F1: As principais proibições nas comunicações via rádio
Os regulamentos da Fórmula 1 sofreram alterações para a temporada de 2016, com as comunicações via rádio a ficarem mais restritas em certos aspetos. Aqui ficam as situações em que as indicações das equipas deixam de existir e terão de ser os pilotos a decidirem o que fazer:
– Escolha de pneus para o pit-stop seguinte
– Número de voltas que um piloto já realizou com um jogo de pneus
– Especificações dos pneus do piloto
– Informações a respeito da estratégia de corrida
– Período de safety car em pista
– Mudança da asa dianteira no pit-stop seguinte
– Chamadas de atenção acerca dos limites da pista
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O melhor era proibir tudo, assim não havia problemas de penalizações, largavam o piloto no meio da pista e ele que se desenrasque. Isso e também proibir mecânicos nas boxes e nos pit-stops, o piloto se queria mudar de pneus, saía do monolugar e fazia ele a troca. Assim acabavam-se com as mordomias e poupavam-se muitos milhões. Aliás, deviam proibir as rodas, assim os monolugares não andavam e poupavam imenso dinheiro em borracha, motores, tudo! Proibir tudo!! Tudooo!!!!
Até estava a concordar consigo… até começar a segunda frase. Devia ser proibido.
Mas falando sério: haveria benefício em ter apenas um mecânico por roda ou limitar o número de mecânicos que podem intervir no carro em cada pit-stop.
Acabem com o circo que são as paragens na box da F1. No máximo 2 mecânicos por roda. As mensagens de poupança de combustível, regimes de consumo e ordens de equipa já foram. Mudanças de pneus, tempos de vantagem/desvantagem voltam a fazer sentido as placas na recta da meta.
Vetel: Eurosport 2 HD!!!!! YESSS
Hoje “passei-me” quando no MeoGO não vi o Eurosport 2 no local habitual na barra de canais. Depois dei com ele, e agora à alguns minutos voltou ao lugar habitual na barra de canais, e em HD!
Isto vai dar confusão até mais não! Vejamos: A equipa não pode dar indicação dos pneus e terá que ser o piloto a escolher? Está mais que visto que o piloto não escolhe, chega à box, e há espera dele está um jogo de pneus escolhido pela equipa.
Ou então o piloto diz que quer pneus moles, e da box ouve-se: “Não estamos a ouvir…”, passado alguns instantes o piloto diz que quer intermédios, e ouve-se outra vez: “Não estamos a ouvir…”. Então o piloto diz: “quero pneus médio”, e ouve-se: “copy”
Entendo que deviam proibir toda e qualquer comunicação via rádio, ou então apenas para avisar de situações de bandeiras amarelas/vermelhas. Não é proibir, apenas por proibir, mas que ao fazê-lo estão a criar potenciais situações que podem alterar a hierarquia das performances das equipas e pilotos, traduzindo-se isso em maior incerteza, erros de pilotagem, estratégias erradas, etc, o que potencia um maior número de mudança de posições.
Se os pilotos quiserem dar um pu, também é proibido?