canal por assinatura, e cada um tinha o seu custo e quase um canal por desporto. “Oferecem” sempre mais serviços por um custo inerente, mas sempre maior… não é? O Eurosport2 (PT) está a fazer um grande investimento ao comprar os direitos; a equipa de comentadores não será grátis; os pilotos/comentadores obviamente também deverão receber algo; mais os meios humanos inerentes… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  ze-do-pipo
8 anos atrás

Se o canal fosse português, até concordava consigo, mas como é internacional, vamos a ver.

ze-do-pipo
ze-do-pipo
Reply to  Pity
8 anos atrás

E2 nas condições actuais seria espectacular. Sinceramente espero estar enganado. Sabia que a RTP Internacional dá todos os fins de semana um jogo do campeonato nacional de futebol? Hoje às 18:13 dá o Boavista-Benfica na RTPi via satélite (Hotbird) para a comunidade portuguesa no mundo, contudo devido aos direitos serem detidos por outro canal, acontece que a RTPi nos pacotes de TV tem o sinal bloqueado durante essa transmissão.

admiradordef1
admiradordef1
Reply to  ze-do-pipo
8 anos atrás

Esta-se a esquecer de um pormenor ao contrário da sporttv que só ganham pelas assinaturas que tem, canais como a Eurosports recebe dinheiro das operadoras para elas poderem ter os seus canais nas suas grelhas e não importa subscrições de pacotes porque recebem quer acha 2 consumidores com o pacote com o canal ou 1000 consumidores por isso eles estão sempre a receber dinheiro das operadoras depois o resto é com elas e provavelmente quanto em mais pacotes o canal estiver e quantos mais consumidores o preço deve de aumentar e depois o conteúdo também deve de aumentar o que… Ler mais »

ze-do-pipo
ze-do-pipo
8 anos atrás

A Sport está a

Pessoal posso ser mauzinho?? A quem tem dúvidas que o Eurosport 2 F1 será de algum modo a pagar, vejam isto: neste momento o Eurosport português está a dar saltos de esqui, e o que vai dar no Eurosport 1 alemão via satélite? Moto3, moto2 e MotoGP. Para Portugal não deve dar pois creio que a Sport TV tem a exclusividade.

racingmachine
racingmachine
Reply to  ze-do-pipo
8 anos atrás

Quem tem eurosport player tmb pode ver o moto gp em alemão. Basta usar uma vpn para mudar a localização para a Alemanha 😉

ze-do-pipo
ze-do-pipo
Reply to  racingmachine
8 anos atrás

Como funciona o eurosport player? Paga-se algo? Importa-se de explicar?

racingmachine
racingmachine
Reply to  ze-do-pipo
8 anos atrás

7€ por mês. Eu subscrevi só para ver a F1 em HD enquanto a NOS não mete o E2 HD na grelha deles. Mas agora começo a descobrir que também tenho acesso ao moto GP e em principio ao WEC também quando começar por isso sou capaz de manter a subscrição… O único senão é a falta do do E1 HD em português mas isso já tinha na minha box de qualquer forma e como já referi utilizando uma vpn pode teoricamente desbloquear todos os conteúdos que a Eurosport transmite mesmo os que são exclusivos de um determinada região (nomeadamente… Ler mais »

racingmachine
racingmachine
Reply to  racingmachine
8 anos atrás

Estou neste momento a ver o gp do Qatar em HD, com live timing e multi-camera e até posso desligar os comentários em alemão. Nada mau…

ze-do-pipo
ze-do-pipo
Reply to  racingmachine
8 anos atrás

Tinha esperança que fosse apenas necessário o registo no site, mas tem subscrição… Mantenho-me no satélite. Obrigado pela informação.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  ze-do-pipo
8 anos atrás

Por um lado, e para quem dizia que o Eurosport 2 F1 foi criado por causa da programação internacional, nada haver… se na Alemanha está a dar Moto3, e em Portugal esqui, não há programação internacional nenhuma. É mais uma desculpa de treta da Eurosport e dos operadores para nos sugar mais dinheiro.

Pity
Pity
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Está a dar as motos, é porque tem contrato para as dar, tal como, em Portugal, tem para a F1, tão simples como isso. Complicadinhos…

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Pity
8 anos atrás

Pois é, o problema é que cá decidiram criar um canal extra só para F1, quando podiam muito bem interromper o esqui (que as 5:00 deve estar a dar muita audiência…) e dar F1, mas não. Assim só quem tem box da operadora pode ver a F1.

ze-do-pipo
ze-do-pipo
Reply to  ze-do-pipo
8 anos atrás

Sim, acredito que o E1 português não poderá a dar as motos por ser a Sport TV a detentora dos direitos para Portugal. Acontecia o mesmo com a F1 quando a Meo tinha a RTL no seu pacote, como a Sport TV era detentora dos direitos para Portugal o sinal era bloqueado na RTL durante a corrida. Normal e compreensível.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

Tanto vi foguetes a serem mandados na pré-temporada, que a Mercedes tinha 1000cv, ou que ia dar 1 volta de avanço aos Ferrari… e agora o que vejo é exactamente o contrário. Não fosse a confusão na qualificação, a Ferrari poderia sair da pole-position, não fosse o erro na estratégia ganharia a corrida.

Espero que esta competitividade se mantenha, e a Vodafone pare de sugar os clientes e desbloqueie o Eurosport 2 F1 para quem não têm box.

noteam
noteam
8 anos atrás

Ao que tudo indica a F1 desta temporada vai ter nos pneus o grande segredo para o sucesso e nesse capítulo a Mercedes está mais confortável do que qualquer equipa, os stints mais longos que nos impressionaram em Barcelona deram hoje a vitória á Mercedes que chegou a ter um piloto no 6º posto e ainda assim acabou na frente do Ferrari do Vettel.Os próximos Gps vão dar uma ideia definitiva do que é a hierarquia actual,mas do que vi na Austrália tenho dúvidas que a Ferrari possa fazer mais do que fez em 2015 e temo que hoje tenha… Ler mais »

Kampux
Kampux
Reply to  noteam
8 anos atrás

A Mercedes tem dominado ao seu belo prazer neste circuito nos ultimos 2 anos, por exemplo no ano passado dominou claramente a corrida e nas duas corridas seguintes a Ferrari já conseguiu incomodar muito a Mercedes, se este ano nesta pista a Ferrari conseguiu rodar ao nivel da Mercedes acredito que em determinados circuitos a Ferrari vai dar muito que fazer à equipa alemã, sendo que na minha opinião o segredo vai estar sempre nos pneus…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Corrida tão confusa! Mas bem excitante! E agora não se queixem, a ferrari parece estar mesmo mais perto. Resumindo: mercedes cagou no prato no início, com um arranque bem tosco, a ferrari fugiu até à bandeira vermelha. Mercedes redimiu-se do erro inicial com uma estratégia excelente. Excelente também foi a estreia da Haas, numa corrida já fizeram mais que a Manor em 2 ou 3 anos… Por piloto: Hamiltonteve uma tarde para esquecer, mau arranque, depois ficou preso atrás dos TR e vê-se que o monolugar não foi feito para andar atrás de ninguém… Mas depois redimiu-se com uma excelente… Ler mais »

Furelli GP™
Furelli GP™
Reply to  Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Estava para comentar, mas nem perco muito tempo! Acabou de dizer tudo, subscrevo o seu comentário 🙂

rc
rc
8 anos atrás

O Hamilton começou a perder isto na grelha – apontou das duas vezes o nariz do carro para a berma exterior! Que pretendia o rapaz? Vettel e Nico foram fortíssimos e mais uma vez o Kimi foi vítima de problemas. Mas acho que ele também parece que os procura.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado