Fórmula 1: assim foi o primeiro dia de testes em Barcelona

Por a 22 Fevereiro 2016 21:18

O primeiro dia de testes da temporada de 2016 começou com o piso molhado, o que obrigou todas as equipas à excepção da Williams, que apenas o fez na volta de instalação antes de recolher às boxes, a participarem nos primeiros 45 minutos com pneus intermédios. O traçado do Circuito da Catalunha acabaria por secar rapidamente, em particular a partir das 11 horas, quando o sol começou a intensificar-se, com que todos os pilotos a marcarem os seus melhores tempos com os pneus intermédios da Pirelli.

A sessão decorreu praticamente sem problemas de maior, excepção feita à única bandeira vermelha do período matinal. Às 12h18m, o Haas VF-16 de Romain Grosjean perdeu a asa da frente na reta da meta, logo após a saída das boxes, com os trabalhos a terem de ser interrompidos para limpar a pista. A Haas continua a analisar se este incidente se deveu a uma falha estrutural da asa ou se simplesmente a asa não foi colocada corretamente no carro do piloto francês quando este deixou as boxes para iniciar a sua quarta saída do dia.

Mercedes testes

Sebastian Vettel chegou a provar alguns pneus sem marcas da Pirelli, com os mesmos compostos dos pneus ‘normais’ mas fabricados numa unidade que os italianos têm na Roménia (os pneus de Fórmula 1 são construídos na Turquia desde 2010), mas foi com o set habitual de pneus médios que o alemão marcou o tempo mais rápido da manhã, retirando cerca de meio segundo à marca até então estabelecida por Hamilton. No entanto, Hamilton continuou com o paradigma do dia, nomeadamente o incrível número de voltas percorridas: nas primeiras quatro horas tinha cobrido mais do que uma distância de corrida, demonstrando, ao mesmo tempo, a fiabilidade e rapidez que o W07 já apresenta numa fase tão inicial da temporada.

Valtteri Bottas foi o terceiro piloto mais rápido e o segundo com mais voltas percorridas, mas a um segundo de Vettel. Como é hábito, a Red Bull não realizou muitas voltas neste primeiro dia do novo carro, mas as 20 de Ricciardo foram suficientes para colocá-lo no quarto posto, com Sainz e Button não muito distantes do australiano. Marcus Ericsson foi o único piloto a guiar o carro de 2015 e começou os seus ‘trabalhos’ tarde à conta de um problema com a Unidade Motriz do Sauber logo no warm-up do carro na garagem dos suíços.

Mercedes

Tal como a Force India, que foi para pista também muito tarde, as restantes equipas acabaram por rodar pouco e só a Manor conseguiu três voltas no final da manhã, depois de nas duas primeiras voltas de instalação ter sido afetada por algumas fugas de óleo e de água. A Renault também realizou poucos quilómetros e aparentou estar a sofrer com alguns problemas no carro, depois de Jolyon Palmer ter desacelerado abruptamente e ter sido obrigado a entrar nas boxes durante duas ocasiões.

TEMPOS DA MANHÃ

1 – S. Vettel (Ferrari SF16-H), 1m24,939s (36 laps)

2 – L. Hamilton (Mercedes W07), 1m25,409s (66)

3 – V. Bottas (Williams FW38-Mercedes), 1m26,091s (43)

4 – D. Ricciardo (Red Bull RB12-TAG Heuer), 1m26,704s (20)

5 – C. Sainz (Toro Rosso STR11-Ferrari), 1m27,180s (35)

6 – J. Button (McLaren MP4/31-Honda), 1m27,691s (35)

7 – M. Ericsson (Sauber C34-Ferrari), 1m28,165s (36);

8 – R. Grosjean Haas VF-16-Ferrari), 1m28,399s (13)

9 – A. Cellis (Force India VJM09-Mercedes), 1m29,406s (21)

10 – J. Palmer (Renault RS16), 1m31,351s (15)

11 – P. Wehrlein (Manor M05-Mercedes), 1m33,455s (8)

Da parte da parte da tarde os registos na dianteira acabaram por não sofrer grandes alterações. O tempo de 1m24.939s, realizado durante a manhã, permitiu a Sebastian Vettel terminar este primeiro dia de testes como o mais rápido e o único a rodar no segundo 24… a menos de 3 décimas da pole de Rosberg em 2015 (1m24.681s)!  Lewis Hamilton fez o segundo melhor tempo, com 1m25.409s. Os dois pilotos alternaram a liderança na tabela de tempos na parte da manhã, mas o alemão acabou por levar a melhor sobre o britânico… e restante concorrência.

Já em número de voltas efetuadas, Hamilton não deu hipótese, com a Mercedes a impor-se neste primeiro dia. O W07 fez 156 voltas (o que dava para três Grandes Prémios!) com o atual tricampeão do mundo ao volante. Já Daniel Ricciardo, que teve um início ‘brando’, acabou por ascender as terceiro posto, destronando Valtteri Bottas por 0.047s, que não mais largou. O australiano fez 1m26.044s e o finlandês 1m26.091s.

Em bom plano esteve a Force India, que realizou a quinta marca, 1m26.298s, a melhor com pneus macios, através de Alfonso Celis. Jenson Button colocou o seu McLaren-Honda no sexto lugar, realizando um tempo de com a marca de 1m26.735s e amealhando pelo caminho 84 voltas! Nada mau para quem, o ano passado, com Alonso ao volante, apenas tinha somado cinco, e sem tempos competitivos.

Com 1m27.180s, Carlos Sainz foi sétimo, seguido de Marcus Ericsson que fez 1m27.555s. Pascal Wehrlein foi nono, com 1m28.292s, na estreia com a Manor. Com o 10º e 11º tempos ficaram Romain Grosjean e Jolyon Palmer, com 1m28.399s e 1m29.356s, respetivamente.

 

TEMPOS FINAIS

1 – S. Vettel (Ferrari SF16-H), 1m24,939s (69 voltas)

2 – L. Hamilton (Mercedes W07), +0.470s (156)

3 – D. Ricciardo (Red Bull RB12-TAG Heuer), +1.105s (87)

4 – V. Bottas (Williams FW38-Mercedes), +1.152s (80)

5 – A. Cellis (Force India VJM09-Mercedes), +1.359s (58)

6 – J. Button (McLaren MP4/31-Honda), +1.796s (84)

7 – C. Sainz (Toro Rosso STR11-Ferrari), +2.241s (55)

8 – M. Ericsson (Sauber C34-Ferrari), +2.616s (88);

9 – P. Wehrlein (Manor M05-Mercedes), +3.353s (54)

10 – R. Grosjean Haas VF-16-Ferrari), +3.460s (31)

11 – J. Palmer (Renault RS16), +4.417s (37)

Luís Vasconcelos/André Duarte

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2 Comentários
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anotheruser
anotheruser
8 anos atrás

E a terceira fotografia é duma execução incrível.

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8 anos atrás

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