A explicação das novas regras de pneus na Fórmula 1

Por a 15 Março 2016 10:47

A Pirelli vai introduzir no Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1 um novo composto ‘ultrasoft’, de cor púrpura – já estreado nos testes de Barcelona –  sendo que as equipas passam a levar três compostos para as corridas ao invés de dois, permitindo a estas liberdade de escolha sobre quais os dois compostos (obrigatórios) que vão utilizar. As equipas podem dotar cada um dos seus dois carros com estratégias diferentes.

A ideia é tornar as corridas menos previsíveis, pois entra uma nova incógnita para esta equação. O ano passado as escolhas das equipas não variavam muito, mas agora passa a haver cinco compostos para escolher.

Mas mais significativo que isso é o facto da Pirelli estar a introduzir uma nova camada nos seus pneus (em todos os compostos) que vai levar a um aumento no desgaste, sendo que esse pneu já foi testado em Abu Dhabi. Por outro lado as equipas têm agora que escolher os seus compostos bem antes das corridas o que significa que as escolhas para as primeiras corridas foram feitas…antes do começo dos testes. Portanto nem sequer puderam avaliar as escolhas que fizeram antes de escolher, embora agora saibam mais ou menos com o que podem contar na Austrália. Veja o vídeo ‘explicativo’ Pirelli.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
bzinho
bzinho
8 anos atrás

A partir do GP da Austrália?! Estão mas na ficha de escolhas da Pirelli não consta este composto…

anotheruser
Reply to  bzinho
8 anos atrás

Não consta porque o asfalto de Melbourne não se adequa aos Ultra-Soft.
Apenas no Mónaco e no Canadá está já prevista a possibilidade de sua utilização.
Mais à frente, talvez em mais 3 ou 4 circuitos, possam vir a ser usados.

bzinho
bzinho
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

Sim, eu sei. Na Austrália nunca se usou super-macios como opção, quanto mais ultra-macios… Para além das opções que enumerou, muito provavelmente serão também usados no circuito de Marina Bay, mas isto é só uma especulação. O meu comentário surgiu porque na Austrália parece que este ano abriram uma excepção e as equipas poderão usar super-macios, mas os ultra-macios não constam sequer na lista da Pirelli para este GP e neste artigo lê-se, e passo a citar “A Pirelli vai introduzir no Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1 um novo composto ‘ultrasoft’, de cor púrpura”.

danilo
danilo
8 anos atrás

Não acho que a introdução desse novo composto vai melhorar em alguma coisa. Seria legal se pudessem escolher qualquer um dos pneus durante as corridas. Isso sim tornaria algo mais interessante nas corridas.
De qualquer forma, vamos ver né, embora eu não esteja muito empolgado em ver hehehe.
Aproveitando, esse site aqui fala um pouco sobre das características dos pneus da F1 http://www.superdanilof1page.com.br/pneus/pneus-da-formula-1.php

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado